Apresento então a existentes publicações da "web-revista" Cinergia, cujos autores são, entre muitos outros ilustres bloggers como João Palhares acompanhado de Daniel Rodrigues, Luis Mendonça, João Lameira, Álvaro Martins, Carlos Natálio e muitos outros. Há por aqui imensas criticas, textos sobre o mundo do cinema, entrevistas, etc numa publicação de bom nível e com um design com um travo retro (lettering, as fotos a preto-branco, etc)
A mais recente edição, a #2 de Setembro 2012:
A anterior edição #1, de Janeiro 2012:
A Cinergia é por mim altamente recomendada. Enjoy it!
Só tomei conhecimento da revista há pouco tempo, e do que já li tenho a dizer que é muito boa. Imprime conhecimento e visões únicas, raras dentro do panorama actual, que se baseia quase sempre em Trailers, Posters, Notícias, Antevisões, e pouco na "pós-análise". Atenção que também gosto dessas notícias e euforias comerciais (quem não gosta de vez em quando?!), o problema é que existe demasiado disso em relação à crítica propriamente dita. É a força dos tempos, dos media e da superficialidade em que vivemos hoje.
ResponderEliminarCumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
A revista é sim de um nível muito bom e elevado.
ResponderEliminarQuanto às observações sobre a superficialidade actual de muitas outras publicações... não desminto isso também e de certa forma faz sentido uma vez que a a 7ªarte mais comum para o povo são também as obras superficiais. Não é fácil e exige imenso ser mais profundo, reflectir, etc... no fundo a "pós-analise" como bem referiste. Por mim digo o mesmo aqui no blog (falta de tempo também), que acabo a lidar com o que acaba por ser mais superficial também. É a vida!
Claro, nem tudo na vida tem de ser profundo, complexo e arduamente reflectido. Longe de mim estar a fazer qualquer tipo de observações e julgamentos a esse nível. Sou dos que considero que a pluralidade e a diversidade deve sempre existir (nem que seja para comparação). O problema aqui é a não existência ou quase (esta revista é uma excepção) de um lado, da tal pós-análise, que é esmagada pelo outro.
ResponderEliminarO tempo aqui também dita muito, como bem referes, e nem todos estamos dispostos a dedicar igual tempo ao cinema como alguns estudiosos dedicam (daí também a sua importância). Por exemplo, neste espaço, muito teu, abordas vários assuntos, não somente o cinema, daí também a dificuldade e o resultado efectivo do que obténs e transmites aos leitores. Pessoalmente é uma forma de abordagem que me cativa bastante, até porque este formato, digamos, não é muito comum na blogosfera.
umprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
Epá... obrigado Jorge!
ResponderEliminarEste meu espaço, que tem passado por uma existência mais moribunda que activa (e que tento recuperar a vida que já teve), foi sempre isto: polivalente e que nele se percepcione os meus interesses gerais e desabafos. Nunca foi um blog puro de cinema ou de outro tema especifico. É um blog misto.
Quanto a esta revista, conheço-a desde o nr1 e o que sempre me agradou na publicação é a coesa coerência entre todos os participantes, que quase dá a sensação de qualquer artigo poder ser escrito por qualquer um pois o resultado seria o mesmo no final.
Há uma outra publicação, a "Metropolis" onde desde a 1ª edição pressinto nela que os participantes são divergentes, resultando em artigos que são só específicos a quem os fez. Em breve publicarei um artigo para essa revista.
E de certa forma, um dia destes tenho de criar uma reflexão mais cinéfila... o vosso (bom) top 2011 faz-me indirectamente gerar alguns pensamentos até.
Sem compromissos...