segunda-feira, 30 de maio de 2011

Blogger com problemas de loggin...

Tenho, tal como muita gente por aí, experienciado enormes problemas para entrar aqui no blog. Desde que o Blogger se decidiu em 10 de Maio, fazer melhoramentos ao serviço Blogger, e com isso introduzir novas funcionalidades e características (uma delas era precisamente um novo perfil de conta - que era bastante interessante sem dúvida), o que é certo é que desde o dia da intervenção o serviço nunca mais foi o mesmo e chegou mesmo a ir abaixo durante largo tempo (que nos impediu de poder entrar no blogue durante horas e quase dias).
O serviço na altura regressou mas o mais anedótico é que os posts de cada um publicados desde o dia da intervenção (uma Terça-feira) até chagaram a desaparecer, juntamente com todos os comentários e só apareceram novamente num Sábado. Muito tempo de mau serviço, que mesmo gratuito só tem irritado e criado problemas.

O último que ainda persiste é um mais caricato de reproduzir. Os sintomas que mais tenho notado é que não é possível abrir o blogue pelo browser habitual no computador que mais se usa para fazer posts. No meu caso, um dos Macs deixou literalmente de permitir abrir a conta do Blogger, no browser Apple Safari.

A barra de topo, onde se encontram as ferramentas do Blogger surge toda marada. E o espaço destinado á password... não funciona. O mesmo acontece com o sistema de comentários.




A primeira conclusão tirada é que seria problemas da conta Google. O passo seguinte foi entrar pelo Google Account e... deu bem as duas ou 3 primeiras vezes. Depois nunca mais.

Seria possíveis problemas de cache?
Toca lá a esvaziar a cache ao Safari e... nada. O mesmo problema mantinha-se.

Até aqui pensei que o problema seria de incompatibilidade entre o Blogger e o Safari... mas não existe na verdade. Noutro Mac onde uso para fazer novos posts, a conta abria sem problema nenhum, o que me intrigou tecnicamente.

Então recordei-me do seguinte: o Blogger é da Google, portanto se usar o browser da Google, o Chrome, não haverá problema. E não houve! Abriu tudo na perfeição, Sem falhas. Funcionava.
A suspeita de ser do safari confirmava-se... mas eis que uma troca de impressões com outro blogger, ele revelou o oposto. No dele não funcionava nada e não abria a conta no Chrome e um outro feedback revelava o mesmo com o Firefox.

A conclusão a que cheguei é que o serviço deixou de ser aceite pelo browser pré-definido. Suspeito que o problema residirá no mecanismo que o software tem para fazer loggin com os dados automáticos de sempre. Portanto, ao se mudar simplesmente para outro browser que não se usava o problema deixa de se colocara e abre e funciona como seria esperado.


Agora o meu maior lamento é que custa muito usar outro browser que não seja o de sempre.
Neles faltam lá... tudo! Mas como funciona um tipo arranja-se (que remédio).
Desde os marcadores, a desconfiguração dos hábitos de clicar aqui e ali e tal, a apresentação das páginas surgem diferente (as letras maiores por exemplo)... uma chatice mesmo.

Mesmo assim será que há por aí outra conclusão ou solução para esta chatice toda com o Blogger?
Se alguém souber, diga...


Nota: Um dia depois o assunto foi resolvido. Bastou uma limpeza na pasta [user]/Lybrary/Preferences e eliminar o ficheiro plist do safari (o do RSS mantive-o).
O Safari aqui no Mac regressou novamente em boa forma.
Agradeço a dica ao Jõao Sousa. Obrigadão!

6 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Tomara que vc resolva a situação. O blog está muito interessante.
Bravo!
Cumprimentos cinéfilos!

O Falcão Maltês

João Sousa disse...

Tens extensões no Safari? Experimenta desactivá-las (desactivar e não desinstalar). Se quiseres ir mais longe, cria uma outra conta de utilizador e vê se os problemas também acontecem nesta.

ArmPauloFerreira disse...

Não tinha extensões mas tinha uma coisa muito parecida (add-on) que era o Click-To-Flash (que impedia os conteudos do Flash de carregarem -óptimo para os anuncios irritantes).
Foi das primeiras coisas que fiz... mas não deu qualquer efeito. Até o desinstalei e nem assim. Tudo igual.

Realmente não me lembrei de abrir um nova conta de utilizador e experimentar... bela dica e... resulta!

Plenamente bem noutra conta user... humm... está visto que foi um destrambelhar na Library... deitar fora as preferences plist e... abrir o safari de novo... (está a passar o video de welcome que já nem me lembrava disto)... olha, deu bem! Tudo OK agora!
Foi uma dica do caraças, João, acabaria por um dia o fazer (é que só não abria no Mac onde menos deveria estar no Blog...). Adiantaste-me assim e muito obrigado pela dica.
Well done! For Real!

ArmPauloFerreira disse...

@ António: Já vi o seu blog e digo que tem um espaço de grande gabarito, grande nível e é um grande entendido nos clássicos (não sou nem uma parte, mas gosto de vários clássicos obviamente).
Muito bom o blog e força e continue com isso!

Bruno Cunha disse...

Irrita estes problemas...


Abraço
Frank and Hall's Stuff

ArmPauloFerreira disse...

Irritaram mesmo... mas já os resolvi!!!
Safari a funcionar como deve ser outra vez. Yeah!