quinta-feira, 29 de julho de 2010

iPhone 4... e o caso Antennagate

iPhone 4 "Antennagate"...


Não queria me meter neste assunto, até por algum distanciamento mas esta situação do iPhone 4 a perder sinal de rede, criou um alarmismo tal a respeito disso, que nunca a Apple se tinha visto em semelhante reboliço. Que todos os modelos vendidos teriam de ser devolvidos á marca e não sei que mais (que estaria mal desenvolvido, com problemas técnicos, e até mal desenhado em termos do design das antenas externas)... enfim, criou-se uma paranóia maior do que a situação realmente é e sem grande justificação.
Afinal, o problema não era algo assim tão nefasto e na verdade, todos os utilizadores do iPhone 4 continuam satisfeitos com o novo modelo.

Sinceramente, desde que se percebeu que o suposto problema de recepção de rede no recente iPhone 4 não era bem um problema exclusivo do aparelho mas sim uma situação que esteve sempre presente na maioria dos telemóveis do mercado que o caso tem mudado de figura.

Mas antes de se saber isso, a Apple foi acusada de montes de coisas a respeito do desenvolvimento do iPhone 4 por este ter os "intervalos" entre antenas (as linhas separadoras no aro externo do aparelho, que na verdade é a própria antena). Até tem servido de paródias infinitas...


Um outro facto de peso, e que talvez tenha sido descurado em demasia na equação, é a qualidade de sinal existente nos EUA, que segundo se diz tem uma cobertura ainda muito fraca.

A Apple tentou dar a volta por cima destas acusações todas e além de uma actualização ao iOS 4.0.1 (que visualmente modificou o tamanho das barras em todos os iPhones), passou também a oferecer a mini-capa protectora, a Bumper, que praticamente apenas faz protecção á lateral do iPhone 4 (evitando assim o toque directo no aro metálico externo - as antenas). Já agora, sempre achei estes Bumpers uma excelente ideia para o iPhone branco (cuja chegada ao mercado foi adiada até finais do ano)...


Entretanto, a Apple que já tinha feito imensos testes, passou à ofensiva e mostrou outros modelos onde se pode verificar a mesma situação. Curiosamente modelos das mesmas marcas que haviam alinhado neste reboliço todo contra a Apple.

Motorola Droid X


Nokia N97 mini


Samsung Omnia II


Conclusão, todos os telemóveis e smartphone perdem sinal quando se os segura de certas maneiras.
No entanto, o iPhone 4 não fica "ilibado" por ter a antena exterior (na verdade são 3 antenas) a funcionar como a própria estrutura do telemóvel. O toque nas zonas tais linhas enfraquece a recepção e é lamentável isso suceder assim tão facilmente. Cintudo, o uso do Bumper ou semelhantes, a capa protectora evita o toque directo das mãos nessas zonas.
Afinal, o "Antennagate" não foi nada tão demais assim para esta tão enorme má fama que se quer dar ao iPhone 4. Obviamente que foi uma campanha bastante empolada para arruinar algum do enorme sucesso comercial que qualquer iPhone tem (e terá se continuar a inovar).

Rendeu ao menos a oferta gratuita dos Bumpers da Apple (que custavam ± 30€) para todos os utilizadores do iPhone 4. A Apple até fez uma aplicação para o iOS dedicada para o efeito de as atribuir. Fixe!

4 comentários:

CPB disse...

Ora mas bravo! Novamente mais um exemplo de como o seguidismo Apple tolda misteriosamente a visão dos fanboys. Quando a Apple comecializar papel higiénico com picos estou certo que ficará muito feliz em o usar!

ArmPauloFerreira disse...

A campanha contra o iPhone 4 parece-me sem razões tão fortes quanto a campanha que existe contra ele faz crer.

Se não lhe agrada a minha versão... é livre para visitar outros espaços na internet cujas opiniões alinhem com a sua e assim evitar vir aqui, ao meu espaço, perder o seu tempo.
Obrigado na mesma pela sua participação... apesar do seu tom desagradável (e badalhoco).

CPB disse...

Para que entenda sou um multiplo utilizador de produtos Apple, não sou é obrigado a engolir cegamente sem discernimento tudo o que a empresa diz ou quer que se percepcione da realidade.

Ora, tem toda a razão, é que não há/havia mesmo razões fortes, excepto boards de utilizadores, inundadas com reclamações e de ter havido censura e deniabilidade pela Apple por um erro crasso de design ergonómico. Isto fora claro a opinião de quase toda a imprensa especializada sobre o assunto. Aliás, o problema era mesmo tão "insignificante/fraco" que a Apple se viu obrigada para estancar os danos a fazer uma conferência apontando o erro do SEU produto a imagine-se a outros fabricantes (genial e patético ao mesmo tempo)!

Do mesmo modo que não tem sentido de humor para encaixar uma ironia e pelos vistos a que se tenha opiniões contrárias à sua também pode:
1- Não aprovar os comentários que segundo os seus padrões o "ofendam".
2 - Não perder tempo a comentá-los.

Quanto a eu perder tempo aqui ou ali obviamente é problema meu não se preocupe e francamente não tenho nenhum problema em visitar "espaços" cujas ideias não correspodam com os minha. Aliás sempre aprendi a não ter "palas" e que era pela discussão que se aprende algo mais. Não se preocupe eu por mim para o ajudar vou não vou então contaminar mais o seu espaço na Internet.

ArmPauloFerreira disse...

@ CPB: Se a minha resposta lhe pareceu excessiva... ela deve-se ao tom do seu próprio 1º comentário.

Talvez não fosse o seu objectivo final mas tal como escreveu, faz-me acusações, insulta a minha liberdade de opinião e termina nada cordial com a sua retórica "de papel higiénico" que é mesmo um mau exemplo.

Este foi, salvo erro, o seu primeiro contacto aqui no blog mas peço que volte a ler o que me dirigiu. O que pensava que iria entender das suas palavras? Acha que iria descobrir por lá alguma ironia, quando nem sequer deixa indícios disso ou um contexto para funcionar esse tem?
Portanto, penso que lhe respondi apropriadamente, com educação e também de maneira saudável e cordial.

Agora com o seu segundo comentário, a sua exposição muda de lado e passa a ideia de estar em sintonia com o que escrevi no artigo, sobre o que me parece este assunto que tanto se acusa a Apple. É quasae

Tenho respeito por todos que decidem participar e comentar aqui no meu. Por essa razão, mesmo quando divergente ou fora de tom, na moderação que faço não as apago. Todos podem deixar a sua versão e mesmo assim entendo que merecem um gesto meu em lhes dedicar umas palavras de apreço (ou não) ao que disseram. Agora, agradeço é que tenham igualmente respeito na forma como se dirigem a mim ou ao meu artigo.

Pode voltar as vezes que quiser e participar novamente. Faça-o positivamente e de maneira construtiva. Tal como fez com o segundo comentário e no outro sobre as extensões do Safari...