Um dos maiores interesses do iPad é permitir o acesso á internet.
Por outras palavras, aceder à páginas web num browser, no caso do iPad, pelo Safari, que na versão iPad apresenta-se entre o que se conhecia no iPhone e entre o do Mac/PC.
Pelo video seguinte pode-se ver como é usar a web pelo Safari.
Até impressiona... e muito mais será quando cada um o experimentar a net na ponta dos seus dedos.
Contudo, nem tudo funcionará neste Safari...
Um dos pontos que se tornou já clássico na plataforma iPhone OS é a ausência da tecnologia Flash (da Adobe). A Apple criou neste aspecto um "cavalo de batalha", ao apenas adoptar os standards web na sua plataforma móvel (rever artigo sobre a birra entre a Apple e a Adobe) e o que sucedeu até aqui (e continuará) é que os elementos ou sites feitos com tecnologia Flash, no iPhone ou iPad, não funcionarão.
Esta é uma das criticas negativas da incompatibilidade do Safari ao não poder exibir tudo o que seja Flash.
Recentemente está-se a assitir é uma crescente onda de entidades cujos sites estão a abandonar o Flash, passando a utilizar os standards web, nomeadamente alguns ainda recentes tais como CSS3 ou o HTML5.
Agora o que não parecia ser possível era ver que com a chegada do iPad, o processo de adopção de standards web, se acelerasse tanto. Parece quase uma corrida à compatibilidade no iPad pois as entidades que se prezam não querem ficar mal ao serem visitadas pelo... iPad!
A lista já vai bem longa e da primeira vez que a vi só tinha meia dúzia.
Pode-se afirmar que é já uma enorme vitória da Apple neste aspecto pois conseguiu accionar o uso generalizado de práticas standards.
E todos nós já conhecemos como é o efeito bola de neve...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Este espaço é para o leitor dizer o que acha... use-o.