domingo, 29 de maio de 2011

MyJukebox: Raindogs - Indiegente

Som do meu subconsciente...



Raindogs
"Indiegente" (Raindogs - 1999)


(Instrumental)

Marcante! Esta banda portuguesa, os Raindogs, criaram num único take esta pequena preciosidade, que serviu de spot de abertura sonora do programa "Indiegente" que durante alguns anos alimentou as noites da Antena 3.
Inesquecível e passava todos os dias e nunca cansou... e hoje em dia continuo a escutá-lo com igual fascínio.
Esta maravilha, coloca-me fogo na alma...

3 comentários:

João Sousa disse...

Olhando para trás, acho incrível como não devo ter lido na imprensa, ou visto na televisão, mais do que um punhado de referências aos Raindogs. É um dos mais injustos eclipses na música pop portuguesa que me ocorre.

Conheci estes cavalheiros no defunto Sol Música, canal do qual até se aproveitavam umas seis horas semanais (ou seja, mais seis horas do que o MTV). Um ou dois dias depois, fui à Fnac comprar o Memories Of A Portable DAT.

É fácil argumentar que se influenciavam bastante nos Tindersticks, e que o vocalista de então (Roland Popp) não seria dotado de uma grande técnica. Quero eu lá saber disto! Prefiro o calor e aconchego dos Raindogs, e os ocasionais desafinos do Roland, a qualquer uma das entediantes, enfileiradinhas e presunçosas criações dos Delfins.

[Caso não tenham reparado, Delfins no geral e Miguel Ângelo no particular são dois dos meus pequenos ódios de estimação.]

ArmPauloFerreira disse...

Tudo verdades João, tudo verdades.

Acredita se te disser que esse album ao vivo é cativante mas na altura não o cheguei a comprar por apenas haver esse disponível e não ter esta "Indigente" que é uma obra-prima de dois minutos.

A determinada altura, e continuou assim, (quando a Antena 3 lancou em 2001 salvo erro a colectanea - nao quis adquiri-la por apenas valer pelo tema - algo que Me atormentou a alma anos depois quando se tornou a única solução para o ter). Afinal, nada mais havia deles disponível e isso foi uma tortura que levou anos... até que em inícios de 2010, a discografia deles ficou disponível na ITunes Store nacional. Descobri isso enquanto conduzia e pensava na música (nunca a esqueci). A descoberta foi tão forte que imediatamente a comprei mesmo a conduzir e logo de seguida a redenção de a ouvir no imediato. Comprei quase tudo deles. Um dia destes publico mais sobre eles e até um alinhamento da Playlist das favoritas... Ouço imensas vezes. Raindogs eram uma banda composta por gente de vários países mas reunidos cá e maioritariamente portugueses. Sem duvida que mereciam muito mais reconhecimento. Diz lá: não é tão bom serem a única banda no mundo ao nível dos Tindersticks? Quais Cousteau qual quê... (bem tentaram mas apenas se safaram bem com o primeiro)

ArmPauloFerreira disse...

Sobre a minha referida playlist... é verificar na iTunes Store. Procurar os Raindogs (artist) que penso surgirá nas recomendações do iTunes uma iMix "Raindogs selection", que a coloquei há alguns meses.
João, acredito que vais gostar.