sábado, 30 de janeiro de 2010

Antichrist, Invictus, A Bela e o Paparazzo, etc... desde 28Jan10 nas nossas salas de cinema




Antichrist / Anticristo
De: Lars Von Trier
Com: Willem Dafoe, Charlotte Gainsbourg

A Bela e o Paparazzo
De: António-Pedro Vasconcelos
Com: Soraia Chaves, Marco D'Almeida, Pedro Laginha, Virgílio Castelo, Nuno Markl

Invictus
De: Clint Eastwood
Com: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge

L'Armeé du Crime / O Exército do Crime
De: Robert Guédiguian
Com: Simon Abkarian, Virginie Ledoyen, Robinson Stévenin


Fontes: Um Dia Fui Ao Cinema (informações) e SplitScreen (posters)

3 comentários:

João Sousa disse...

Matt Damon é um daqueles actores que me leva a ver um filme só porque o nome dele está lá.

Qualquer coisa que Clint Eastwood faça, seja como actor ou realizador, merece-me imediatamente o benefício da dúvida. Cheguei a ir ver ao cinema "As Pontes de Madison County" - e a não ter problemas em o dizer publicamente. :-)

Râguebi é, a par do atletismo, o meu desporto preferido.

Porque estou, nesse caso, tão reticente em ver este Invictus, se combina um dos meus actores preferidos, um dos meus realizadores preferidos e o meu desporto preferido? É muito simples: filmes baseados em acontecimentos reais melosos (ou inspiracionais, como também lhes chamam) são dos que mais detesto. Irritam-me profundamente.

Porque é que estou a planear ir vê-lo? Precisamente porque dou o benefício da dúvida ao grande Clint. Confio em que a sua classe e o seu bom-gosto o impedirão de descambar na lamechice. E, de qualquer modo, caso o filme seja uma peganhice xaroposa, sempre dá para ver um pouco de râguebi, mesmo sendo a fingir. Têm sido anos de jejum, estes. É mais fácil ver na televisão/jornais quantas vezes o Cardozo limpa o ranho à fralda da camisa durante o treino matinal do que saber que selecção ganhou o torneio das Seis Nações.

ArmPauloFerreira disse...

Clint Eastwood é sempre aquele nível de qualidade já tão bem reconhecido. Cinema de recorte clássico e como deve ser. Desta vez fez um biopic...

Os filmes dependem não só da disponibilidade mas também do estado da vida de cada um. Há momentos para tudo e a vida vai evoluindo e amadurecendo.
Há estágios da vida em que por vezes é preferível ver algo que dê a boa disposição, seja de consumo rápido, que seja mexido e vistoso e dê doses de escapismo, etc.
Estas estreias, retirando o filme português, são mais exigentes e, sinceramente não das que mais me cativam.
Apesar que mantenho grande curiosidade pelo filme do Von Trier, que normalmente faz uns "belos" exercícios de cinéfila mais dura emocionalmente.
Sinceramente, o Invictus não me puxa muito nesta altura e ficará para quando um dia (daqui a uns meses ou 1 ano) passar nos muito ignorados canais TVCine. É a bitola que aplica a grande parte dos filmes... ver no TVCine, que os vai repetindo para os ir vendo consoante a vontade.
Honestamente, afirmo que a sala de cinema raramente me apanha... se não fosse o Avatar... xiii...

ArmPauloFerreira disse...

O raguebi não engraço muito apesar de respeitar.
Já o futebol... é aquela coisa: pertence á cultura geral mundial. Ninguém fica indiferente e sem o querermos somos bombeados com informação.