sexta-feira, 14 de outubro de 2011

MyJukebox: Jay-Jay Johanson - Spellbound [2011]

Jay-Jay Johanson
Spellbound
[2011]


O sueco Jay-Jay Johanson regressou em 2011 aos discos (e com novo corte de cabelo) mas não posso dizer que chegou em grande.
O álbum "Spellbound" é tremendamente fúnebre, desinspirado e numa aridez de ideias que não se esperaria dele assim tão acentuadamente. O álbum é muito minimalista nos arranjos sonoros, numa toada geral de marcada tristeza e acaba por manter-se interessante até mais pelo uso que dá à sua voz, que srge aqui num registo de cantautor muitas vezes acústico com leves pinceladas electrónicas e atmosféricas.

Há sim um ou outro momento que ainda dá alento a não desistir, tais como em "Dilemma", "Shadows", "On The Other Side" ou "An Eternity".
Este álbum contém ainda a faixa "Suicide Is Painless", que este artista já a havia apresentado há vários anos atrás numa versão de jazz que era francamente superior ao resultado aqui apresentado. Era uma das suas melhores canções não editadas de 1997 e... banalizou-a sem a chama que existia dessa altura mas mesmo assim é interessante e vá lá a secção ritmica é boa (mas tenho de continuar a ouvir a versão live jazzy de '97).
A descobrir para quem é fã do sueco... é tipo um guilty pleasure.

"Dilemma"

Sem comentários: