quarta-feira, 7 de março de 2012

MyJukebox: Raphael Saadiq - Good Man - Stone Rollin' [2011] pt1...

Raphael Saadiq
"Good Man"
album: Stone Rollin'
[2011]


Em 2011, à custa de ouvir radio (RNova 98,9), em fins de Abril ou inícios de Maio, fui reparando numa certa música nova que por vezes passava de longe a longe. Não sabia nada sobre que raio de tão deliciosa canção era aquela mas a certo momento que a dita passou na radio do costume, peguei no iPhone e abri a aplicação Shazam e... zás! Fiquei a saber logo tudo.
Chamava-se "Good Man" e era dum tal de Raphael Saadiq. Quanto mais vezes a ouvia mais entranhada ficava a canção. Com o passar das semanas a dita canção parecia que se tinha alojado no meu subconsciente. Sinceramente, se já escutava a estação de rádio com atenção, ainda mais atenção lhe passei a prestar, especialmente quando passava esta do Saadiq pois satisfazia-me escutar o que os radialistas da Nova soltavam a respeito deste artista multifacetado.
Fui ouvindo e depois também prestando atenção ao videoclip... que é verdadeiramente espectacular.


Uma autêntica curta-metragem erguida em torno das letras suculentas desta genial canção. A história é comovente... é sobre um "bom homem", que mesmo tendo feito serviços que não o orgulham, de nem sempre ter feito tudo bem e apesar de todas as agruras que a sua amada lhe fez sofrer (e passar), demonstra manter um carácter humilde e acima de tudo convicções e atitudes muito nobres.
Um verdadeiro "Good Man"... vejam e ouçam!




Não é a primeira vez que aqui dedico um artigo a este grande artista. Nem será o último...
Na altura perante tanta genialidade deste multifacetado artista (canta, escreve, toca diversos instrumentos, produz, representa, etc) publiquei o artigo na rúbrica pedestal, mostrei a passagem dele por Portugal no Festival Sudoeste'11 e fiz a critica ao álbum anterior "The Way I See It".
A verdade, é que há quase um ano que este artigo já deveria ter sido publicado. Nunca o fiz. Digo que fiquei bloqueado e até fiz em jeito de brincadeira um post sobre isso - clicar aqui.
Nunca senti coragem em o fazer porque no sentido de megalomania de blogger (querer fazer melhor possível), perdi a noção de como o fazer.
 Não é fácil erguer um artigo, quando me deparo com algo que me entrega um êxtase maior que o normal. Pode ser um filme ou música e sinto-me pequeno demais para sentir que vou conseguir fazer como deve ser ou como entendo que o artista mais merecia da minha parte.
Sendo assim, este artigo é o que decidi fazer desta vez. Espontâneo. Simples. Humilde e também pessoal - porque contei como descobri o som de Raphael Saadiq. Por isso teria de começar por apresentar esta "Good Man"... que é do melhor que ouvi em todo o ano de 2011 e que mudou muita da minha atenção musical em 2011. E já me sentia mal ao não ter esta canção e este álbum, aqui no blog. É a primeira parte de uma mini-série de artigos dedicados a explorar este álbum... isto se o conseguir fazer. Tentarei...


Já a seguir as letras da canção, mais alguns videos de diversas actuações e até mesmo uma foto da edição física deste álbum junto do meu teclado. Coisas...

(written by Raphael Saadiq and Taura Stinson
By Raphael Saadiq:
Vocals [with Taura Stinson], Clavinet, Drums, Bass, Guitars, Tambourine, Mellotron and Horn Arrangement)



I'm a good man, food on the table
Workin' two jobs ready willing an able, check
Good man up having fun
Got no kids and i love the Lord, check
Good man i'm monogamous
Never did time well maybe just once, check
Good man and puts it down
Wanna say it twice but i puts it down, check


How could you ever walk away
After all I've done for you
I feel like there's a knife in my back babe
You might as well put it all the way through

I'm a good man, food on the table
Workin' two jobs ready willing an able, check
Good man up having fun
Got no kids and i love the Lord, check
Good man i'm monogamous
Never did time well maybe just once, check
Good man and puts it down
Wanna say it twice but i puts it down, check

You watched them handcuff me lady
And walk me through my own home
I never been so humiliated
I don't think that i deserved this from you, good man

I'm a good man, food on the table
Workin' two jobs ready willing an able, check
Good man up having fun
Got no kids and i love the Lord, check
Good man i'm monogamous
Never did time well maybe just once, check
Good man and puts it down
Wanna say it twice but i puts it down, check

Right now i'm better, better than ever
So much better now
My life is better, my love is greater
So much better now, without you

I never felt so good inside, without you
I never felt so good inside, i'm a good man
How could you just get up and walk away
See but when things got rough you quickly ran to me, somebody save me
I'm a good man there's one thing i know
So I'm gonna tell you that i'm a good man thanks to you
Good man...



Deixo mais alguns videos, muito interessantes sobre esta musica, onde se pode perceber que nas diferentes facetas (nos diferentes arranjos), estruturalmente a canção não é como um baralho de cartas, pois é sempre grandiosa conforme se apresente. E isso já diz muito sobre a canção... é magnifica mesmo. Ficam aqui algumas variantes ao vivo. Enjoy it!

Aqui numa actuação ao vivo mais intimista, para a radio KEXP...



E por fim, pois há imensos videos live, esta actuação do artista no Festival SXSW'11.



E o making of do video.


Quanto ao resto do álbum... abordarei em mais alguns próximos posts.

Na minha secretária...

(continuará...)

Sem comentários: