terça-feira, 13 de outubro de 2009

Assim, num instante...

Assim, num instante, algumas situações pertinentes...


...a proibição de os circos usarem, terem e até fazerem procriação dos animais.

São animais selvagens e obviamente que se imagina que com as companhias de circo, para que estes selvagens (os animais) façam todas aquelas belas proezas... os animais têm de passar muito. E daí o "passarem muito" pode ser entendido como uma expressão de suavizar a coisa. Eles são muitas vezes torturados (ou passam assim uma vida), subnutridos (muitas das vezes só comem de verdade no momento dos espectáculos), mantidos em situações que não se coadunam com a sua condição natural (os que nascem chegam até a desconhecer o que era o seu habitat) e outras mais por descrever (tráfego de animais e outras espécies -ex: cobras- e etc).

Concordo com esta medida do governo e devem os circos de se adapterem a esta nova realidade. Os animais têm direitos também e é obrigação do Humano os respeitar. Afinal, já há circos importantes que já não apresentavam números com animais e a vida vai lhes correndo.

No entanto, não deixo de sentir um vazio...
Ir ao circo, normalmente nas épocas festivas e finais de ano, é algo sempre mágico e que o digam as crianças (e os graúdos também) quando vêm os animais no palco. É uma alegria... que agora termina. Restam os palhaços...
E agora para ver animais é ir ao Zoo... que na sua essência (manter em cativeiro) também não está longe disto mas ao menos procuram sempre atingir as óptimas condições e os habitat específicos a cada um.



...a força da comunidade perante a imagem de uma modelo da Ralph Lauren

Diz no jornal "i" on-line que a "empresa Ralph Lauren pediu hoje desculpas por ter adelgaçado com recurso ao programa de edição Photoshop a fotografia de uma modelo. A polémica começou quando os blogues Photoshop Disasters e Boingboing publicaram a fotografia da modelo, demasiado magra para os estandartes normais, à qual juntaram comentários pejorativos. (...) O porta-voz da empresa pediu desculpa através do jornal "Daily Mail". "Durante 42 anos construímos uma marca baseada na qualidade e integridade". Porém, depois de ter feito uma investigação, a empresa reconheceu a responsabilidade pelo retoque na imagem do qual resultou "uma imagem distorcida do corpo da mulher". "

Acho bem e entendo até que os fotógrafos deveriam de procurar captar a realidade como ela é e não esta moda de tirar uma foto mais ou menos e depois a potenciar com software. Uma coisa é usar o Photoshop para compôr , enquadrar e produzir para um fim os elementos. Outra coisa é publicitar com a figura humana uma realidade impossível. Se pensarmos bem, com tanta manipulação da imagem captada, como distinguir os bons fotógrafos? Afinal, basta terem um bom artista de Photoshop na equipa...



... até que enfim as semanas políticas terminaram.

Legislativas... depois as autárquicas... end.

Sinceramente o melhor que estas semanas todas nos deram de bom foi... foi... foi o programa dos Gatos Fedorentos! Esse tal de "esmiúçar" a politica em doses de humor, tem nos permitido conhecer melhor toda esta gente dos partidos com um novo ponto de vista pouco conhecido deles. Uns melhor que outros... mas o programa tem muita graça e muitas surpresas.

Umas breves notas sobre o PSD, o derrotado nos dois ciclos...
A Ferreira Leite viu-se deslocada perante os adversários políticos e principalmente perante o próprio partido. De certa forma, ela apesar de ser uma histórica do partido não representa um PSD moderno... bem pelo contrário. Os apoios internos também não eram muitos. O PSd tem de renovar imenso e ter uma nova mensagem. Pelo menos melhor marketing... e construir uma imagem de credibilidade. O que mais achei curioso nas autárquicas foi que o Porto e Gaia, reelegeram Rio e Menezes... Penso que ganharam não foi pelo partido mas sim por serem quem são e pela imagem que construíram deles mesmos. Ora um, Rio, é austero mas fiel aos seus princípios e objectivos. Menezes mais populista mas que temos de admitir que ele mudou radicalmente a imagem de Gaia para o país. O que era há 15/20 anos atrás em Gaia e o que é hoje. Já o Porto está bem diferente mas não me parece muito melhor...
No entanto nada os abala...


... por fim, devemos todos estar com a selecção nacional!

Menos o Cristinao Ronaldo, por estar impedido pelo Real Madrid de seguir ate Guimarães para assistir ao jogo vital com a malta portuguesa perante a Malta (a derradeira selecção adversária) para o apuramento do mundial.
Desta vez não vou entrar em apreciações mas pareceu-me que sem o virtuoso Ronaldo em campo, portanto sem esse pseudo-capitão-imposto (pelos patrocínios?), a selecção jogou muito mais e bem melhor. Parece que arregaçaram as mangas (se houvesse, é claro)... mas o que mais adorei foi o jogão que Pedro Mendes fez. Para mim, para lá do golo amuado do Simão, ele foi o verdadeiro artista da selecção. Sempre senti falta da "formiguinha trabalhadora" na selecção, que é o que nos brindou com mestria este ex-jogador do Porto (e do Guimarães também).
Pedro Mendes: a selecção deveria ser composta por ti e mais 10... e às vezes com o Ronaldo.
Força Portugal!!!

Sem comentários: