...e até o lobo mau foge deles!

O iPhone passará a ser uma plataforma móvel de edição de videos ao bom estilo do actual iMovie. E se editar já parece muito... A Apple não se fica por aí pois os videos (e depois de prontos) podem ser partilhados de várias formas: MMS, upload para a internet como o YouTube ou o MobileMe.
Sinopse (via Split screen):




Primeiro, nos tempos da Tele Cine, exibiam-se os filmes todos em 4:3; depois foram colocando alguns filmes no formato original no espaço da largura 4:3 com as legendas na barra preta inferior e os logotipos e nome do respectivo canal na barra superior;
Seguidamente, a mudança para a empresa Lusomundo trouxe alguma melhoria na resolução do 4:3 e nas cores pois a anterior empresa (a Telecine era de origem brasileira e como tal fazia a conversão dos canais de NTSC para PAL); a Lusomundo foi quem também dotou mais dois canais temáticos ao pacote de canais: o Premium exibia as novidades, blockbusters, estreias; o Gallery os filmes clássicos, os que regressavam de novo ao canal mas que já não eram novidade/estreia e os mais alternativos ou aclamadas por alguma elite critica; o Happy que exibia comédias e filmes familiares; o Action que tal como o nome faz crer, os filmes de acção de grande e baixo orçamento (séries B a Z) e ao estilo do Gallery os filmes de acção mais clássicos;
Actualmente, desde que passaram a ser TVCine (agora da ZON, também proprietária da Lusomundo), que deixaram de ser temáticos e a ser um pack de 4 canais onde o leque enorme de filmes vai rodando por todos os 4 canais e em várias alturas horárias.
Mesmo assim acho-os fundamentais para quem é cinéfilo e aprecia passar o tempo com filmes, aqueles que adoram ter sempre um filme para ver e especialmente até para verem aqueles filmes de menor interesse, os tais que seriam improváveis de os fazer correr ao cinema, aos videoclubes ou que até nem descarregaria da internet. É nessa franja de juntar o que nos interessa com o que nem sabiamos que nos interessaria, e aqueles mal-fadados filmes que só os vemos por ver também (por estarem a dar), que este pack de canais revela o seu valor.
Para quem não estiver atento a imagem poderá parecer a mesma numa TV 4:3, mas quando bem configuradas as box da ZON e se apreciem os canais em televisões no formato widescreen 16:9 (sejam ainda CRT ou os mais recentes plasma ou LCD), a imagem passará a encher o ecrãn e a não precisarmos de alargar ou fazer zoom.
Nesta nova versão melhoraram imenso as características e passa agora a contar também com uma ligação USB e imensas habilidades, tais como: descarregar ficheiros da internet (torrents, rapidshare, megaupload, etc) sem necessitar de computador (uau!), possibilidade de fazer backups automáticos dos dados dos computadores agregados para um disco externo, partilhar por wi-fi a ligação de internet 3G (directamente das populares pens), ligar a impressora, etc..



Ora aí está um projecto bastante interessante que nos brinda com a sua proposta invulgar na revisitação do legado da incontornável diva do fado: