domingo, 17 de abril de 2011

MyJukebox: OSTs Selection #1 (playlist)

O cruzamento de gostar de filmes e de ouvir música, faz com que a associação das duas artes se complementem e nunca seria de espantar que se retirasse tanto prazer de ouvir música oriunda dos filmes.
Particularmente, não sou um grande amante de ouvir scores (por outras palavras, bandas-sonoras onde o álbum seja unicamente composto por temas instrumentais) mas sou sim um fortemente interessado por bandas-sonoras mistas e muito mais ainda pelas compostas por canções (os álbuns compostos por canções passadas nos filmes ou inspiradas pelo filme).

Desta vez surjo com uma proposta de playlist, onde me foquei nas faixas que mais aprecio. Poderia uma ou outra faixa ser substituida por alguma outra faixa dos álbuns soundtrack de onde surgem mas também procurei, qual DJ, ter uma playlist consistente, que alimente a escuta seguida e sempre a entusiasmar. Normalmente crio as playlists com um sentido de viagem sensorial, atravessando emoções diversas e procuro fazer com que o desejo de a ouvir em loop funcione. Isto é, ter um inicio bom mas cujo final encaixe novamente na 1º faixa, deixando pelo meio um outro falso arranque (esta técnica vem do tempos de gravar cassetes para o walkman - as cassetes tinham lado A e lado B e por isso... é um vicio antigo!).

OSTs Selection #1


1- "Yumeji`s Theme (Extended Version)" - Umebayashi Shigeru (YouTube)
(Filme "In The Mood for Love" - IMDb + artigo)

2- "Across 110th Street" - Bobby Womack  (YouTube)
(Filme "Jackie Brown" - IMDb + artigo)

3- "The Killing Moon" - Echo and the Bunnymen  (YouTube)
(Filme "Donnie Darko" - IMDb + artigo)

4- "Lust For Life" - Iggy Pop  (YouTube)
(Filme "Trainspotting" - IMDb + artigo)

5- "Across the Universe" - Rufus Wainwright  (YouTube)
(Filme "I Am Sam" - IMDb)

6- "Never Ending Story" - Limahl  (YouTube)
(Filme "The never ending story" IMDb)

7- "Hold me, thrill me, kiss me, kill me" - U2  (YouTube)
(Filme "Batman Forever" IMDb + artigo)

8- "Spawn" - Silverchair and Vitro 
(Filme "Spawn" - IMDb + artigo)



9- "Calm Like A Bomb" - Rage Against The Machine  (YouTube)
(Filme "The matrix Reloaded" IMDb - artigo)

10- "I'm Deranged (Edit)" - David Bowie  (YouTube)
(Filme "Lost Highway" IMDb)

11- "007" - John Barry Orchestra  (YouTube)
(Filme "From Russia With Love" IMDb + artigo)

12- "69 Police" - David Holmes  (YouTube)
(Filme "Ocean's Eleven" - IMDb)

13- "One Of These Mornings" - Moby Feat. Patti LaBelle  (YouTube)
(filme "Miami Vice" - IMDb + artigo)

14- "Não Vou Ficar" - Delfins  (YouTube)
(filme "Adeus, pai" IMDb + artigo)

15- "Baby You're My Light" - Richard Hawley  (YouTube)
(filme "Nick & Norah's Infinite Playlist" - IMDb + artigo)

16- "Wise Up" - Aimee Mann  (YouTube)
(filme "Magnolia" IMDb)

17- "Girl, You'll Be A Woman Soon" - Urge Overkill
(filme "Pulp Fiction" IMDb)



18- "Please, Please, Please, Let Me Get What I Want" - She and Him  (YouTube)
(filme "(500) Days Of Summer" IMDb)

19- "No Sound But The Wind" - Editors  (YouTube)
(filme "The Twilight Saga: New Moon" IMDb)

20- "Anyone Else But You" - Michael Cera and Ellen Page  (YouTube)
(filme "Juno" IMDb + artigo)

21- "The Long Road" - Eddie Vedder and Nusrat Fateh Ali Khan  (YouTube)
(filme "Dead Man Walking" IMDb)

22- "Porpoise Song" - Monkees  (YouTube)
(filme "Vanilla Sky" IMDb)

23- "May It Be" - Enya  (YouTube)
(filme "The Lord Of The Rings: The Fellowship Of The Ring" IMDb)

24- "Per Qualche Dollaro In Piu (For A Few Dollars More)" - Ennio Morricone
(filme "Kick-Ass" IMDb)

25- "New World" - Björk  (YouTube)
(filme "Dancer In The dark" - IMDb + artigo)




Muita boa música na minha opinião e muita outra igualmente boa ficou de fora. Fiquei incomodado por não ter nesta playlist uma faixa dos The Cure mas estas playlists são limitadas (regras: 25 faixas, sem repetição de artista ou do filme... e claro, têm de estar no meu iTunes) e nenhuma das que estavam já me apeteceu tirar para não afectar o equilíbrio global.

Mais listas surgirão mais para a frente e algumas temáticas também (desde que haja tempo... pois seleccionar, criar o alinhamento certo e até mesmo o artigo dão uma trabalheira que levam imensas horas a afinar).

6 comentários:

Spmp disse...

este blog está sempre a evoluir :D

ArmPauloFerreira disse...

obrigado.

David Martins disse...

Muita coisa boa! As minhas favoritas:
Killing Moon, 007, Per Qualche Dollaro In Piu (For A Few Dollars More), May it be, Hold me, thrill me, kiss me, kill me.
A música do "Adeus Pai" passou TANTAS vezes em todo lado que já não consigo ouvir. TRAUMA ;-)

ArmPauloFerreira disse...

Adoro a do "Adeus, Pai", é uma das favoritas até.
É a lista número 1 e contém imensas das que mais gosto mas também tive de pensar na sequência (como um DJ). Muito obrigado pelo apoio, David.

ArmPauloFerreira disse...

(a recolocar comentários depois do apagão do Blogger)

Adoro a do "Adeus, Pai", é uma das favoritas até.
É a lista número 1 e contém imensas das que mais gosto mas também tive de pensar na sequência (como um DJ).
Muito obrigado pelo apoio, David.

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel: 4*

Gostei bastante da história de "O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel" e conseguiu cativar-me, o argumento de "The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring" estava bem construído e todas as personagens me cativaram à sua maneira.

Cumprimentos, Frederico Daniel.

PS, bem que me pareceu a voz da Enya. :p