segunda-feira, 12 de abril de 2010

Musica da Semana: Pulp, "This Is Hardcore"

Desta vez o artigo semanal musical é dedicado a uma canção, já com alguns bons anitos (como o tempo passa rápido), que desde que surgiu me impressionou bastante.

"This Is Harcore" dos Pulp, do álbum de 1998 com o mesmo nome.
Não vou abordar o álbum inteiro (como é habitual) mas dedicar unicamente o artigo a esta faixa.


Quer seja pela batida poderosa, quer seja pelos magníficos arranjos orquestrais ou pelo eterno estilo dandy de Jarvis Cocker, a verdade é que mais do que tudo isso junto ergue uma canção inesquecível de um álbum também ele muito poderoso.
A canção surge ainda aliada a um impressionante video muito cinéfilo e arty q.b. e depois a cover do álbum, que na altura gerou controvérsia mas que presta uma verdadeira identidade ao álbum, que é mais negro e denso que o que até então haviam apresentado (daí eles usarem o termo "hardcore" que nada tem a ver com o que a capa até sugere).

Pulp "This is Hardcore" (em "This is Hardcore" -1998)

2 comentários:

José Coelho disse...

Oi boa tarde. E qual a tua opinião de Common People? Uma das minhas músicas preferidas dos Pulp, provavelmente a mais comercial da banda. E o video também é bastante criativo. Outro grupo que me recordo e que nunca mais fez nada de relevante - Prefab Sprout. Hot dogs, jumping frog...inesquecível. Bons tempos!
:)

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado pelo feedback, José Coelho.

Não tenho grande coisa dos Pulp, apesar de conhecer bastantes canções deles. Foi com este álbum que dediquei mais atenção a algumas faixas.
Na altura os tempos eram outros e não dava par se ter tudo, como se pode fazer com a net nos dias de hoje (e por falar nisso... o best of parece estar a chamar aqui por mim...).

Desse álbum que refere (anterior ao aqui citado no post), que foi um dos discos do ano na altura (recordo-me de o jornal Blitz e a extinta revistinha da Valentim Carvalho da altura lhe fazer grandes honras), reconheço a "Disco 2000" facilmente e gosto bem das faixas "Something Changed" e "Monday Morning".

Os Pulp, entre estes dois álbuns lançaram aquela que é a faixa que mais aprecio deles, que é uma recriação de uma canção dos filmes de James Bond, juntamente com o compositor de bandas sonoras David Arnold, a "All Time High" (em Shaken And Stirred - The David Arnold James Bond Project -1997).