sábado, 28 de julho de 2012

MyJukebox: The Beatles - Tomorrow Never Knows (2012)

The Beatles
"Tomorrow Never Knows"
[2012]

Este álbum/colectânea é um exclusivo da Apple iTunes Store

Saiu há poucos dias na iTunes Store (Apple) uma colectânea dedicada aos The Beatles. Esta colectânea exclusiva da iTunes Store (só se encontra disponível lá), editada com as vantagens do formato iTunesLP, que apresenta o álbum como um dvd com menus seleccionáveis (ver foto - que até tem o alinhamento do álbum)...

visualização da colectânea no iTunes, usando em modo iTunesLP
- cada faixa exibe a arte do álbum de onde é proveniente e todas as informações sobre as faias, autoria, etc... só clicar!

..., e como dizia, esta colectânea foi criada para reflectir a importância que os Beatles tiveram nas gerações seguintes, com um alinhamento muito especifico, apura as faixas que mais influenciaram o rock. E quando se fala do rock apontam-se logo nomes de diversas bandas como os Radiohead, Foo Fighters, Linkin Park, Maroon 5, Oasis, Nirvana, The Killers, Arcade Fire, Jack White, etc, etc, etc... Imensas, portanto.
Diria até mesmo que todas!


clicar para ampliar e ler o Dave Grohl dos Foo Fighters

Basta ouvir algumas faixas desta colectânea que fica bem claro o alcance que estas canções, que nos chegam desde os anos 60, com uma frescura invulgar. Muitas delas parecem ainda actuais, como se fossem dos dias de hoje.

"Helter Skelter"
(Reverência total a esta pois é mesmo impecável e só aqueles riffs e berros... brutal!!!)



Dizem que esta magnifica "Helter Skelter" inspirou o surgimento do hard-rock e do metal. A faixa está mesmo considerada pela critica como sendo a primeira desse género no rock mais forte. Outras como a "Revolution", onde John Lennon e George Harrison debitavam distorção das suas guitarras, sem dúvida que habitaram a mente de gerações ao longo de décadas depois.

"Revolution"


São imensas as faixas que ao longo desta colectânea demonstram o sentido de frescura e irreverência inovadora que a banda deu ao mundo, talvez mesmo até cedo demais para o seu tempo. Eles com vários álbuns, experimentaram e anteciparam imensas tendências do pop/rock.


Sem pretender estar a ir muito longe, há uma faixa que até mais que o rock, alimentou o frenesim da electrónica e nos anos 90, o surgimento do estilo big beat não terá sido assim tão inocente, quando se escuta a "Tomorrow Never Knows". Dá para notar que bandas da cena de dança, especialmente os The Chemical Brothers, souberam interpretar o legado embutido nesta faixa.


E a pensar nisso... vou colocar aqui mais uns screenshots duma playlist que fiz (á pouco) no iTunes, onde juntei 5 faixas distintas com base nesta "Tomorrow Never Knows".
A primeira a escutar é a original (a que vem nesta colectânea);

"Tomorrow Never Knows"
(Das minhas faixas preferidas no top máximo dos Beatles... psicadélismo puro! Brilhante!!!)




Depois uma nova reinvenção da faixa feita por Sir Martin (que foi o produtor da banda) onde a cruza com a "Within You Without You" (ai aquelas citaras...), resultando numa nova e impressionante apreciação sonora. É a melhor faixa que se encontra no impressionante álbum "LOVE" (2006) dos Beatles (ver critica clicando aqui);

"Within You Without You / Tomorrow Never Knows [LOVE]"
(fusão inovadora... nunca ouvimos isto assim. Melhorar uma obra-prima
é sempre um caso impossível... e conseguiram-no! É viciante!!!)

Depois escolhi duas faixas dos
The Chemical Brothers onde o tributo está bem presente (e o vocalista é nada menos que o Liam dos Oasis, assumidos seguidores dos Beatles) e a interpretação do ritmo está bombástica;

The Chemical Brothers - Setting Sun (1997)
(e no álbum seguinte, voltaram com a "Let Forever Be"... ver no YouTube)



e por fim uma cover recente que se pode ouvir no filme "Sucker Punch" (2011, de Zack Snyder).
-a versão de Carla Azar



Dá bem para perceber, que não terá sido nada à toa que a colectânea tem o nome desta faixa... significa o futuro!


Sem comentários: