terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sobre o Time Machine Server: backups depois do disco cheio

Uma das vantagens de quem tem ao dispor um servidor Mac OS X Server, versão Leopard (10.5) é a função de cópias de segurança (backups): Time Machine Server.

No fundo, numa utilização simples só com um Mac com o OS X Leopard, cada Mac teria de ter um disco para onde fazer as cópias de segurança e ficar encarregue dessa gestão.

Assim, o que se ganha de muito positivo com o Time Machine Server é que esta habilidade passa a ficar centralizada no servidor, ficando o Leopard Server encarregue de fazer as cópias, de ter associado a ele o disco que servirá para os backups e apartir daí "invadir" cada Mac que gere, analisar as mudanças e fazer as cópias.

Isto dito assim parece medonho mas é das maiores gratificações de ter um Leopard Server pois a parte chata é feita pelo servidor e os utilizadores nem se chegam a aperceber que ele fez as cópias de segurança. também é uma forma económica de poupar recursos pois basta um só disco para todos e num único computador (o servidor). É assim ao estilo da Time Capsule caseira mas sem a parte do Wi-Fi.

Ao ter vários utilizadores no servidor, o disco para as cópias de segurança pode nos parecer sempre pequeno para tantos utilizadores pois também o servidor faz para lá as suas próprias cópias. Mas o que vim a perceber do uso profissional na empresa é que o disco rende mesmo muito.

Obviamente que depende do tipo de conteúdos que manobramos mas a verdade é que levou mais de um ano a encher um disco de 500Gb.


Contudo, fiquei sempre preocupado sobre o que aconteceria quando ficasse cheio.

Ora das várias hipóteses que já imaginava ter de optar (como adicionar outro disco interno ou um externo), acabamos por notar que nem era preciso pois quando ficou cheio as cópias já levavam um ano e tal.

E o dia do disco cheio lá chegou e lá surgiu o alerta.

Se apenas precisamos de salvaguarda por apenas dias ou algumas semanas, a decisão foi de ir apagando as cópias antigas.


E tudo continuou a funcionar muito bem.

Realmente, é muito funcional todo o sistema de backups.

1 comentário:

Nuno Pereira disse...

Esses sistemas de backups são muito bons, na realidade acho mesmo que são os melhores!

Eu utilizo uns scripts para Unix no meu NAS que são baseados no Time Machine/Time Capsule dos MACs, em que seja um backup diario ou semanal vai funcionar por hard-links (em que 2 ficheiros iguais ocupam o mesmo espaço em disco) (também se um ficheiro crescer 1 MB, só esse 1 MB cresce também no backup/espaço em disco.)

Isto aplicado consegue-se ter um historico de backups por data poupando-se muito mas muito espaço, se não existirem alteração nos ficheiros, o backup apenas cresce uns insignificantes KB, que são respeitantes ao hard-links.

Depois o melhor de tudo é VOLTARES ATRÁS NO TEMPO e poderes recuperar qualquer versão/backup de qualquer ficheiro :)

PS : Digam-me se existe algo melhor para backups que isto.