sexta-feira, 23 de abril de 2010

Musica da Semana: Frank Zappa, The Best Of

Frank Zappa
"The Best Of Frank Zappa" (2004)

Não posso afirmar que me rendo totalmente a tudo deste ícone musical (de outros tempos) ou que conheça bem a obra dele (longe disso) mas que há algo de muito especial no que ele fez musicalmente... isso é inegável.
Depois há a componente corrosiva que Frank Zappa presta aos vários estilos musicais, apropriando-se de tudo o que apanha na "sua rede" (incluindo a música clássica) como uma criança curiosa e devolvendo ao criar um cocktail progressivo dificil até de deslindar, numa espécie de rock-jazz-humorístico cheio de ironia satírica à mistura.

Não é um artista fácil sequer de lhe pegar para quem só escuta o som actual e especialmente pelo seu lado de irónico humorista sarcástico em pouco ajuda para quem entra na sua obra. Contudo o o seu legado rock é invulgar, desafiantemente inventivo é algo que se nota no imediato.
Além do seu mais visível (aparentemente) lado entertainer brincalhão (em palco era um facto obrigatório e nas suas canções denota-se facilmente essa faceta), é mais um dos muitos magos da guitarra (tem cada solo espantoso mesmo)!

Apanhar uma colectânea dele é um passo interessante para se começar na sua extensa e multiplicados registos. Entre este "The Best Of Frank Zappa" ou outra colectãnea (por exemplo a "Strickly Commercial") são uma ajuda boa para avançar...

"Dirty Love", "My Guitar Wants to Kill Your Mama", "Don't Eat the Yellow Snow" (Single version), "Bobby Brown Goes Down" ou a louca "Muffin Man" (cujos 90 segundos de introdução são de pura ironia num louco gozo e só depois vem grande música, sim bela malha de guitarra)... são algumas que estão bem classificadas na "discoteca" do meu iTunes.

Frank Zappa "Muffin Man"

Sem comentários: