sexta-feira, 6 de abril de 2012

MyJukebox: Spiritualized - Pure Phase [1995]

Espiritualizemos a Sexta-feira Santa...
"Ladies and Gentlemen": os neo-psicadélicos Spiritualized!!!


Spiritualized
álbum "Pure Phase"
[1995]


Podia dizer muita coisa deste disco, que o tenho e conheço desde que saiu e tal... mas não quero (já havia falado um pouco neste artigo). Apenas reforçar que é um dos melhores álbuns dos Spiritualized, mesmo que o registo seguinte a este seja a inabalável grande obra-prima absoluta que é (saber mais clicando aqui). Na altura o projecto até se chamava Spiritualized Electric Mainline mas isso é um pormenor que pouco interessa agora. O facto é que brilhantemente atinge os sentidos e inflige a alma. Ponto final.

Para se admirar este "Pure Phase", que é um som hipnótico e circular que atravessa todo o álbum, devemos nos deixar levar e render a este som psicadélico.

"Let If Flow"
(neste celestial canção, prestar atenção à "electricidade" seguida do dilúvio sonoro e da percussão - entre 2:15 e 2:33 - que faz bem aos sentidos e deve ser repetida a escuta e bem alto o volume!)

Let It Flow Lyrics:

Here it comes and then it goes
And that feeling takes me home
And I don't know where I'm goin'
Let it flow
All I wanted was a taste
Just enough to waste the day
Just enough to make me sick
Let it flow

And it takes up all my time
And it lays me back a while
Makes me feel like I'm a child
Let it flow
Let it flow

Here it comes an then it goes
And it hits me, takes me home
I don't know where I'm goin'
And I don't know where I've been
But I'd do it all again
All I wanted was a taste
Enough to waste a day
Just enough to make me sick
I can't get too much of it


Efeitos secundários: pode sentir a mente a divagar como se flutuasse no espaço...
Recomendações: ouvir bem alto e atentamente, se possível com auscultadores.


O seguinte video da "Take Good Care Of It" também ajuda a encontrar a trip como focar-se...



Ler bem as indicações nas seguintes letrinhas (Take Good Care Of It - lyrics):

You got a whole lot of love
Won't you give some to me

If you send some my way
I will take good care of it

For the love that you sing
Will come back to you someday

And the good time you bring
I will bring to you someday...

Caso sinta que este medicamento espiritualizado lhe soube a pouco, pode sempre repetir e recomenda-se sériamente ouvir todo o álbum com muita atenção a faixas como "Medication", "Slide Song", "Spread Your Wings" ou "Feel Like Goin' Home", que são momentos de grande ajuda.

"Slide Song"

"Slide song" lyrics:

Hey you know that I've been searching deep inside
And I'm not certain I will like the things I find
I don't know that you will understand but I have tried

I don't know just why I need to do the things I do
And I'd love to do these things without them hurting you
I don't know that you will understand but that's the truth

I'd give it up for you but let me finish what I got
I'd love to now but lord you know it sure does take a lot
I'll always love yu honey but I can't be
Ahat I'm not


Remember: stay focus, dudes!

2 comentários:

Jean disse...

Obrigado por esse post fantástico, procuro os álbuns deles por toda parte e não encontro.

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado pela simpatia. O posts era para ser somente sobre uma canção e acabei a voltar a falar do álbum todo. Tenho uma boa parte da obra deste projecto (em CD desde o inicio mas comecei a falhar já na recta final do projecto - a net faz destas coisas) mas imagino que deverá haver pela net tudo disponível... creio que sim.