sexta-feira, 16 de março de 2012

MyJukebox: Michael Kiwanuka - Tell Me A Tale + I'm Getting Ready [EPs - 2011]

Michael Kiwanuka
Tell Me A Tale - EP
[2011]
1- "Tell Me A Tale"  /  2- "I Need Your Company"  /  3- "Worry Walks Beside Me"

Em 2011, surgiu na cena musical este artista, que ditou este seu primeiro registo em Março. Foi há um ano atrás mas só reparei nele entre Outubro e Novembro. Da primeira vez que escutei a canção "Tell Me A Tale" fiquei logo rendido.Que grande música soul! A qualidade dos arranjos musicais foi o que mais me amarrou no imediato. Os diveros instrumentos de sopro que se escutam ao longo da canção, pontuados pelo violino e uma bateria enebriante... fizeram-me logo apontar o nome do tipo.

"Tell Me A Tale"


"Hummm... Kiwanuka. Mais um nome estranho, assim tipo Saadiq ou Raheem... ya, tá fixe até!" Curiosamente ficou-me logo gravado na memória.
Uns clicks e tal e... cá estava ele, que só ainda tinha um EP. Ok... e a verdade é que realmente estava aqui uma pérola da soul em estreia. Ainda nem sequer tinha um álbum lançado (que já saiu esta semana - mas fica para um dia destes...) mas este EP apenas de 3 faixas, ui... vale bem a pena ser apreciado. Sobretudo duas delas.
Se "Tell Me a Tale" é excepcional, a faixa seguinte é brutalmente magestosa. É a que mais vezes ouço e instrumentalmente é de um tão elevado bom gosto de opções que é uma delicia escutar este som. E depois tem uma bateria jazz cheia de groove.
"I Need Your Company" é viciante e deve ser, talvez mesmo, a melhor canção que Kiwanuka já lançou. E vai se tornar numa raridade dele pois nem sequer foi repescada para o alinhamento do álbum!?
Bem, mas isto sou eu a dizer.

"I Need Your Company"



+


Michael Kiwanuka
I'm Getting Ready - EP
[2011]
1- "I'm Getting Ready"  /  2- "I Need You By My Side" / 3- "Any Day Will Do Fine"

O segundo EP do Kiwanuka, continua a mostrar que é um artista para ficar e alimenta as crescentes espectativas para um magnifico álbum soul. Contudo, neste EP uma outra faceta do Kiwanuka se foi tornando mais visível e que alinha com o tom da terceira faixa do EP de estreia: as canções muito calmas e mais despojadas em termos de arranjos. o Kiwanuka surge aqui muito mais próximo da folk e do blues, do que do jazz/funk que a "Tell Me A Tale" apontava e me sugeria. Mesmo assim sente-se que a toada sonora pertence à soul, a forma como conduz e canta as canções não engana.

"I'm Getting Ready"


Tal como no anterior EP, é nos lados B destes EPs que se encontram as pérolas e aqui, nos meus gostos, rendo-me totalmente à "Any Day Will Do Fine", que tem uns arranjos suaves e subtis mas duma qualidade maravilhosa mesmo. A orquestração final é arrebatadora. Vale bem a pena a descobrirem.

"Any Day Will Do Fine"


Michael Kiwanuka vai ser grande!
Apontem bem aí...

6 comentários:

Anónimo disse...

Que treta é esta? Agora perdeu-se o .com e virou tudo .pt?

Anónimo disse...

Descobri o que está a acontecer!
http://www.techoclock.com/stop-blogspot-blog-from-redirecting-to-country-domains
Preocupante o minino!

ArmPauloFerreira disse...

Ya... obrigado "anónimo". Já tinha conhecimento da mudança de .com para .pt dos blogs do Blogger.
A explicação é realmente essa acerca dos dominios.
Penso que a nível nacional, para alguns operadores, até vai ser positivo pois assim passam a ser considerados tráfego nacional e não internacional (no caso da Telepac e também mais especificamente da ZON, no pacote 6Mbps é taxado dessa forma - o nacional é ilimitado e o internacional tem limites - cumulo da estúpidez mas fazem isso).
Assim quando se usa um blog em qualquer país que se esteja ele muda para o endereço desse país.

Para já, não ando a achar graça é ao facto do endereço mudar e de isso ser mau para partilhas no Facebook por exemplo (fica sem preview, por exemplo)...

Anónimo disse...

Mas o facto de ser .pt não quer dizer que "vira" tráfego nacional. Aliás não acontecerá já que continua tudo a ser alojado nos servidores google além-fronteiras. O máximo que acontece é ter que vir verificar por "cá" onde vai dar o blogspot.pt e voltar para "trás". Resumindo perde mais tempo num redirecionamento forçado. Para blogs com contéudo em língua portuguesa ainda vá, mas os blogs nacionais orientado para o exterior é sempre um tanto desagradável "perder" a internacionalidade .com a que já estavam habituados eles e os clientes.

A idiotice da distinção tráfego/nacional é um anacronismo que ainda infelizmente subsiste. Lá fora até se riem de nós quando.

Isto é chato por inúmeras coisas como a perda de referencias de url. E imaginemos que o blog tinha linkagens dedicadas a servidores externos que só permitiam o "hotlink" por parte armpauloferreira.blogspot.com e não pt. Tudo tem/teria de ser revisto e mudado à pressa

Foi chato, mas poderia ser pior diga-se. :)

ArmPauloFerreira disse...

Não sei mas recentemente, o endereçamento já se encontra a funcionar melhor e não cria tantos atritos com o Facebook pelo menos. Vamos ver no que dá...

"Lá fora até se riem de nós"... isso é verdade. Coisa de mentalidades arcaicas mesmo.

ArmPauloFerreira disse...

E da música do Kiwanuka... opiniões?