sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apple: a nova porta Thunderbolt...

O ano 2011 para a Apple parece muito promissor e para mim representa um ano de mutação e confluência de ideias e conceitos que a Apple tem vindo a erguer. Ainda ontem foi anunciado a renovada gama de MacBook Pro (Fev'2011) e conta-se para muito breve o iPad 2, o iPhone 5... e obviamente que todos os Macs se seguirão com alterações até ficarem em linha com as novas características.
Uma delas será obrigatoriamente a porta Thunderbolt.


A introdução da nova porta Thunderbolt, que apresenta ligações a velocidades que poderão atingir até um máximo de 10Gbps... é um espanto!

Esta porta vai ainda mais longe ao ser um dois-em-um pois permite ser também uma porta de saída de video em HD (e superior resolução).

No fundo a porta Thunderbolt é uma evolução da ficha de saída de video que a Apple tem vindo a colocar nos seus Macs (e monitor), a (mini) Display Port. Na realidade apresenta a soma do Display Port com a directa ligação PCI Express.
E com os adaptadores certos, permite interligar a ligações Thunderbolt > DVI ou Thunderbolt > HDMI, etc. Tem muito futuro isto.


No momento é tudo muito bonito mas... nada há no mercado a adoptar esta ligação. Até imagino que durante largos meses ainda será algo obscura no mercado e os poucos periféricos que chagarão serão extremamente caros. Mas é uma ligação muito mais conveniente que as actuais e que até penso mesmo que fará questionar o valor do pouco adoptado USB3 (que em comparação é 2 a 3 vezes mais lentos - é obra!).

Várias vezes me questionei porque é que a Apple nunca adoptou a ligação eSATA (que até é muito comum nos PCs e em muitos periféricos). Já o USB3 me parecia interessante mas não tem tido grandes argumentos de sucesso até agora. Contudo, é que a verdade maior é que o Thunderbolt sugere ser mais polivalente e é com distancia muito mais rápido.

E ter uma ficha especifica também ajudará imenso a facilitar a identificação e a não alimentar confusões (como sucedeu com o USB2 por ex).


Um outro facto interessante é que de uma só vez a Apple resolve em grande a resposta da sucessão ao FireWire, que me parece que raros Mac users utilizam.

Obs: Eu uso! Passo directamente filmagens de miniDV, da camera pelo iMac a guardar directamente no disco externo. Com o USB2 nunca deu... mas com FireWire 400 é sem problemas!
Eu disse 400... só. Imaginemos a 6 ou 8 MBps.... xiii. Óptimo para a actual realidade de passar filmagens HD a 1080. 



As ligações Thunderbolt tem uma característica muito curiosa: os periféricos podem ser interligados em cadeia entre eles. Por ex: a unica porta do Mac ligar a um disco externo que liga a um monitor que liga a um Raid e por aí fora, estando cada peça interligada num máximo até 6 ligações. Até pode no fim se interligar a outro Mac... mesmo fixe!
É preciso é ter atenção ao que se liga pois não vá um deles ter um controlador lento ou ter um adaptador... e a seguir a esse todos os outros ficam dependentes da sua velocidade. Mas isto é outra conversa muito técnica...

Isto da ligação em cadeia, fez-me a mente regressar no tempo, pois tem princípios parecidos com o havia nos Macs nos anos 90 com as antigas (e extintas) ligações SCSI.


Na altura, isto desde os tempos do "Mac OS" 7 (e muita gente nem saberá o que era o System 7 sequer), ligava à mesma saida SCSI do Mac: um Scanner que ligava a um SyQuest e que ligava ainda a um gravador de CD (rapidíssimo pois já gravava a 2x...). Belos tempos!
E ver esta nova porta, a Thunderbolt a adoptar este bela ideia é espantoso para mim.
Já agora, esta questão de ligar em cadeia não vai obrigar a que os periféricos venham com duas portas Thunderbolt? Humm... se encontrarmos uma só ligação já vai ser um achado.

A ligação Thunderbolt é muito promissora!


A MacWorld (US) fez um artigo onde dão imensos esclarecimentos sobre esta nova ligação nos Macs.
Para ver é clicar aqui.

Sem comentários: