quinta-feira, 3 de março de 2011

Evento especial Apple a 2Mar'11: novo iPad 2, Smart Covers, iOS 4.3 e novas Apps da Apple

Ontem decorreu o evento especial da Apple, onde foi apresentado o novo iPad 2, as Smart Covers para o iPad, o iOS 4.3 e as novas Apps da Apple (Garageband, iMovie, Photo Booth...).

No fundo, o iPad 2 é uma evolução esperada e natural do modelo original com todas as tendências Apple de sempre (que é principalmente ser sempre mais fino que a versão anterior - isto já vem sendo assim há anos!). Não houve nada de grandes surpresas e até o preço se manteve como já imaginava.

Portanto, um novo design, que resulta o iPad ser mais fino, mais leve e agora em duas cores (além do preto, também em branco).


As esperadas duas cameras para permitir a implantação da tecnologia FaceTime no iPad 2, que é um produto pós-computador crucial para este tipo de videoconferencia da Apple. Isto significa que o iPad 2 tem duas cameras, uma na frente e outra na traseira, sendo a posterior com capacidade para filmar em HD a 720 (30f).


A presença da câmera frontal permite à Apple a integração do Photo Booth, que é uma aplicação para fazer brincadeiras com fotografias no momento de as tirar. Já no Mac (desde 2005) que tem sido sempre espantosa esta aplicação. Agora chegou á realidade iOS e ao iPad 2. Cool!


Por fim, obviamente que teria de passar por ser mais poderoso a nível de processamento e aí a Apple apresenta o novo chip A5 dual-core, que consegue a proeza de além de ser mais potente ao ter dois núcleos de processamento (e mantendo a mesma velocidade a 1Ghz), consegue ainda não consumir mais energia que o anterior A4, mantendo assim as impressionantes 10 horas de funcionamento do iPad 2 (em stand by a bateria dura para 30 dias).
É obra este chip!
 (Já imagino o A5 a ir parar ao próximo iPhone 5. Tem de ser...)


E ainda:

A Apple apresentou também uma capa que desenvolveu para o novo iPad 2... e muito especial por sinal.
Foi para mim a maior surpresa (positiva e inesperada) de todo o evento!


A capa serve para cobrir o ecrã do iPad 2 mas não só.
É o conceito de se agarrar magneticamente (quase por magia), de se de encolher/dobrar e de assumir formas para segurar ou levantar o iPad que a tornam super interessante e uma belíssima ideia. Quando se retira ou se "abre" a capa ao iPad 2, este activa-se imediatamente (excelente detalhe este). Ao mesmo tempo estas capas protectoras surgem em variadas cores e podem ser escolhidas em pele ou "borracha".
É pena é ser a pagar... 39 dólares! Mas que é muito útil.. é inegável!




Também foram demonstradas as novas aplicações desenvolvidas pela Apple, a pensar no iPad: iMovie e Garageband.
Foi também apresentado o iOS 4.3 (ver artigo dedicado) com destaque para os melhoramentos ao AirPlay e o iTunes Home Sharing de mac para dispositivos iOS (fixe! ouvir música no iPod via streaming do iTunes do computador por wi-fi!).

Sem comentários: