segunda-feira, 30 de maio de 2011

MyJukebox (lyrics): Dire Straits - You and your friend (live - do ao vivo On The Night - 1992))

Som do meu subconsciente...



Dire Straits
"You and Your Friend"[live] (do "On The Night" - 1992)






Will you and your friend come around
Are you and your friend gonna get on down
Will you and your friend come around
Or are you and your friend gonna let me down

If you talk to one another
I'm a hungry man
Let me know one way or the other
So I can make my plans

Will you and your friend come around
Or are you and your friend gonna get on down
Will you and your friend come around
Or are you and your friend gonna get on down

I relive the situation
Still see it in my mind
You got my imagination
Working overtime



A entrada no mundo dos Dire Straits, dei com a "Money For Nothing" e aquele video todo computorizado que desde o Verão de 1987, tomou de assaltou as televisões. Alguns anitos depois tive agarrei o meu 1º CD da banda de Mark Knofler, era um best of, o "Money For Nothing" (1988) que surgiu na boleia do desmesurado sucesso do álbum "Brothers In Arms" (1987).
Contudo, antes de o ter fui um ávido consumidor do álbum ao vivo "On The Night", emprestado de um cunhado (a sorte de ter sempre um conhecido com boa música), e que era um registo da digressão mundial do álbum de estudio "On Every Street" (1991 - e tem grandes momentos). O "On The Night" foi assim na verdade o álbum inteiro que pude apreciar com atenção. Funcionava como um best of só que ao vivo... e que grandes canções tinha, que grandes êxitos desfilava.

No entanto, um das mais marcantes faixas era a "You and Your Friend", que apresentava um estilo que muito me agrada em canções, que é o facto da criação de um ambiente e de se desenvolver como se algo já decorresse e a encontrássemos a meio da situação. A canção original já se apresentava com um nivel de charme fabuloso, mas é a versão ao vivo que atinge a excelencia. Um grande momento, que junto com outras deste álbum, muitas vezes povoaram o som do meu Walkman...
E depois nem vale a pena enaltecer o que Knofler consegue fazer com uma guitarra e nesta canção mais do que tocar belos solos, ele cria sentimentos expressos pelas cordas.
Memorável.

5 comentários:

Peter Gunn disse...

Uma verdadeira obra de arte esta música, assim como a maioria dos temas escritos pelo Senhor Mark Knopfler!!! =)

Também adoro o album "On the night!", vejo igualmente muitas vezes o DVD do concerto que só peca por não ter som 5.1 :P

Cumprimentos

ArmPauloFerreira disse...

Uma outra que sobressai deste live é a Romeo and Juliet, que aqui surge maior e em tom épico... verdadeiramente esmagadora. E o Mark Knofler arranca lá uns solos maravilhosos...

E sim, esse video é um espanto, já vi... mas não o tenho (e tenho de resolver isso, já agora).

ArmPauloFerreira disse...

Acrescentari até que no On The Night todas as canções cujos originais são do On Every Street, estão magistralmente superiores.

Mas live bom dos Dire Straits é o Alchemie... só a Once Upon A Time in The West... é um assombro.
O outro ao vivo que também tenho é o fantástico Live at BBC, registo feito aquando do primeiro álbum... as inéditas e algumas que tocam do 1º disco (a Lions por ex) têm uma execução que até arrepia de tão vivas e boas.

Mas para mim o ponto de excelência deles é a Telegraph Road ao vivo, que se apresenta no best of "Money For Nothing"... vem do Alchemie mas os edits que recebeu tornam-na para mim a melhor canção de sempre da banda de Mark Knofler (e irmão) & Cia.

Peter Gunn disse...

Tenho ambos os cds do Alchemie e da BBC mas infelizmente nunca adquiri o "Money for nothing" pois na altura já tinha o "Brothers in Arms", sendo que só mais tarde acabei por adquirir o best of "Sultans of Swing" que infelizmente não trás esse edit do "Telegraph road" mas sempre vem com um cd extra do Mark Knopfler ao vivo no Royal Albert Hall em que também se ouve uns belos sons ;)

Um abraçopo

ArmPauloFerreira disse...

Tenho os álbuns todos deles, excepto as mais recentes colectaneas (mas a que mais vezes me tentou trazer comigo foi a "Private Investigations - The Best of DS e MK").

A colectânea "Money For Nothing" é valiosíssima porque além da Telegraph Road editada (que acho a versão definitiva), tem mais algumas raridades mesmo excelentes:
- Portobello Belle (Live) -lindissima e viciante;
- Twisting By The Pool - inédita (nunca a encontrei fora deste album);
- Where Do You Think You're Going - espantosa canção;

Hoje em dia como se consegue tudo na net... descobre essas também.

Obs: o live da BBC é espectacular!
"What's The Matter Baby?" muitas vezes rolou... ui...

Obrigado pela participação, Gunn!