terça-feira, 4 de agosto de 2009

Canais TV round-up: canais da Fox internacional na guerra Meo vs ZON

Esta guerra entre operadores é um nojo que não dá vantagens a ninguém.

O meu foco desta vez recai sobre a FOX International Channels (FIC) pois deveria ter mais cuidado com a sua oferta de canais pois quem aprecia séries não se interessa só por um ou outro canal que dispõe. Quem, como eu e todos nós por aqui (geeks-de-series), adoram ver muitas séries, ver-se privado de alguns canais por imposição de outro operador concorrente, só nos deixa é na merda.

Digo tudo isto porque a nojenta da PT, continua a pôr em pratica metodologias muito desagradáveis.

Digamos que recentemente a guerra pela oferta de mais canais de alta-definição, os canais HD (em gíria do Meo, HD = hiper-definição), fez com que o Meo ficasse com o exclusivo do canal FOX HD (igual ao FOX mas em HD). Até aí tudo bem e percebo ver a PT adiantar-se á ZON.

Agora o que fica muito mal é ver que nas últimas semanas, o canal FOX estar a passar na ZON desfigurado. Nas televisões 4:3 a imagem apresenta-se "esmagada" como se fosse 16:9. Quer-se dizer a melhoria é para o Meo e quem se fode são os clientes da ZON.
Não temos bom e ainda passa a dar pior. Isto é que não está nada bem.

Outro facto passa-se com o canal FX, exclusivo da ZON, que tinha algumas das mais invulgares séries em exibição. Falo de Dexter, Big Love, My Name is Earl e muitas outras (rever artigo onde foram abordadas as várais séries do canal FX que destaquei). Era um canal dos que mais via até há uns meses atrás notar que o canal não passa mais nada de especial.

Então o que teria acontecido?

O que verifiquei foi que a FOX Internacional redistribuiu as séries por outros canais. Os canais mais gratificados foram o FOX (ganhou por ex: Dexter) e o exclusivo do Meo, o FOX Next (ganhou por ex: Big Love).

O canal FX (ZON), ficou com séries do tipo já muito requentadas... as melhores evaporaram-se.

Isto dos canais exclusivos é sempre uma porcaria injusta para todos. Por um lado há aqueles que gozam a exclusividade e por outro há os que ficam com inveja por não os terem.
Eu sempre achei que não era normal a ZON ter o canal FX e o FOX Life em exclusivo porque um dia lhes iria acontecer o mesmo. Que é o que está a suceder agora.

No entanto, quando a exclusividade é uma obra do operador para tornar ainda melhor e exclusiva a sua oferta, como um agente diferenciador para angariar clientes, já entendo e até aceito. O caso visadao nesta observação é o canal MOV, exclusivo da ZON porque é exactamente também um canal criado pela ZON para melhorarem a sua oferta, incluindo ao nível técnico pois foi dos primeiros a funcionar em HD na ZON.

Seria aceitável se a PT inventasse um canal exclusivo de séries tipo MEO-series- HD e comprasse algumas para lá as meter em exclusivo. Isso demonstrava outro cariz de concorrência. Agora, cá para mim, a PT chegou à Fox Int., combinarem as merdas entre eles e depois avançarem com estes métodos... é que me fazem manter o pó que tenho ao Meo. Saírem beneficiados pela oferta da FOX (FIC), que aqui não se mostrou isenta, é que me tem deixado aborrecido com tudo isto.

Prontos, já o disse: o Meo tem conceitos e ideias inovadoras para TV que aprecio como positivo mas não gostava de o ter como serviço.


Como poderia ser mais correcto...

Para mim a FOX deveria ter todos os seus canais a funcionarem como um pacote e as operadoras ou tinham todos os não tinham nada.


Assim como está a ficar é uma autêntica merda.
Também seria aceitável o método da subscrição de pacote de canais FOX, ficando a totalidade da meia-dúzia dos canais FOX, como um pacote extra pago mensalmente á parte. Valiam bem uns 3€ extra... obviamente que os pacotes teriam de reflectir não terem canais FOX e serem mais baratos.

Eu tenho o serviço da ZON... e o pessoal da Clix SmartTV?
Ainda mais prejudicado pois esses ainda têm menos canais Fox.
O que dirão disto também?
E os da Cabovisão?


link dos canais Fox Portugal: aqui

4 comentários:

Carlos Martins disse...

Isso de aparecerem "esticados" é irrelevante nos dias de hoje, até a minha mais baratucha TV CRT 4:3 tem um modo 16:9 que "achata" a imagem e a corrige.

Nos LCDs 16:9 a imagem irá ficar direita (sem necessidade de usar modos "inteligentes" para encher o ecrã, e isso é o mais importante.

Que matem o 4:3 de uma vez por todas e tudo fica resolvido.

ArmPauloFerreira disse...

Pois mas o que se passa é que se ao canal se activar o modo 16:9 ainda fica mais achatado.
O problema reside, penso eu, na errada formatação do canal ou instruções do canal para quando este é visualizado em box que informam que a TV associada é 4:3. O FOX mostra a imagem 4:3 esmagada (com barras no topo e em baixo).
O que vejo da PowerBox ligada a uma TV Trinitron da década passada, é uma imagem 4:3 errada.

JPCarvalhinho disse...

LOL... exclusivos é isto mesmo... quem paga mais tem acesso a... percebo que fiques chateado, mas que outra forma os operadores se podem chegar à frente que não seja em comprar canais só para si? Quanto a fazer um canal, não te esqueças que o canal MOV pertence à Lusomundo que é quem gere os direitos de exibição de 80% dos filmes em PT... e não é da TV CAbo. Como tal mesmo que a PT criasse um MEOMOV estava entalada porque a lusomundo não autorizaria a passagem dos conteúdos a não ser que fossem pagos a preço de ouro... Por isso a guerra dos canais que funcionam como fabricantes e distribuidores ao mesmo tempo

Estas questiúnculas e o facto dos novos televisores necessitarem de "pré-definições" para uma melhor experiência consoante a fonte do conteúdo, faz-me manter numa TV TRinitrom da década passada!
Cumps
JPCarvalhinho

ArmPauloFerreira disse...

E que bem dá a minha Trinitron do quarto... já a sala tem uma Grand Wega 44" que exibe uma imagem maravilhosa. HD (como vocês dizem na PT: hiper-definição) ainda não chegou aqui...

O canal MOV faz sentido com canal exclusivo por ser uma criação do seio das partes da operadora (e diga-se que é muito bom) mas naturalmente que ele existe pela combinação Lusomundo / ZON TVCabo.
Imagina que a PT criava uma entidade de conteúdos e depois criaria um canal próprio só para valorizar o serviço Meo. Isso é aceitável e compreensível.
Aborrece-me mais é outras entidades independentes terem preferência ou por uma ou por outra.
Esta situação é complicada pelo que o mais certo era a FOX ter todos os canais para todos. De certeza que os clientes Meo adorariam ter o FOX Life...