terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cinedupla: Unborn + Paranormal Activity

Desta vez dois filmes muito opostos em execução mas que têm em comum o facto de terem um enorme mistério paranormal (a possessão) a alimentar tudo o que passa diante dos nossos olhos. Contudo, um continua o estilo gore de sempre para provocar visualmente e o outro recupera o soft-terror de insinuação (o que até é bom este regresso á simplicidade).


Unborn - O Espirito do Mal
Mais algumas fotos promocionais, podem rever aqui.


Realização: David S. Goyer
Intérpretes: Odette Yustman, Gary Oldman, Meagan Good, Carla Gugino, etc.

Sinopse
“The Unborn” conta a história de Casey Bell (Odette Yustman), uma rapariga que em toda a sua vida nutriu um ódio pela mãe, por esta a ter abandonado quando era criança. Mas quando começam a suceder diversos eventos inexplicáveis, Casey começa a entender as razões pela qual a mãe fugiu. Atormentada por pesadelos terríveis, ela decide recorrer a um conselheiro espiritual (Gary Oldman), o único que a pode ajudar a descobrir uma maldição familiar que remonta à Segunda Guerra Mundial.

Trailer:


Tinha uma expectativa maior sobre este filme mas depois de visto como tudo se conduziu para um clímax fraquito, embora não desapontando totalmente, a sensação que deixa é que se desperdiçou algo que poderia ter sido bem melhor. Aqui conta-se a história de uma entidade maléfica (ainda criança) que pretende regressar ao mundo dos vivos.

Entretém enquanto dura mas devido aos nomes envolvidos (o realizador/argumentista e um ou outro actor) e filme não se mostrou à altura. Faz recordar em certos momentos filmes como o "Ju-on" e "O exorcista" com uma ou outra variante mas nada demais. Dá para ver e não desgostei mas poderia ter sido melhor...
Vai dar este mês nos canais TVCine.

Classificação:
5/10



Paranormal Activity

Sinopse e trailer para rever aqui.
Se há uma conclusão a tirar é a de que o filme de terror sai mais beneficiado quando se sugere mais do que se vê. Aqui não há monstros, sangue a rodos, efeitos visuais de outro mundo e outros tantos artifícios normalmente utilizados para assustar. O que há é o temor de algo que não se vê o quê mas realmente anda por lá. Este também não é um filme com a grandiosidade de "cinema" pois na verdade é mais como um home-movie, um autentico filme caseiro muito engenhoso.

Um casal decide passar a filmar constantemente o seu cotidiano em casa no intuito de apanhar o mistério que os incomoda. E sim, o mistério é sobrenatural e será fatal para ambos, pois na verdade o espectador acaba por ser mais um "voyeur" destas fitas que sobraram para contar esta história.

Este filme mais do que a sua narrativa (inexistente) incute a vontade de o seguir pela curiosidade da situação. No fundo passamos também a esperar que algo suceda e se manifeste. E é quando as manifestações inexplicáveis acontecem mesmo que se dá o clique e passamos a querer que mais estranhezas se revelem na esperança de sabermos o que é.
O que ressalvo é que com tão pouco ou quase nada se coloca quem o assiste num estado de suspensão e suspense tal que o mais pequeno barulho ou evidencia em imagem, tornam-se terríficos. Não dá para nos borrarmos de medo mas vai marcando impressão o desconforto de tudo o que sugere, que perdura depois de visto o filme. O final, ou melhor um dos dois finais, sendo o alternativo (aquele onde participa a policia) a resultar bem melhor que o theatrical ending (aquele mais gore onde a entidade ataca a câmera).

Há imensos filmes como este que falsamente nos tentam induzir que tudo isto é realidade. Rec, Cloverfield e tantos outros por aí, contudo este tem como maior semelhante o "Blair Witch Project" pois partilha dos mesmos artifícios e material identico. Contudo, este até mostra bem mais e a situação é realmente pior que a sugerida no "Blair Witch". Não me parece ser um filme que resista a mais que a 1ª visualização pelo que todo o impacto resultará dessa unica vez. Até porque não tem assim muito para a sobrar para ver...
É uma experiencia interessante e que realmente sai ampliada com gente ao lado (e se forem impressionaveis ainda melhor).
É pena um filme tão simples e barato como este não ter sido feito em Portugal. É que teríamos meios para fazer um filme assim... Repare-se no quanto já rendeu.
Apesar de tudo o que dizem por aí... gostei imenso de ver!

Classificação:
7/10

4 comentários:

Carlos Martins disse...

Se o "Paranormal" fosse feito cá, era tudo a deitar o projecto abaixo, a dizer que era cópia descarada de outros, e tal e tal...

ArmPauloFerreira disse...

Também é verdade mas olhando aos recursos que necessitou e ao que já gerou... se calhar até estudantes de cinema com mais imaginação poderiam fazer algo assim.

Carlos Martins disse...

Temos o caso da "curta" da estrada de Sintra, que teve enorme sucesso no YouTube. :)

ArmPauloFerreira disse...

Sim conheço isso... há uns anitos.
Bem visto...