sábado, 1 de outubro de 2011

1 de Outubro, o Dia Mundial da Musica... os meus ecos

Hoje foi 1 de Outubro, dia de comemoração da efeméride do Dia Mundial da Música e com algum saudosismo por ser um fervoroso por música, publiquei no mural do meu Facebook, alguns artigos onde o assunto música é o foco principal. Na realidade, se há algo que este meu pasquim faz recorrentemente é publicar o som que me move. Coisas de uma pessoa que está sempre a ouvir música (ou faço por isso).


As sugestões que podem rever:

- Dia Mundial da Música (2008)
"Sim... não podia deixar passar esta efeméride ao lado."


- "Música da Semana: nostalgia house-pop dos anos 90"
"Em tempos, ouvia também disto...but who cares, right?"


- Breves pensamentos sobre a música dos anos 90: o metal, a electrónica e as bandas-sonoras
"Como é sabido, a década de 90 foi uma das mais importantes para a música, mas também ofereceram-nos géneros que apareceram com muita força e depois se evaporaram. Talvez porque da mesma forma que todo o mundo os adorou, logo depois se passou a renegar esses géneros... e alguns até foram géneros bem interessantes e estimulantes. Uma pequena reflexão..."


MyJukebox: Red Riding Hood (OST)... parte 2
Como o cinema gosta de musica... outra OST deliciosa. Destaque supremo: Anthony Gonzalez & Brian Reitzell na brilhante "Just A Fragment Of You", fusão do score com uma canção que se move numa toada trip-hop, alguns vocoders e uma avalanche final de electrónica+guitarras+score - é o momento de excelência... mas isto sou eu a dizer.




"No Dia Mundial da Musica, convém lembrar que esta nunca esteve sozinha... e o cinema gosta de musica!
O destaque vai absolutamente para a "One Of These Mornings", a genial recriação de Moby de uma música sua, desta vez belissimamente cantada por Patti LaBelle (sem os samples)"


-  MyJukebox (lyrics): Clint Mansell and Peter Broderick - "Not at home" (Last Night OST - 2010)
"Continuando com o espirito do Dia Mundial da Música... deixo, como sugestão um som da OST de "Last Night", cuja criação instrumental de Clint Mansell povoa e pontua (imenso) ao longo do filme, um estado de transe hipnótico admirável, culminando na excelente canção "Not at Home" cantada como um lamento sentido por Peter Broderick. Um must sonoro... e sabe a pouco. É arte!"
- rever também "Cine-critica: Last Night (2010)"

Clint Mansell and Peter Broderick - "Not at home"

Sem comentários: