segunda-feira, 29 de março de 2010

Blogger: estreia editor de templates interactivo (finalmente!)

Até que enfim o serviço Blogger (da Google) apresentou um editor de templates para os blogs (blogspot).

Este era para mim, na verdade, um dos pontos mais vergonhosos do Blogger pois não se podia personalizar facilmente o aspecto do blogspot (se não se percebe-se um pouco mais do que o habitual) além de se usar um template pré-definido.
Assim tudo mudará e assim poderemos ter facilmente espaços com mesmo muito bom aspecto.

É um editor totalmente interactivo e que pode para já ser utilizado acedendo pelo "Blogger In Draft", que é onde se vão lançado novas funcionalidade para teste (e até ir já adoptando as novas ferramentas mesmo sabendo que estão ainda em desenvolvimento).

Está realmente muito práctico e funcional (ensaiar) esta ferramenta nova, que é muito benvinda à plataforma pois colmata uma das grandes lacunas do serviço.
E num instante conseguem-se combinações espantosas!


Os layouts fazem lembrar os blogs do Wordpress e os do Sapo (principalmente os deste serviço), onde tudo é totalmente personalizável.
Desde um esquema do template (com várias colunas, ou de lado ou em cada lado, etc; ou com a imagem a preencher a totalidade do fundo se quisermos; ou uma área para posts transparente; escolher conjuntos de cores a gosto e por aí fora; está demais... mas pelo seguinte video ainda se percebe melhor o potencial desta nova capacidade.


Para já a única critica é não ter notado nenhuma função para acertar a gosto a largura da área dos posts (tal como o template que uso que ronda os 600px). Dá muito jeito e torna os artigos muito mais curtos...

Vou aguardar que passe a oficial e quem sabe refresque aqui este meu espaço, para que o aspecto desta espelunca fique um pouco melhor... mas só quando tiver tempo, claro. (Que é o que menos há por sinal...)

Uma coisa é certa, vai ser bem mais fácil no blogspot ter um blog totalmente afinado a gosto.
A plataforma vai ver um surto de rejuvenescimento dos espaços subitamente...

Podem saber bastante mais no blog oficial do Blogger, clicando aqui.

Fonte: Aberto até de madrugada

3 comentários:

Nuno Pereira disse...

é bom sim,

mas "pegando" no teu ponto de vista, eu uso uma template oficial alterada por mim para permitir os tais posts mais largos e videos mais largos,

e já experimentei o blogger in draft e aquilo não funciona praticamente nada no meu blog por causa da minha alteração.

No entanto é uma excelente ferramenta para o futuro.

ArmPauloFerreira disse...

Pois exactamente também foi o que notei logo pois o meu template é externo ao Blogger e uma das minhas condições era precisamente obter uma maior largura e uma barra lateral mais útil.
Esperemos que ainda venham a rever esse ponto no futuro.

Nuno Pereira disse...

Retiro o que disse, hoje experimentei novamente e já dá para fazer tudo.

Agora é esperar que pelo menos mantenham até a versão final :)