terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Documentario- Secret Origin: The Story of DC Comics


"Secret Origin: The Story of DC Comics" é um documentário muito bom sobre a DC Comics e onde se aborda não só a origem desta empresa, que dezenas de anos depois se passou a chamar de DC Comics, mas também do surgimento dos primeiros super-heróis (Super-Homem e Batman), desde as dificuldades em impor estas personagens que no inicio não eram sequer compreendidas e que ninguém estava interessado em os publicar.
Apartir do momento em que Superman rompeu com as convenções, criando um novo género de banda-desenhada muito aconteceu. Houve altos e baixos e perseguições mas o ponto fulcral é que resistiram, evoluiram e resultaram em nova cultura popular que atravessou os séculos, idades, gerações e passaram por um sem fim de usos criativos até ao pleno reconhecimento mundial.


75 anos depois a verdade é que practicamente toda a gente quer saber o que ainda acontece a Superman, Batman, Wonder-woman, Green Lantern, Flash e muitos outros. Seja em que media for (papel, radio, tv, cinema, web)!

É um documentário apaixonante, rico em informação histórica, onde várias gerações de responsáveis pelos destinos destas personagens falam e contextualizam toda a atribulada via que os faz ainda chegar até nós nos dias de hoje.
Há contributos de arquivo e actuais, participação e valorização de autores, desenhadores, editores, as melhores histórias de sempre, etc. A televisão e o cinema são também convocados, a Comic-Con, as adaptações a cinema, etc.

Até a própria Marvel, e a forma como surgiu (por influência do sucesso da sua eterna rival) está presente com mérito (esperava uma natural omissão mas o estar presente dá ainda mais brilho a este documentário).

Impressionante este documentário "Secret Origin: The Story of DC Comics"!
Muito bom e recomendado a todos os interessados.



Exibido nos canais TVCine

4 comentários:

Loot disse...

Boa sugestão, obrigado, vou procurar.

O livro dos 75 anos da DC também tem bom aspecto e serve como arma mortífera se tivermos força para pegar bem nele :P

ArmPauloFerreira disse...

É valioso pois são 75 anos de história apresentados duma maneira dinamica que até parece ter apenas 10 minutos. Usam até a técnica dos Motion comics duma maneira interessante para as 1as páginas da BD.

Desfila tudo, desde as diferenças na criação da Sociedade da Justiça á Liga da Justiça, o monstro do Pantano do Alan Moore, as questões de qual dedo deveria estar o anel do Lanterna Verde, o impacto da morte do Super-Homem, os Batman de Frank Miller, aparecem os últimos realizadores do momento (Nolan, Synger), etc. É porreiro mesmo!
Só tem uma ausência gritante: não é referido nada acerca da memorável saga "Crise nas infinitas Terras", que era essencial.

Vendo bem este documentário, fiquei ainda mais fã, do "Batman" de Tim Burton e do "Superman Returns" de Synger, pois notei que ambos prestaram tributo a outros momentos históricos não facilmente identificável (a cena do avião no Superman Returns ganhou outro brilho para mim - num filme que todo ele é um tributo a todo o passado da personagem).
Por falar em Super-homem... há um documentário que também deve ser porreiro, o "Look, Up in the Sky: The Amazing Story of Superman" mas nunca vi.
Do Batman tenho de resgatar das minhas arrumações encaixotadas (do Batman tenho muita coisa), uma edição especial da origem para confirmar algo que lá vi e nem me lembrava.

Peter Gunn disse...

Depois de ver aqui esta bela recomendação já consegui "adquirir" o DVD da edição Brasileira do Documentário e realmente está bastante fixe! =)

Obrigado pela dica ;)

ArmPauloFerreira disse...

Descobri-o pelos canais TVcine, que o apresentam em português... é realmente delicioso o documentário para quem valoriza este ramo da BD.