segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cylon evolution... (BS Galactica)

A saga das séries "Battlestar Galactica" colocaram-nos perante os míticos Cylons.
Mas há vários Cylons...

A série de finais dos anos 70 fez com que os admirássemos. Eram ainda robôs brilhantes e muito mecânicos, mas o termo "By your command!" ficaria gravado na memória de muitos até hoje.

Depois veio a re-imaginação da saga em 2003, onde os Cylons passaram a contar com mais modelos, colocando os Cylons metálicos como sendo os Centuriões, modelos predecessores de uma nova geração de humanóides já totalmente orgânicos. Os Centuriões da BSG (2003) eram já eles diferentes da série de finais de 70. Eram uma evolução ainda mais avançada. Mas mais avançada estava já a tecnologia Cylon também.

Pois se além dos modelos tipo humanos (clones sofisticados e tecnológicos) o que se constatou ao longo das temporadas (principalmente na mini-série e nas duas primeiras excelentes temporadas) é que os Cylons passaram dos fios e ferros para organismos biológicos. As pequenas naves mostraram ser na realidade organismos biológicos vivos e depois disso se percebeu que (entre muita coisa) até o revestimento das grandes naves-mãe (uma espécie de tinta) era tudo matéria viva. Medonho...

O que está para chegar em 2010 é uma nova variante da série, a série "Caprica", que se propõe ser uma espécie de prequela da B

Este poster mostra-nos a evolução destes humanoides desde o termo "toasters" (torradeiras) até ao modelo Six (na sua aparência de femme-fatale).
What tha Frak!!!
Uma torradeira, um robô (Caprica), o primeiro Cylon inventado (Caprica), um brilhante centurião da BSG original (BSG 1979), um centurião (BSG 2003) e uma Six (BSG 2003).

Espantoso poster. So say we all!

Clicar na imagem para ampliar um pouco mais, contudo para uma mais perfeita apreciação, é ver em grande resolução no io9

3 comentários:

João Sousa disse...

Ou seja, agarraram no conceito de organismos biomecânicos que Giger criou para o Alien e expandiram-no.

ArmPauloFerreira disse...

Na realidade é algo semelhante sim mas não tão "mecânicos". Pelo menos a parte dos Cylons que merece mais foco: os Cylons humanos.
Mesmo assim a série não me satisfez a curiosidade sobre estes "humanos" avançados. Faltou por lá um raio-X ou a dissecagem do corpo de um deles para melhor entendermos como eram..

João Sousa disse...

Não vi esta "reimaginação" da série, mas vi algumas imagens promocionais. Espero com o meu comentário não ter dado a ideia de achar grandes parecenças entre o bicharoco Alien e a Cylon Six. ;-)