segunda-feira, 28 de junho de 2010

MobileMe renovado... que se lixe o MobileMe! Paga-se... (Opinião)

Bonito visualmente este MobileMe renovado... mas... não me motiva nadinha enaltecer este serviço.
Que se lixe o MobileMe! Mais ou menos...


Tudo porque a grande característica que se esperava deste serviço era... se tornar gratuito e não aconteceu.
Assim, continuarei a nem sequer o testar pela demo gratuita de 60 dias...

Todos os produtos Apple têm sempre preços mais puxados que as outras marcas do mercado e a Apple ainda acha-se no direito de cobrar um serviço premium como o MobileMe. O MobileMe seria óptimo para dar mais valor às aquisições e não nos querer extorquir mais umas possiveis massas a cada cliente.


Realmente é uma pena enorme esse serviço não ser gratuito.
Acho que neste caso a Apple deveria de tornar o serviço como uma forma de dar uma gratificação aos seus clientes, os que compram os seus produtos, Mac / iPhone / iPad e outros. Acho que a gama iPod não deveria ser incluído na oferta, excepto o iPod touch.

No fundo o MobileMe é a abordagem cloud que a Apple fez como um serviço. Seria mais interessante ver o MobileMe manter o seu conceito mas ao mesmo tempo ser redirecionada como uma parte componente também do Mac OS X e do iOS (neste último faria imenso jeito até).


Em suma, no MobileMe podemos ter uma conta personalizada, onde além da conta de e-mail sincronizada com o computador (no fundo já são assim todas as contas IMAP), os contactos e calendários unificados e também o acesso ao armazenamento na internet (20Gb) para fotos, ficheiros, etc... e ainda um serviço de localização remoto do iPhone/iPad (incluindo bloquear o aparelho em caso de roubo).


Seria assim uma forma de a Apple se apresentar ainda mais completa, auto-suficiente e de ver os seus clientes ficarem menos dependentes dos serviços de outros, como por exemplo o Google (o Gmail na Mail.app, o GoogleTalk no iChat, são dois exemplos que muitos mac-user usarão como serviços).



Ao mesmo tempo seria uma maneira prestigiante para os clientes ao terem ligações e endereços que bem poderiam ter apple na designação/domínio/endereços (seria uma forma de marketing discreto).

A Apple bem que até deveria acrescentar formas de lá colocar publicidade (aos seus produtos por ex), nomeadamente aplicar de forma contida o seu recente serviço iAd no MobileMe e obter daí os seus dividendos para os custos com o serviço.
No fundo dinamizava ainda com mais força a App Store, a iTunes Store e a recente iBooks Store. Basta imaginar o potencial que seria para os programadores de aplicações para iOS ao chegarem a todos os users fora da própria plataforma. Davam-se a conhecer a um enorme potencial de interessados e verdadeiramente utilizadores dos produtos da marca que criam aplicações e outros produtos.

Bastava se comprar um qualquer Mac, iPhone, iPad ou iPod touch e imediatamente se teria o serviço oferecido, provávelmente apenas só depois de o produto ser registado no site da Apple.
(Sim, quando se adquire um Mac deveria se registá-lo na marca sempre - assim cada produto passa a ser identificado de quem é o dono da aquisição - se acontecer um azar...).

Acho que seria vantajoso para todas as partes mas é apenas a minha maneira de ver este caso, pois acho que manter como serviço pago é que não terá muito futuro e gradualmente os utilizadores serão cada vez menos.
Mas isto sou eu que gosto de dizer coisas...

Sem comentários: