quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Filmes classicos gradualmente a sumirem da nossa TV nacional?

O critico cultural Jorge Mourinha, manifesta no seu blog "A Minha TV" a sua preocupação perante o gradual desaparecimento de filmes clássicos nos nossos vários canais públicos e privados (excepto nos TVCine, como ele até bem refere). Penso que será do interesse geral estas observações todas que ele faz.


(...) "Os filmes que passam nos canais de séries (os vários Fox ou o AXN) parecem todos ser posteriores a 1980. E o Hollywood, onde até aqui ainda era relativamente fácil encontrar produções europeias de qualquer altura e filmes americanos anteriores a 1980, também se “estandardizou” com obras mais recentes.


Tudo isto apenas torna uma programação pensada de cinema mais importante do que nunca – a minha geração ainda teve hipótese de ver os grandes clássicos em sala ou na televisão, mas isso está a ser negado aos futuros cinéfilos. E o DVD, apesar de tudo, não vem substituir uma programação cuidada..."

Um artigo pertinente!

Saber mais em:
http://aminhatelevisao.blogspot.com/2010/12/cinema.html


Na minha opinião, é o factor audiências e o retorno comercial que produzem, que gradualmente apoia o que deve ser exibido ou não, pela ordem de investimento de interesses. O problema é que na TV e no próprio cinema, principalmente no sentido mainstream, está a ficar tudo descaracterizado, excessivamente homogéneo e sem correr riscos, tanto com o que é novo como com a manutenção do antigo.

Sem comentários: