terça-feira, 16 de abril de 2013

Panorama - 7ª Mostra do Documentário Português


Informação:

"O PANORAMA - 7ª Mostra do Documentário Português, organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário e pelo Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca, realiza-se de 3 a 11 de Maio, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e no Teatro do Bairro.

Dedicada à exibição de documentários portugueses, esta mostra não competitiva exibirá filmes incluídos em duas grandes rubricas: sessões Contemporâneas, que incluem filmes produzidos maioritariamente em 2012; e sessões Percursos do Documentário Português, com filmes da época/autores do tema selecionado em cada ano.

Este ano, a Mostra vai contar com um novo espaço de programação intitulado Lisboa, que dará visibilidade a um conjunto de olhares sobre as componentes sociais, culturais e arquitetónicas da capital portuguesa. "Pensamos que existe aqui um fértil universo que merece um olhar mais atento, potenciando assim uma maior reflexão sobre a cidade que deu luz ao PANORAMA", referem os programadores da mostra. No Teatro do Bairro será apresentada uma seleção do que se viu no Doclisboa’12.

No ano em que a cidade de Guimarães foi Capital Europeia da Cultura e o Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde comemorou 20 anos, o PANORAMA mostra uma seleção de documentários produzidos nesses contextos específicos, filmes que retratam, de uma ou outra forma, as memórias e vivências dessas cidades e sua região envolvente.

E, mais uma vez, na rubrica Percursos no Documentário Português, o PANORAMA revisita a história do cinema português, centrando-se no tema “Documentário no Cinema Novo” e na produção documental da década de 1960 e inícios de 1970, momentos cruciais para o cinema nacional, fundador do trabalho de autores como Fernando Lopes, Paulo Rocha, Manuel Costa e Silva, José Fonseca e Costa, Manuel Faria de Almeida, António de Macedo, João César Monteiro, António-Pedro Vasconcelos, António Escudeiro, Alfredo Tropa e Fernando Matos Silva.

A Mostra do Documentário Português teve a sua primeira edição em 2006 e, desde o primeiro momento, pretende ser um espaço privilegiado para dar a conhecer documentários feitos em Portugal ou por portugueses, contribuindo para um encontro entre quem faz e quem vê. É uma plataforma de exibição e discussão, um lugar onde o documentário português é retratado de forma abrangente, na sua diversidade e riqueza, procurando perceber caminhos futuros.

O PANORAMA procura constituir um retrato largo e desafogado da paisagem documental portuguesa, apresentando um conjunto de filmes de cada ano de produção."


Páginas oficiais: www.panorama.org.pt / www.facebook.com/PanoramaMostra

Sem comentários: