Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Noell S. Oszvald... e as suas auto-fotografias

"Os auto-retratos de Noell S. Oszvald estão a deixar amantes da fotografia boquiabertos. Estão seduzidos e espantados com a maturidade e a força das imagens produzidas pela jovem húngara de cabelos castanhos e corpo esguio. "Poderosas", dizo Demilked. "Inacreditavelmente artísticas", refere o Modern Met."
(...)
"Há outros elementos recorrentes no trabalho de Noell, como a imagem do pássaro. Símbolo de libertação? Redenção? Não esperem que Noell faça interpretações das fotografias que imagina e executa. Na sua opinião, o artista deve propor imagens cujo significado só ficará completo com o olhar do espectador. Cada um traz sentro de si uma bagagem de frustrações, delírios ou anseios que vai condicionar a leitura de cada fotografia."
(...)
"A fotografia "Prejudice" ("Preconceito", em português) é um bom exemplo do desconforto que a manipulação ainda gera no mundo da fotografia."
via P3

"Prejudice"




 Mais sobre esta fotógrafa no artigo do P3, clicar aqui.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Poster do FantasPorto 2013... (e links para os destaques)


O poster da edição de 2013 do Festival de cinema do Porto, o nosso tão amado FantasPorto.
O evento começou já no dia 25 e dura até 10 de Março.

No (excelente) blog Split Screen, o Tiago Ramos preparou 4 posts (4!) dedicados aos destaques do evento.
Cliquem nos seguintes links: Post 1, post 2, post 3 e post 4... que vale bem a pena!

Enjoy it!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

85ª cerimónia dos Oscars: os vencedores... (e algumas observações)

Uma cerimónia de entrega de prémios da Academia que ao longo das suas 3 horas elegeu os vencedores da edição nr. 85. E os Oscars foram para:


"Life Of Pi" (4x)
Melhor Realizador – Ang Lee
Melhor Fotografia
Melhor Banda Sonora Original
Melhores Efeitos Visuais



"Argo" (3x)
Melhor Filme
Melhor Argumento Adaptado
Melhor Montagem


"Les Miserables" (3x)
Melhor Atriz Secundária – Anne Hathaway
Melhor Maquilhagem e Cabelo
Melhor Mistura de Som


"Lincoln" (2x)
Melhor Ator Principal – Daniel Day-Lewis
Melhor Direção Artística


"Django Unchained" (2x)
Melhor Ator Secundário – Christoph Waltz
Melhor Argumento Original


"Skyfall" (2x)
Melhor Canção Original – "Skyfall" (Adele)
Melhor Edição de Som (prémio empatado com "Zero Dark Thirty")


"Silver Lining Playbook" (1x)
Melhor Atriz Principal – Jennifer Lawrence


"Amour" (1x)
Melhor Filme Estrangeiro (Áustria)


"Anna Karenina" (1x)
Melhor Guarda-Roupa


"Zero Dark Thirty" (1x)
Melhor Edição de Som (prémio empatado com "Skyfall")


"Brave"
Melhor Filme de Animação


E ainda:
"Paperman" - Melhor Curta-Metragem de Animação
"Curfew" - Melhor Curta-Metragem Live-Action
"Inocente" - Melhor Curta-Metragem Documental
"Searching for a Sugar Man" - Melhor Documentário

E para o ano haverá mais...



Obs: O filme que me parecia o mais capaz de vencer a melhor filme era o "Life Of Pi", o melhor realizador estava a torcer pelo Michael Haneke, a melhor actriz pela Emmanuelle Riva, nos efeitos especiais estava divido entre o "Avengers"/"Prometheus" e em melhor fotografia pelo "Skyfall". O "Argo" imaginava receber alguns dos prémios técnicos mas conseguiu ganhar por Melhor Filme (que também é bem merecido) e assim compensou a ausência de Ben Affleck na corrida a melhor realizador.
Foi uma cerimónia que correu bem (bem disposta) e espalhou as estatuetas para a (melhor) satisfação de todos os envolvidos. O apresentador estreante, o Seth McFarlane, esteve muito interessante ao longo da cerimonia. Começou um pouco invulgar e serviu-se de subterfúgios engenhosos para aplicar uma certa corrosão (do tipo "eu não fiz isto em palco... e isto foi descartado e tal..." apresentando tudo isso na mesma - foi demais!).

Já agora, e para que conste, fica a minha classificação pessoal a respeito de cada um destes filmes vencedores...

Amour - 9/10
Life Of Pi - 8/10
Argo - 8/10
Skyfall - 8/10
Silver Lining Playbook - 8/10
Django Unchained - 7/10
Lincoln - 7/10
Les Miserables - 7/10
Anna Karenina - 6/10
Brave - 6/10
Paperman - 8/10

... e de alguns dos nomeados:
Beasts Of The Southern Wild - 9/10
The Avengers - 9/10
Prometheus - 8/10
The Sessions - 7/10
The Impossible - 7/10
Moonrise Kingdom - 7/10
ParaNorman - 7/10
Wreck-It Ralph - 7/10
Frankenweenie - 7/10
Flight - 7/10
The Hobbit - 7/10
Snow White and The Hintsman - 7/10
The Pirates - 6/10
Mirror, Mirror - 5/10
Ted - 5/10


domingo, 24 de fevereiro de 2013

85º Oscars (poster e video)... a noite longa do ano cinéfilo.

Esta é a tipica noite longa do ano cinéfilo... é a celebração dos Oscars, com tudo aquilo que representa.
Vamos lá a ver quem sai vencedor (e perdedor) nas categorias todas.

Fica o poster oficial da 85ª edição dos Oscars, cuja arte é de Olly Moss (que representou em estatuetas os filmes vencedores) e um video que apresenta os filmes destes anos todos desta cerimónia.


sábado, 23 de fevereiro de 2013

DVDs: Série Ípsilon - Novos talentos da realização

Série Ípsilon | Novos talentos da realização

"São 10 talentos emergentes do cinema mundial que o PÚBLICO reuniu numa colecção única. Em comum trazem, além da paixão pelo cinema, a aclamação da crítica especializada. São 10 filmes, de 10 realizadores, de 10 países diferentes."

Sexta-feira, dia 8 de Março, “Lola” de Brillante Mendonza, por apenas + 1.99 eur


Depois a seguir, e ao mesmo preço:
Tony Manero”, “Old Joy”, “O Pai das Minhas Filhas”, “As Consequências do Amor”, “Michael”, “Amores Imaginários”, “Attenberg”, “Louise-Michel”, “Os Famosos e os Duendes da Morte".





Adoro estas colecções de bom cinema do Ipsilon.
São irrecusáveis!
(sim, quero todos...)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cine-critica: Além De Ti (2012)

"Além De Ti"
(The Other Of Us)
2012
Pt


Realização: João Marco

Com: Mário Spencer, Joana Costa, Sofia Reis, João Machado, Nuno Faísca, Nuno Murta, Adelaide Fonseca, João Jonas e Pedro Monteiro.

Sinopse:
"Tomás ama Sofia. Sofia ama Tomás.
Mas nem tudo o amor pode…
No entanto, nada é mais forte do que o amor…
"


Ora bem...

Este "Além de Ti", é um corajoso filme independente português de autor, que arrisca imenso pois é narrativamente (e visualmente) lynchiano em certa medida na abordagem.

E o que tenta atingir este filme?
Faz por ilustrar visualmente que, nem sempre as nossas acções são isoladas. As nossas acções (irreflectidas ou não), infortúnios, desaires profissionais, arrastam connosco vitimas silenciosas, que sofrem e em consequência também se "transformam" com esse sofrimento. Sobre tudo isto temos o casal Tomás e Sofia, que ao fim de cinco anos de casamento atravessam um crise conjugal, encontrando-se ambos transtornados... em mutação existencial.


Esta obra, mesmo tendo alguns (naturais e óbvios) "defeitos" técnicos, talvez resultado da ainda falta de depuração das totais habilidades do autor, consegue construir algo invulgar e intrigante com selo português, numa primeira obra de longa duração de um autor multifacetado (escreve, realiza, monta, dirige a fotografia, os actores, compõe a música, etc) e merece que se lhe preste atenção, pois há aqui imenso potencial.

Oscila entre grandes momentos de valia ao nível de realização e alguns menos cativantes. Apresenta apontamentos bastantes curiosos para a ilustração mais musical, pois tem alguns momentos mais na linha do videoclipe musical (por exemplo, a ilustração de um tango é sublime e um dos melhores momentos do filme).


O restante elenco cumpre bem e corresponde com o desafio, especialmente o actor Mário Spencer.
Destaco ainda que achei a segunda actriz que faz a personagem Sofia, a Joana Costa, a mais convincente e natural actuação do filme (e que recebe a fase mais surreal do filme e que nos remete para a compreensão de uma misteriosa cena inicial).
Contudo, é com a actriz Sofia Reis, que a mesma personagem (que curiosamente também é Sofia) tem os momentos mais dramáticos e tocantes do filme. Ambas as actrizes, apresentam duas ideias distintas da personagem, algo que nos permite construir a percepção de existir algo mais e de muito complexo nesta personagem.

Joana Costa
Sofia Reis e Mário Spencer
No seu todo o filme não é continuo em termos de equilibrio pois apresenta-se de uma forma que se vai transformando, e com isso atravessando diferentes estilos (ou registos) mas por entre uma certa bizarria narrativa surreal (e não linear) sabe chegar ao fim.
Apesar dos obstáculos enfrentados (só ter um único equipamento de filmagem, por exemplo) mas, juntamente com uma equipa que deu o corpo-ao-manifesto em prol da arte e nada mais, soube se elevar a tudo isso e afirmando-se totalmente independente (sem apoios estatais ou outros investimentos financeiros), levou a bom porto esta obra.
Sabe terminar e isso resgata a obra até para uma percepção superior multi-cultural: sentimos ter assistido a pintura, desenho, literatura, dança, fotografia e cinema.

Mário Spencer
No fundo, "Além De Ti" como longa-metragem independente, cumpre ainda como um interessante portfólio das capacidades do realizador-autor João Marco. Tudo isso durante um recompensador e desafiante exercício da 7ª arte.

7/10
Bom


Take This Waltz; Movie 43; Gangster Squad entre outros... desde 21Fev'13 nas nossas salas

Na penúltima semana de Fevereiro, as estreias são as seguintes:




Espanta-me o "Les Valseuses" estar a "estrear" uma vez que é de 1974... coisa invulgar até.
O "Gang Squad" é uma obra que tem o seu interesse mas que é aquele tipo de obra Hollywwodesca que vive do star-system e da super-produção de época (o elenco -da moda com Gosling, a Emma e tal- é mesmo assim interessante, e lá puxa a descobrir isto um dia...).



Dos meus destaques, parece-me ser o "Movie 43" uma comédia baseada em curtas-metragens humoristicas, repleta com um vasto elenco (ou de cameos de actores/actrizes), que pede atenção para o que pode sair daqui...



... e por fim, o excelente filme que é o anti-romance "Take This Waltz" - e que é um grandioso filme.
9/10! Recomendo fortemente!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Workshop de Arte Final na ESAD (apenas 12h de formação)

Comunico que estão abertas as inscrições para a formação:


ESAD/LAB ARTE FINAL
workshop
tudo o que um designer precisa de saber para preparar um documento para enviar para a gráfica.


"A arte-final é o documento criado no programa mais adequado para o efeito, sendo um ficheiro preparado com todo o rigor e pormenor, para depois ser enviado para a gráfica.

As medidas devem ser as correctas, os textos devem estar revistos e todos os elementos - textos, imagens, ilustrações, logótipos ou gráficos - devem situar-se nos sítios certos.

É na arte final que são feitas todas as contas relativamente às dobras ou acabamentos mais problemáticos.

Neste workshop vamos aprender como finalizar correctamente os nossos documentos no Adobe Illustrator e no Adobe InDesign, passando ainda pelas ferramentas forenses do Acrobat Pro e algumas opções no controlo de imagens no Photoshop.
"

Mais no ESAD LAB, com contactos e espaço para a inscrição


DATAS de 5 a 8 de março (12 horas | 4 sessões )
formador : rui silva
PREÇO ESAD € 84 | PREÇO Externo € 93
Nº VAGAS p/ edição 12 (as vagas serão preenchidas por ordem cronológica da data de inscrição)
Local: Matosinhos (na ESAD)

A formação é dada pelo excelente técnico Rui Silva, que entre outras actividades na área e além de dominar os software Adobe (destacando-se sobretudo no Photoshop, Indesign, Acrobat...), gere ainda o laborioso blog dedicado às artes gráficas, o Artes Finais.

Aos interessados disponibilizo ainda uma promo deste blogger, onde melhor se explica cada passo que será abordado por esta formação...


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

As estreias de 13Fev13... Beasts Of Southern Wild; Psycho; This Is 40; Texas Chainsaw 3D; The Descent - part2;

Em semana que se celebra o São Valentim, as estreias nos cinemas são algo curiosas, pois nenhuma reflecte a paixão dos namorados mas não deixa de ser um lote de filmes bastante interessante.


Primeiro temos o regresso do "Psycho" de Hitchcock aos cinemas, facto que é sempre digno de prestar relevância.
Depois temos alguns títulos que nada de valor trazem já a esta altura para justificar a ida ao cinema mas cada qual é que sabe. Refiro-me ao "A Descida 2", que salvo erro até já passou na RTP2.
E segue-se ainda a insistência em fazer com que "Die Hard" (5) seja uma franchise. Pessoalmente já não vou lá muito bem com a presença do Bruce Willis, em modo de piloto automático nos filmes que anda a fazer e esta 5º incursão parece-em mesmo digna de sessão para Domingo à tarde, por não haver mais nada... sinceramente, depois do 3º filme, esta saga perdeu a validade toda que ainda restava.



Agora das estreias que restam, há aqui 3 filmitos que me cativam em diferentes níveis:
- "Texas Chainsaw - O Massacre", é um novo remake mas... ok, é um terrorzito teen que tem sempre alguma coisa para cativar perder algum tempo com isto.
- "Aguenta-te aos 40" - gosto deste tipo de filme e depois acresce ainda que acho bom o original que lhe deu origem, (o "Knocked Up"). Isto é o tipo de comédia com paralelismo na forma como a vida das pessoas realmente funcionam... são sempre interessantes de ver.
- "Beasts Of The Southern Wild" - é o grande filme da semana, que até já vi, e o achei grandioso. Talvez mesmo dos melhores filmes da edição dos Oscars deste ano. (A minha classificação: 9/10)


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

5 filmes diferentes para o São Valentim...


Algumas sugestões de filmes a ver no Dia de São Valentim, ou o dia dos namorados.
Neste dia o comum e mais acertado são os filmes puramente românticos ou que trabalhem o amor num sentido positivo.
Há filmes para todos os gostos mas não será de admirar que são as comédias-românticas aquelas que melhor acertam no tom. São bem dispostos, lidam com a componente amorosa de forma positiva e tentam sempre deixar bons sentimentos em quem os assiste.

Ficam algumas sugestões...
(clicar nos titulos dos filmes para saberem mais)

Valentine's Day

Nick and Norah Infinite Playlist
Perfect Sense
The Time Traveller's Wife
Leap Year

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Hitchcock; The Master; L'Art d'Aimer; Vickie 1 e 2; Warm Bodies... desde 7Fev'13 nas salas nacionais

Nova semana de estreias, sendo que desta vez surgem algumas de peso, como é o caso do tão badalado "The Master". Então, vamos lá ver quais são:




Temos um biopic sobre Hitchcock, a estreia simultânea da adaptação a live-act do pequeno viking (o primeiro é um filme infantil bastante interessante - falta-me ver a sequela... mas muito em breve saberei), há uma espécie de comédia romântica à moda francesa (que costumam ser interessantes) e uma nova tentativa de franchise para o lugar de Twilight só que desta vez com mortos-vivos.



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Barbara; Hansel and Gretel; Lincoln; Parker; Freelancers; ...desde 31Jan13 nos cinemas

E na última semana de Janeiro, estrearam os seguintes filmes nas salas portuguesas...


O destaque recai em "Barbara", do alemão Christian Petzold. Um tremendo filme....