domingo, 3 de julho de 2011

Já ajudei a promover José e Pilar aos Óscares... e tu?

Atendam, por favor, a esta admirável iniciativa do blog Split Screen, a respeito da promoção do filme "José e Pilar" para concorrer aos Óscars, ao qual obviamente me associo e divulgo para vossa atenção.


"Venho por este meio chamar-vos a atenção para a petição "José e Pilar aos Óscares". Provavelmente já terão tido a oportunidade de saber mais sobre o assunto no Split Screen ou no Facebook, mas gostaria de vos pedir - caso seja do vosso interesse - que nos ajudem na divulgação. Este é um movimento, que se quer independente, de fãs do filme de forma a sensibilizar o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) de forma a submeter este filme como candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.


Alguns de vocês poderão estar desde já a rir-se desta ideia utópica, mas acho sinceramente que o filme teria potencial entre a Academia. Portugal detém o recorde de maior número de submissões de filmes à categoria, sem qualquer nomeação. Qualidade das mesmas à parte, a verdade é que sendo na sua maioria o chamado cinema de autor, sabemos de antemão que a Academia não é fã do género. Provavelmente o ICA tenderá a submeter o "Mistérios de Lisboa", dada a sua produção, realização e elenco internacional. Terá ainda o nome de Paulo Branco associado, bem como distribuição nos Estados Unidos. Contudo, a verdade é que não me parece que a Academia vá nomear um filme de época com mais de 4h de duração...




José e Pilar, embora sendo um documentário, tem potencial para figurar entre o que de melhor se fez no nosso país. Especialmente tendo em vista os olhos com que seria visto lá fora. Foi muito bem acolhido pela crítica internacional (Variety, Cahiers du Cinema, ...), foi nomeado para os prémios da Academia Brasileira de Cinema, entre outros prémios, tem uma co-produção entre a JumpCut, a O2 (de Fernando Meirelles) e El Deseo (de Pedro Almodóvar), estes últimos que poderiam ter influência entre os membros da Academia, além de se focar numa figura internacional reconhecida: um prémio Nobel da Literatura, conhecido em todo o mundo.


Gostos à parte, gostaria que pensassem nesta petição ainda de uma outra forma: acredito que durante anos questionaram as escolhas do ICA, nem perceberam sequer os seus critérios... E se, por uma única vez, tivéssemos nós o poder de escolha?


Peço-vos a todos que ajudem à divulgação nos vossos blogues, FB, Twitter e afins, da petição e caso estejam de acordo, a assinem. Vamos tentar chegar ao maior número de pessoas, atingindo ainda os meios de comunicação (divulgação essa que já está em marcha). Neste momento, o número de assinantes já é superior a" 200 assinaturas num espaço de apenas 24h... e queremos muito mais!


Ajudemos todos então, a tornar realidade este tão nobre desígnio.
Eu já assinei e... de que é que ainda estão á espera, hã?


PETIÇÃO:
"José e Pilar" aos Óscares
(é só clicar...)




Lembre-se também que, o chegar aos Óscares, dever-se-a inteiramente a si e ao seu contributo. Chega de cruzar os braços!

Obrigado a todos pelo vosso apoio desde já!

2 comentários:

Tiago Ramos disse...

Obrigado pelo apoio! :)

ArmPauloFerreira disse...

De nada... com todo o gosto.
Vi o filme, gostei, surpreendeu-me e merece todo o apoio para essa iniciativa. Quem sabe se... vamos ter fé!