De 23 a 24 de Junho... a folia toma lugar naquela que é a mais longa noite da cidade do Porto e de toda a região do distrito do Porto. É o S.João!!!
Portanto: Gaia, Espinho, Maia, Matosinhos e muitas outras terras e arredores estarão em celebração do S. João.
Eu nunca lhe passo ao lado em nada e agradeço ao nosso santinho o rico feriado (e a ponte) que nos dá todos os anos.
Sardinhada gordinha na brasa aos montes, bem regada até cair (a água não vale), pimentos assadinhos à maneira, o estrondo do fogo de artificio nos céus e muita energia nos pés para dar voltas por todo o lado durante toda a noite.
Mas sinceramente, o tempo da longa noite a palmilhar a cidade do Porto, de martelinho na mão a dar cabo do juízo a quem calhar, o atravessar da ponte D.Luis enquanto ela abanava fortemente, ir às Fontaínhas (a obrigatória paragem inicial) e depois andar até à Boavista (ou até à Foz se ainda fosse cedo), regressar à ponte e atravessá-la para beber uns canecos em Gaia... esse tempo já lá vai.
Agora, passando os comes e bebes da tradição e depois do fogo (e quando se sai para o ir ver) é... xixi e cama.
Por vezes, depois dos comes e bebes, mais dos bebes até... a cama é uma benção.
Mesmo já na cama continua tudo a andar á roda... e não pára... não pára... toca a "birar o barco", que o manjerico já tá fodido!
Viva o S. João carago! Curta mas resumida de forma excelenta esta bela tradição que só quem passa por ela e a sente consegue entender.. Viva o Porto!
ResponderEliminarBibó Puorto, carago!
ResponderEliminarBibó São Juãoe!!!
Obrigado pela visita e pelo comentário!
(So sorry for this late comment. Mea culpa.)