sábado, 28 de julho de 2012

MyJukebox: The Beatles - Tomorrow Never Knows (2012)

The Beatles
"Tomorrow Never Knows"
[2012]

Este álbum/colectânea é um exclusivo da Apple iTunes Store

Saiu há poucos dias na iTunes Store (Apple) uma colectânea dedicada aos The Beatles. Esta colectânea exclusiva da iTunes Store (só se encontra disponível lá), editada com as vantagens do formato iTunesLP, que apresenta o álbum como um dvd com menus seleccionáveis (ver foto - que até tem o alinhamento do álbum)...

visualização da colectânea no iTunes, usando em modo iTunesLP
- cada faixa exibe a arte do álbum de onde é proveniente e todas as informações sobre as faias, autoria, etc... só clicar!

..., e como dizia, esta colectânea foi criada para reflectir a importância que os Beatles tiveram nas gerações seguintes, com um alinhamento muito especifico, apura as faixas que mais influenciaram o rock. E quando se fala do rock apontam-se logo nomes de diversas bandas como os Radiohead, Foo Fighters, Linkin Park, Maroon 5, Oasis, Nirvana, The Killers, Arcade Fire, Jack White, etc, etc, etc... Imensas, portanto.
Diria até mesmo que todas!


clicar para ampliar e ler o Dave Grohl dos Foo Fighters

Basta ouvir algumas faixas desta colectânea que fica bem claro o alcance que estas canções, que nos chegam desde os anos 60, com uma frescura invulgar. Muitas delas parecem ainda actuais, como se fossem dos dias de hoje.

"Helter Skelter"
(Reverência total a esta pois é mesmo impecável e só aqueles riffs e berros... brutal!!!)



Dizem que esta magnifica "Helter Skelter" inspirou o surgimento do hard-rock e do metal. A faixa está mesmo considerada pela critica como sendo a primeira desse género no rock mais forte. Outras como a "Revolution", onde John Lennon e George Harrison debitavam distorção das suas guitarras, sem dúvida que habitaram a mente de gerações ao longo de décadas depois.

"Revolution"


São imensas as faixas que ao longo desta colectânea demonstram o sentido de frescura e irreverência inovadora que a banda deu ao mundo, talvez mesmo até cedo demais para o seu tempo. Eles com vários álbuns, experimentaram e anteciparam imensas tendências do pop/rock.


Sem pretender estar a ir muito longe, há uma faixa que até mais que o rock, alimentou o frenesim da electrónica e nos anos 90, o surgimento do estilo big beat não terá sido assim tão inocente, quando se escuta a "Tomorrow Never Knows". Dá para notar que bandas da cena de dança, especialmente os The Chemical Brothers, souberam interpretar o legado embutido nesta faixa.


E a pensar nisso... vou colocar aqui mais uns screenshots duma playlist que fiz (á pouco) no iTunes, onde juntei 5 faixas distintas com base nesta "Tomorrow Never Knows".
A primeira a escutar é a original (a que vem nesta colectânea);

"Tomorrow Never Knows"
(Das minhas faixas preferidas no top máximo dos Beatles... psicadélismo puro! Brilhante!!!)




Depois uma nova reinvenção da faixa feita por Sir Martin (que foi o produtor da banda) onde a cruza com a "Within You Without You" (ai aquelas citaras...), resultando numa nova e impressionante apreciação sonora. É a melhor faixa que se encontra no impressionante álbum "LOVE" (2006) dos Beatles (ver critica clicando aqui);

"Within You Without You / Tomorrow Never Knows [LOVE]"
(fusão inovadora... nunca ouvimos isto assim. Melhorar uma obra-prima
é sempre um caso impossível... e conseguiram-no! É viciante!!!)

Depois escolhi duas faixas dos

Take Cinema Magazine #29.. revista gratis Julho/Agosto '12

Uma boa noticia: já se encontra disponível uma nova edição da revista Take Cinema Magazine!


Ora bem, para quem desconheça, a Take Cinema Magazine é uma revista de cinema on-line e gratuita, e que pode ser também (descarregada e) apreciada em PDF.


Entre muitos interesses diversos sobre o mundo do cinema, recorda-se o melhor de 2011, um oportuno artigo dedicado ao filme do momento que é o do Batman "The Dark Knight Rises", entre outros artigos cativantes.


A última edição saiu por alturas do Natal passado (rever post) e como tal, é sempre uma grande surpresa quando há uma nova edição. E esta edição é daquelas mesmo valentes!

Ahh... e como sempre, é clicar aqui para ir ter à revista: take cinema magazine

Altamente recomendada a revista!

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O logo dos Jogos Olimpicos de Londres 2012 e os casos Zion-Lisa

Quando há uns 5 anos atrás se revelou o logotipo para os Jogos Olimpicos de 2012, em Londres, eu até achei bastante interessantes. Usa formas simples totalmente vectoriais, onde a data 2012 é estilizada como um logotipo.


Estava OK e muito funcional. No entanto, houve na altura um burburinho que rapidamente ganhou proporções inesperadas e soava em tom jocoso.
A realidade é que observando bem o logotipo, pelo prisma da cultura popular, as formas dos números estilizados sugerem-nos a pose da Lisa Simpson de joelhos num sugestivo sexo oral.



E curiosamente é logo duma personagem que até toca (sopra) no seu instrumento favorito, que é um saxofone. Não deixam de ser coincidências...



Mas as criticas não se ficaram por aqui, pois os responsáveis do Irão também se insurgiram perante este logotipo pois sentiam-se ofendidos por nele lerem a palavra "ZION". Indignados, acusaram mesmo a organização inglesa dos Jogos Olimpicos de racismo e o acto do designer como um atentado aos valores e princípios que seguem.
Lá terão a razão deles... mas o que é certo é que o Comité Olimpico rejeitou as acusações do Irão, referindo que a intenção do logotipo é ser atractivo e captar a atenção dos jovens, fazendo-os facilmente se identificarem com as formas mais modernas do logotipo. *




Ainda assim, Zion para mim remete-me é aos filmes da saga Matrix. Bem, mas isso é outra conversa. Contudo, a imagem da mocinha ajoelhada não saiu mais da minha associação a este logotipo. Acontece...


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Apple actualiza... Safari, iPhoto, iMovie, etc

A Apple na sequência do lançamento global do novo sistema operativo, o Mountain Lion, disponiblizou diversas actualizações, entre elas o Safari, iPhoto e iMovie.
Até aqui tudo bem, agora o que ainda me faz uma certa espécie é o tamanho gigante de alguns dos updates...
É certo que já estamos na era da internet por fibra óptica, pelo 4G e tal... com tráfegos ilimitados e altas velocidades de download. Mesmo assim estes updates massivos são... massivos!
E se pensarmos em juntar a própria instalação do sistema operativo, também ele um download de 4Gigas e juntarmos mais os updates... a coisas ascende aos 6gigas num estante. Isto se for só para os casos de se ter um Mac, pois sendo mais que um... é fazer contas!

Bem...mas no momento ainda não é o meu caso e nem sei porque estou a remoer com isto... shiuf!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mountain Lion... saiu o novo sistema operativo da Apple

Foi lançado hoje, dia 25 de Julho, o novíssimo sistema operativo para os computadores Apple, o:

OS X Mountain Lion (também conhecido por OS X 10.8).

Encontra-se (apenas) disponível na Mac App Store e custa apenas, preparem-se, 15,99 euros!!!
Uau, é o mais acessível sistema operativo da Apple de sempre!!!


Diz a Apple que  Obviamente, que foi desenvolvido em sucessão ao sistema anterior, o Lion (OS X 10.7) e inclui mais de 200 novas habilidades para tornar os Macs ainda mais gostosos de utilizar.


Os maiores destaques recaem nas funcionalidades como: iCloud, Messages, o renovado Safari, a Central de Notificações, as novas formas de Partilhar (além do Twitter desde o 10.7, agora chega também com a integração do Facebook pelo sistema operativo - yes!!!), o Game Center, o AirPlay com video, o Power Nap (que mantém o mac actualizado no modo de hibernação - só para o novo MacBook pro Retina e recentes MacBook Air), o Gatekeeper (que verifica e controla as aplicações que se descarregam da net), etc.




É um avanço importante que dá este desenvolvimento do Mac OS X pois torna cada vez mais estreitos os hábitos de usos entre o Mac e os dispositivos com iOS (iPad, iPhone...), uma vez que este Mountain Lion, adquire imensas semelhanças de uso. No fundo, é a Apple a colocar no Mac funcionalidades só presentes no iPad ou iPhone.


Sinceramente, acho que apenas um ano de diferença entre a versão anterior e a nova, é muito pouco tempo. Um sistema operativo, antigamente tinha ciclos mais longos entre versões e isso conferia-lhes estabilidade, não só para a marca como também para quem é programador das aplicações. Mas o mundo é hoje em dia tão acelerado...


Vale ao menos que este 10.8 apenas exige a versão 10.6.8 e tem a seu favor ser tão acessível.
Puxa, só 15,99€... é obra!


Links úteis:
- o site da Apple
- o site Lifehacker, com vários conselhos para que tudo vos corra bem na instalação;
- a review ao Mountain Lion no site da MacWorld

iPhone 4S: Siri e Zooey Deschanel (Apple promo)

Apple promo: a Siri do iPhone 4S...
 

A Zooey Deschanel, actriz e cantora, a demonstrar a Siri, a funcionalidade de assistência pessoal do iPhone 4S.



- Is that rain?
- Yes, it appears to be raining, Zooey!


(E é preciso a Siri do iPhone 4S para comprovar? Daahh...)

terça-feira, 24 de julho de 2012

Cine-critica: The Switch (2010)

The Switch
A Troca
[2010]

Realização: Josh Gordon e Will Speck

Com: Jason Bateman, Jennifer Aniston,
Patrick Wilson, Juliette Lewis, Jeff Goldblum, etc...

Sinopse (via Split Screen): "Chegada à casa dos 40 e após uma busca infrutífera pelo homem perfeito, Kassie Larson (Jennifer Aniston) decide avançar por sua própria conta e risco e ter um filho sozinha, recorrendo às mais modernas técnicas de inseminação artificial. Sete anos depois, com a vida estável e um filho de seis anos, ela descobre um segredo que Wally Mars (Jason Bateman), o seu melhor amigo, tem guardado durante todo este tempo..."





Ora bem...

sábado, 21 de julho de 2012

MyJukebox: Roger Waters - Amused To Death [1991]

Roger Waters
"Amused To Death"
1992


"Amused to Death era o terceiro album de estúdio da carreira a solo de Roger Waters. Album ignorado pela crítica, e esquecido pelo público, visão pessimista sobre o comportamento humano, a alienação, a rotina massacrante e a brutalização do homem provocada pelas doses de violência que lhe são despejadas incessantemente na TV. Essa era a temática abordada pelo ex-Pink Floyd neste disco, lançado em 1992. Jeff Beck e Don Henley têm participações especiais no disco. Entretanto já passaram 20 anos, e Amused to Death é hoje considerado um dos melhores álbuns conceptuais de sempre."
via Francisco Rocha em Two On The Road

"What God Wants, part 1"

Comecemos pelo principio, de todos os álbuns do Roger Waters a solo, este é um álbum que gosto bastante e é o que mais prazer me dá ouvir. É um bom álbum conceptual, não diria dos melhores álbuns conceptuais de sempre (ele enquanto nos Pink Floyd fez melhores e superiores a este) mas que é um álbum encantador lá isso é... é inegável.

As diversas "What God Wants", as duas partes de "Late Home Tonight", ambas as "Perfect Sense" (que funcionam como uma só, apesar de divididas em duas), a maravilhosa "Too Much Rope" e por fim as duas

Filmes 2012: Bachelorette - trailer, poster, sinopse...

Finalmente surgiram novidades (o primeiro trailer e respectivo poster) sobre uma das estreias do Festival de Sundance 2012 (ver mais aqui sobre a edição deste ano) que me ficaram apontados no radar, pelo conceito e elenco, e chama-se:

"Bachelorette"


(IMDb)
Realização e argumento:
Leslye Headland

Com:
Kirsten Dunst, Isla Fisher, Lizzy Caplan,
James Marsden, Adam Scott, Kyle Bornheimer, Rebel Wilson, etc.

Estamos na presença de uma comédia que aparenta ter o conceito de "Bridesmaid" (um dos melhores filmes de 2011. Ponto final!) mas que sugere também aqui tudo correr nada bem e com consequeências ao nível do "Hangover"... só que com mulheres. Depois para suscitar ainda mais expectativas o filme conta com um elenco onde Kirsten Dunst, Isla Fisher e Lizzy Caplan contracenam juntas (sobretudo as duas primeiras), para resultados explosivos. É isto e surpresas que se esperam daqui mas a diversão parece estar garantida.

Sinopse (e trailer + poster via Rick's Cinema): "Quatro amigas dos tempos do ensino secundário, cujos problemas antigos vêm à superfície, quando Becky (Rebel Wilson), a mulher menos popular do grupo fica noiva de um dos solteiros mais populares de Nova Iorque e convida as amigas para o casamento. É então que decidem dar uma festa de despedida de solteira, que rapidamente fica fora do controlo..."
"Bachelorette" estreia no dia 7 de Setembro de 2012, nas salas de cinema norte-americanas.





"Bamos" ter filme!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cartaz MV TMN... Festival Marés Vivas 2012, VN Gaia

Festival Marés Vivas 2012
VN Gaia


18 de julho 
Franz Ferdinand - 01h00 
Wolfmother - 23h15 
The Sounds - 22h00 
Palco Moche - 19h/21h30 e 03h/06h 

19 de julho 
Kaiser Chiefs - 01h00 
Garbage - 23h15 
The Cult - 22h00 
Gun - 21h00 
Palco Moche - 19h/21h30 e 03h/06h 

20 de julho 
Gogol Bordello - 01h00 
Billy Idol - 23h15 
Os Azeitonas - 22h00 
Ebony Bones - 21h00 
Palco Moche - 19h/21h30 e 03h/06 

21 de julho 
Pedro Abrunhosa - 01h00 
Anastacia - 23h15 
The Hives - 22h00 
Mónica Ferraz - 21h00 
Palco Moche - 19h/21h30 e 03h/06

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Series TV: Fringe... trailer e poster da 5T

Fringe news:

Poster para a 5ª temporada e última temporada (de apenas 13 episódios).
A invasão e o fim chega em Setembro'12.


sábado, 7 de julho de 2012

Street art... de dia e de noite


De dia deve ser uma manifestação artística imponente e à noite a iluminação cria um belo efeito.
Impressionante!


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Os smartphones mudaram mesmo o uso dos telemóveis...

... é que hoje em dia quase já nem se fazem chamadas com eles!

Há 5 anos atrás, antes da chegada do iPhone, nunca se imaginaria tudo isto ser possível. Depois do iPhone ter alterado o paradigma do telemóvel, dos muitos avanços do Android... é mais ou menos como se pode constatar na seguinte tabela, a forma como a grande maioria usa o seu smartphone.
Eu tenho dias que nem uma chamada realizo... mas a bateria gasta-se!


um novo Spider-man e o regresso de Wes Anderson... 5Jul12 nas salas de cinema

Sei lá o que é que estreou esta semana nos cinemas, pois costuma ser aos montes deles.
Mas pensando bem, deixa lá apontar quais são pois servem sempre de lembrete para fazer uns clicks na net... hã... cala-te boca!



Sabiam que há um novo filme d'O Fantástico Homem-Aranha? Não?!!! Opá... se não sabem é porque são imunes ao frenesim do marketing de Hollywood. Só pode...
Aí está ele, o primeiro filme de uma nova trilogia que a Sony já confirmou.





O realizador Wes Anderson também regressou aos filmes, portanto isso sozinho já é um acontecimento, mas para ser um feito ainda maior é constatarmos que ele regressou em grande com um filme mesmo irrecusável. Chama-se MOONRISE KINGDOM e não percebo porque não lhe atribuíram um título em português. Eu acho que os tradutores nem sequer souberam que o filme estreou... hã... mas as legendas fizeram-nas. Não percebo mesmo nada disto... mas digo que o apuramento visual do filme, a encenação, poses, cores, etc são mesmo uma vitória estética. E isto de os putos (especialmente o casal de apaixonados em fuga) serem os mais adultos e os adultos serem como criancinhas... vai ser fixe!





Também está em cartaz um filme que parece ser mesmo muito interessante e é para manter debaixo d'olho. Acho castiço o título português EU NÃO SOU A TUA PRINCESA ser uma espécie de oposto ao título original em inglês My Little Princess. Deve ser uma nova moda das traduções nacionais... afinal, já tinham esgotado quase todas as patetices tradutivas e eis que surge esta inovação da inversão. Tá-se bem...



A francesa Audrei Tatou voltou aos romances cheia de... como é que se diz... é isso, com A Delicadeza do costume. Tá OK... é boa mocita mas não sou fã.



Desta vez, os "postas e trélas" foram clonados do BestCine. As informações são de merda? Fogo, até parece que vão ao cinema por terem lido este post vergonhoso e nada assíduo. Pfff...

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Waribashi #40

A edição #40 (Junho'2012) da revista on-line de cultura japonesa:
"A nova edição da Waribashi apresenta-vos uma das ilustradoras mais reconhecidas no nosso país. A luso-nipo-brasileira Yara Kono.


Para além deste destaque podem encontrar os seguintes artigos:
- Festa do Japão;
- Inazuma Eleven;
- Anicomics Lisboa 2012;
- After Dark: Os Passageiros da Noite;
- Death Note Nº2;
- Uma visita a Quioto;
- Banda fade;
- Mario Tennis Open;
- Sushi em Casa;
- Final Fantasy XIII-2;
- Sono Sion;
- Heroes of Ruin;
- Japan Expo 2011;
- Origami: Grou;


Aprecie gratuitamente a revista clicando aqui.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Heróis Marvel... a nova colecção de BDs do jornal Público

Nova colecção do jornal Público: "Heróis Marvel"
Edições com muitas histórias inéditas cá em Portugal... todas as quintas-feiras, a partir do dia 5 de Julho.


As edições sairão nesta ordem (lista retirada daqui) :

05 de Julho – Homem-Aranha – Integral Frank Miller
(Bill Mantlo, Chris Claremont, Denny O’Neil e Frank Miller (argumento) e Frank Miller e Herb Trimpe (desenho)

12 de Julho – X-Men – Os Filhos do Átomo
(Joe Casey e Stan Lee (argumento) e Steve Rude, Esad Ribic e Jack Kirby (desenho)

19 de Julho – Capitão América – A Lenda Viva
(Roger Stern (argumento e John Byrne (desenho).

26 de Julho – Thor – As Idades do Trono
(Matt Fraction (argumento) e Peter Milligan (desenho)


02 de Agosto – Homem-Aranha – A Morte dos Stacy
(Stan Lee, Gerry Conway e Lee Weeks (argument) e John Romita, Gil Kane e Lee Weeks (desenho)

09 de Agosto – Vingadores – Confiança Mundial
(Geoff Johns (argumento) e Ivan Reis (desenho)

16 de Agosto – Vingadores – Zona Vermelha

(Geoff Johns (argumento) e Gary Frank, Ivan Reis e Olivier Coipel (desenho)

23 de Agosto – Hulk – Tempest Fugit
(Peter David (argumento) e Lee Weeks e Jae Lee (desenho)

30 de Agosto – Wolverine – Madripoor
(Chris Claremont (argumento) e John Buscema (desenho)


06 de Setembro – Justiceiro - Diário de Guerra
(Carl Potts (argumento) e Jim Lee (desenho)

13 de Setembro – X-Men – Graduação
(Roy Thomas (argumento) e Neal Adams (desenho)

20 de Setembro – Guerras Secretas – Heróis vs. Vilões
(Jim Shooter (argumento) e Mike Zeck e Bob Layton (desenho)

27 de Setembro – Guerras Secretas – A Batalha Final
(Jim Shooterey Jay Faerber (argumento) e Mike Zeck e Gregg Schiciel (desenho)


04 de Outubro – Quarteto Fantástico – Em Busca de Galactus
(Marv Wolfman (argumento), e Keith Pollard, Sal Buscema e John Byrne (desenho)

11 de Outubro – Nick Fury – Agente da Shields
(Stan Lee e James Steranko (argumento) e Jack Kirby e James Steranko (desenho)

Ainda assim não se pode dizer que vai ficar barata esta brincadeira... a primeira sai a 4,90€ e as restantes a 8,90€.
Mexe muito na carteira... mas cada qual é que sabe.


Blitz... Julho'12

A edição de Julho'12 da revista portuguesa sobre o mundo da música, a Blitz.


História dos concertos em Portugal dos Radiohead é tema de capa. Entrevistas com Bon Iver, Garbage, The Cult, Perfume Genius, Paul Weller, Capicua, Carminho, Father John Misty e os Novos Escritores de Canções. Grátis: revista/guia do Optimus Alive'12. Ganhe ainda bilhetes para evento de Algés.


No FRENTE , oferecemos-lhe, em P&R, entrevistas com CARMINHO (fotografada por Rita Carmo) e TERESA SALGUEIRO , e nos Quase Famosos CAPICUA (também fotografada por Rita Carmo) e FATHER JOHN MISTY .

No GUIA , destaque para os discos novos de SIGUR RÓS e WALKMEN , bem como para as reedições de JOSÉ AFONSO . Falamos-lhe ainda dos álbuns de Ry Cooder, Slash, Os Passos em Volta, The Beach Boys, Tanlines, Friends, Marina and the Diamonds, Maxïmo Park, The Hives, Regina Spektor, Santana, dEUS, Light Asylum, Miguel Araújo, Here We Go Magic, Squarepusher, Virgem Suta e Sun Kil Moon.

Como sempre, no Guia pode também ler as colunas sobre metal (Metais Pesados, de José Miguel Rodrigues), world music (Mondo 21, de António Pires) e folk e psicadelismo (Psych Folk, de Luís Peixoto).

terça-feira, 3 de julho de 2012

Empire Pt... Batman na capa (e spot tv #10 dedicado á Catwoman)

A capa da edição deste mês da revista de cinema portuguesa, a Empire, com um especial dedicado ao Batman.


E... mais um tv spot do prestes a estrear (falta 1 mês): The Dark Knight Rises

Tantos trailers e spots até já metem nojo... mas vá lá, este #10 até se perdoa pois foca-se no maior ponto de interesse de todo o filme, que é a personagem Catwoman de Anne Hathaway... (nunca me interessou muito o Bane).

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Homem-Aranha... vai fazer surf

A poucos dias de estrear por cá o reboot de Spiderman, surgiu um novo poster para os cinemas IMAX (é uma pena não termos salas destas).


Ainda assim acho que o poster sugere a ideia que, o Spiderman tem uma prancha debaixo do braço e vai para o surf. Vá... sabemos bem que não vai fazer surf (mas parece)!