quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mountain Lion... saiu o novo sistema operativo da Apple

Foi lançado hoje, dia 25 de Julho, o novíssimo sistema operativo para os computadores Apple, o:

OS X Mountain Lion (também conhecido por OS X 10.8).

Encontra-se (apenas) disponível na Mac App Store e custa apenas, preparem-se, 15,99 euros!!!
Uau, é o mais acessível sistema operativo da Apple de sempre!!!


Diz a Apple que  Obviamente, que foi desenvolvido em sucessão ao sistema anterior, o Lion (OS X 10.7) e inclui mais de 200 novas habilidades para tornar os Macs ainda mais gostosos de utilizar.


Os maiores destaques recaem nas funcionalidades como: iCloud, Messages, o renovado Safari, a Central de Notificações, as novas formas de Partilhar (além do Twitter desde o 10.7, agora chega também com a integração do Facebook pelo sistema operativo - yes!!!), o Game Center, o AirPlay com video, o Power Nap (que mantém o mac actualizado no modo de hibernação - só para o novo MacBook pro Retina e recentes MacBook Air), o Gatekeeper (que verifica e controla as aplicações que se descarregam da net), etc.




É um avanço importante que dá este desenvolvimento do Mac OS X pois torna cada vez mais estreitos os hábitos de usos entre o Mac e os dispositivos com iOS (iPad, iPhone...), uma vez que este Mountain Lion, adquire imensas semelhanças de uso. No fundo, é a Apple a colocar no Mac funcionalidades só presentes no iPad ou iPhone.


Sinceramente, acho que apenas um ano de diferença entre a versão anterior e a nova, é muito pouco tempo. Um sistema operativo, antigamente tinha ciclos mais longos entre versões e isso conferia-lhes estabilidade, não só para a marca como também para quem é programador das aplicações. Mas o mundo é hoje em dia tão acelerado...


Vale ao menos que este 10.8 apenas exige a versão 10.6.8 e tem a seu favor ser tão acessível.
Puxa, só 15,99€... é obra!


Links úteis:
- o site da Apple
- o site Lifehacker, com vários conselhos para que tudo vos corra bem na instalação;
- a review ao Mountain Lion no site da MacWorld

3 comentários:

Anónimo disse...

Acaba por não ser tão barato se pensarmos em quem já pagou pelas subvariações do osx até aqui. do leopard até ao snow leopard, do snow até ao lion. e agora mais 15 euros pelo mountain. some-se tudo e...

Novamente há chatice de nestes casos de raiz ter de instalar OSX sobre OSX e nao meter directamente o Mountain acho.

Como isto se portará nos mac's com 3 anos?

ArmPauloFerreira disse...

Ainda não aprofundei mas se o requisito minimo é ter o 10.6.x e passar desse para 10.8.x... até que fica barata a nova versão. É ter o mais recente Lion apenas 16 euros. Nada mal... antigamente um Mac OS X custava 150 euros!

Anónimo disse...

Ok, eu já entendi a coisa. É preciso pelo menos ter o snow leopard para comprar via store o ML. No entanto depois de descarregar podemos fazer uma instalação fresca usando uma pendrive bootable. Para quem instalar por cima de versões anteriores ou betas é preciso ao que parece autentificação via appleID. Se calhar seria bom era mesmo arranjar por aí uma developer preview 4 (não sei se uma golden não roça a muito ilegal) e instalar numa partição à parte só para ver como as coisas correm. Depois compra-se ou não.

Os 150 euros era no tempo que demoravam anos para saírem (realmente) novas versões. Agora os custos deles de distribuição são quase zero. Também já ninguém tinha paciência para estar a pagar por uma nova versão de ano e meio a ano e meio. E mesmo assim já foi uns 30 euros com a versão anterior já na store.

Além do mais eles estão a tentar empurrar esta versão o mais possível porque as pessoas iam se sentir um tanto frustradas com o lançamento do muito 2-em-1 SO móvel/desktop Win8 coisa que nem com o ML a Apple conseguiu (nem deve querer se calhar) .