terça-feira, 9 de junho de 2009

Apple Software Updates... Safari 4

E sem estar a contar, a Apple disponibilizou-nos via Software Update a versão final do Safari, versão 4.

Já andávamos a usar a versão 4 beta desde Fevereiro e desde essa altura que sabíamos que só teriamos oportunidade de ter a versão final quando já estivéssemos a usar o próximo sistema operativo Snow Leopard.

Mas eis que a Apple nos dá em avanço o browser e o lança pela actualização automática o Safari 4, que logo ao primeiro contacto se nota imediatamente duas diferenças nesta versão final:
- as abas/separadores mudaram do topo da janela (a posição polémica das tabs na versão beta -eu até gostava) para o local do "costume" (por baixo do endereço);
- existe agora um item no campo do endereço que apenas surge momentaneamente quando a página está a carregar. É uma solução bem-vinda pois na versão beta nunca sabíamos quando se a página já estava totalmente carregada ou não. Agora é exibida uma informação nesse sentido... e concordo com a funcionalidade.

Como o Safari 4 é mesmo bem rápido e aliado a uma internet rápida, quase que nem conseguia tirar um screenshot ao dito cujo... mas cá arranjei forma.



Aproveito o artigo para recordar que as aplicações do iLife '09 nestes primeiros dias de Junho que têm sido todas actualizadas. iMovie, iPhoto, iDVD, Garageband, a compatibilidade entre aplicações iLife, etc...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

WWDC 2009: os principais focos - iPhone 3Gs, iPhone OS 3.0, Snow Leopard e MacBooks


Assim rapidamente sem mais demoras:

- Renovação das gamas MacBooks: agora todos como MacBook Pro, de 17" a 13" (sim o de 13 passa a Pro e finalmente conta Firewire 800); MacBook Air melhor processador e ainda mais barato 750$;

- Mac OS X 10.6, Snow Leopard, apresentado (com novo QuickTime -até no logotipo é totalmente novo), sai em Setembro e será unicamente para Macs com Intel (PowerPC não suportado, 10.5 é o fim da linha de OS!);
Custará 129$ e para todos os utilizadores de Leopard apenas 29$;

- firmware iPhone OS 3.0 disponível na próxima semana (Quarta-feira) com todas as funções prometidas há algumas semanas atrás; a actualização é gratis para todos os iPhones e custará cerca de 10 euro para os utilizadores de iPod touch;

- novo iPhone 3GS, o "S" significa Speed, portanto um dispositivo ainda mais rápido que o existente, externamente igula mas melhorado por dentro, com melhor bateria e processador mais rápido, já com o software iPhone OS 3.0 mas com ainda mais algumas funcionalidades extra neste dispositivo com especial destaque para a filmagem (desde à captação video à edição e distribuição), bússola e funcionamento por reconhecimento de voz.
Estará no mercado apartir de 19 de Junho nos EUA, Canada, França, Alemanha, Itália, Suíça e Espanha. Uma semana depois em mais 6 países (espera-se que seja Portugal) e sucessivamente em Julho e Agosto nos restantes países (ao todo cerca de 80).
A linha comercial de iPhone passa a ser iPhone 3G 8gb (o actual), iPhone 3GS 16gb e 32 gb, todos mantêm-se com as cores branco e Preto.

RTP com site de informação para o iPhone

Os utilizadores dedicados de iPhone já podem navegar no Site RTP de Notícias através do seu equipamento.

A RTP desenvolveu uma versão especialmente para este aparelho. A partir de agora, é possível aceder no iPhone ao site noticias.rtp.pt, utilizando todas as funcionalidades deste telemóvel. Para isso, basta abrir o browser que vem no iPhone e digitar noticias.rtp.pt e já está!

Esteja a par de todas as Notícias do país, do mundo, do desporto nacional e internacional, actualizadas em tempo real no site da RTP! Veja e reveja imagens que a RTP destaca diariamente!

Toda a informação de que precisa sempre na sua mão e com as facilidades e características do iPhone. O interface é muito idêntico aos deste aparelho, o que facilita bastante a sua utilização. A disposição dos conteúdos é moldável à posição do telemóvel - se o iphone estiver na horizontal as páginas comportam-se de maneira diferente do que se estiver na vertical.

Com esta novidade, a RTP dá mais um passo no sentido da inovação, aumenta a sua presença nas plataformas digitais e, mais importante, reforça a relação com os seus públicos procurando ir ao encontro dos novos hábitos de consumo de media.

Fonte: RTP

Hoje temos a WWDC...

Falta mesmo muito pouco para a WWDC...
É hoje... é hoje!
A WWDC '09 da Apple...



Fotos daqui

domingo, 7 de junho de 2009

Afinal era apenas um local...

Puxa! Que tantas confusões originou sempre que alguém diz a outro para ir lá.
"Vai prá p_ta que te pariu!" ...logo seguido de imediata pancadaria.

Afinal, não é nada mais que um equivoco. Apenas se está a mandar para ir para longe (lá para o caral... mais velho), pois esse local existirá e até tem transportes públicos de serviço.



Tanta pancada para nada se, afinal era apenas um local...
Eh, eh, eh!

sábado, 6 de junho de 2009

Música da Semana: o essencial de Jean Michel Jarre

Se há artista que encarna a essência da música electrónica old-school, é Jean Michel Jarre.

Este francês tem uma vasta obra pontuada por vários albúns conceptuais geniais. Pode-se dizer que desde a segunda metade da década de 70 até inícios da década de 90, não tem qualquer momento fraco e que teve o seu auge em toda a década de 80. Depois desse tempo já não se pode dizer o mesmo (apesar de gostar muito do Chronologie e de adorar o Oxygene 7-13).
Tudo porque concebeu um reportório electrónico como se de obras de música clássica se tratassem, só que concebidas com orgãos, sintetizadores, computadores, samples, etc. Cada álbum era desenvolvido como vários andamentos em torno de um mesmo conceito, fazendo com que as faixas tivessem sucessão e encadeamentos umas nas outras. Assim sem surpresa encontramos, por exemplo, em Oxygene as faixas com nomes como Oxygene 1, Oxygene 2, Oxygene 3, Oxygene 4 e por aí em diante.

Jean Michel Jarre já havia lançado nos idos anos 80 a colectânea "Images", que funciona entre um best of e um repositório de algumas poucas raridades. Na verdade "Images" procurou mais ser algo dele presente no mercado para vender na fase de estado de graça nos tempos do "Rendez-vous".

Ora se há disco dele que consegue satisfatóriamente dar uma boa imagem de tudo de bom que fez é o seu best of de 2004, correctamente entitulado de:

The Essential Jean Michel Jarre


Nele se pode encontrar tudo o que se reconhece da sua obra, conseguindo abordar practicamente todos os álbuns que fez. Contém mesmo todos os bons momentos, não faltando temas chave como "Oxygene Part 2", "Equinoxe Part 4", "Souvenir de Chine", "Quatrième Rendez-Vous" ou "Ethnicolor 1". Contém ainda hits mais tardios como "Chronologie Part 4", "Oxygene Part 8" ou "C'est La Vie" (este último já da fase pop e cantado, aqui nesta faixa com a participação de Natacha Atlas).

Depois deste "The Essential", ele ainda lançou uma outra colectânea pouco sui generis, o interessante "Aero", que tinha como missão trazer o som e as paisagens sonoras e cósmicas de Jarre em som surround 5.1. Nesta edição a maioria dos temas foi refeito e re-interpretados, soando instrumentalmente diferente dos originais. Assim resta apenas a "The Essential" cumprir o papel de cartão de visita para o mundo de Jean Michel Jarre. E sinceramente, nos dias de hoje, cumpre excelentemente essa missão e até com mérito. Afinal é apenas um disco best of mas quando uma reunião de temas é toda deste alto nível... torna-se altamente recomendado.

Deixo-vos com aquele que sempre considerei o seu mais encantador tema...

Souvenir de Chine


sexta-feira, 5 de junho de 2009

Um simples detalhe do voto em branco... que pode mudar tudo!


Um simples detalhe do voto em branco, que se for feito em maioria pode ter a consequência de... mudar tudo!
É o que dizem...

SE VOTAREM EM BRANCO, ou seja, não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é muito mais eficiente do que riscá-lo.

Nenhum politico fala disto porquê?
Porque se a maioria da votação for de votos em branco eles são obrigados a anular as eleições e fazer novas, mas com outras pessoas diferentes nas listas.

A legislação eleitoral tem esta opção para correr com quem não nos agrada, mas ninguém fala disso.
Não risquem os votos porque serão anulados e não contam para nada.

Mas uma maioria de votos em BRANCO anula as eleições.....!!!!!!!!
Imaginem só………........:::::)))))))))

Pode ser que assim consigamos manifestar-nos de uma forma mais convincente!


Até porque tenho reparado que a campanha que os nossos políticos não tem tido foco naquilo que vão para lá fazer estes Euro Deputados, quando afinal se têm servido dela para fazerem aquilo que até aqui não faziam e que é fazer oposição ao governo.
Ora para fazerem isso em troca da propaganda do valor de cada candidato para a UE e o que estes pretendem lutar pelos interesses tanto da Europa unificada como representarem Portugal.
Apenas se servem da campanha europeia para o transformarem em acto internos de ataque.

Assim, sabemos que o objectivo do gangue de Eurodeputados é apenas para... dizerem mal do PS e de Sócrates. Isto só demonstra: a pouca visão de todos eles, de que a Europa não é vista com interesse maior, que não é uma oportunidade de melhorar o conceito dos países unidos. Desde que venha de lá a massa está sempre tudo bem!
Pelo caminho que ainda lhes dê mais algum estatuto (títulos) para no futuro terem ainda melhores posições nos partidos de onde têm origem.

A consequência disto tudo é que leva-me a outras questões:

Será que o resto da Europa está interessada em ouvir falar do que faz aqui o nosso Primeiro-Ministro e o seu partido (da treta)?
Que imagem vão ter de nós os outros deputados da Europa?
Que só sabemos dizer mal uns dos outros...

Mas que bem a Microsoft trata a Google... com o Bing

Dei uma vista de olhos no novo motor de busca da Microsoft:

o Bing...

Tem uma página inicial toda catita e tal.


Experimentemos agora ver se o Bing nos apresenta outros motores de busca...

...hélás!
Olhem só que bem a Microsoft batizou o Google!
É logo o primeirinho... e a ser insultado também.

(cliquem nesta imagem para ampliar e perceber)


Podem fazer o teste, escrevendo no Bing "motor de busca" e comprovar este pérola da tecnologia.

Especial e de longa duração...

A língua portuguesa já era traiçoeira mas ler o espanhol pode ser ainda mais...




...e até são baratinhas!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Andam nas nossas salas de cinema (desde 4Maio09): Terminator Salvation


Esta semana está marcada pela estreia de Terminator Salvation, o 4º filme de Exterminador Implacável que procura a "salvação" da saga, depois dum 3º filme de certa forma muito fraco.


Terminator Salvation / Exterminador Implacável: A Salvação
trailer (longo):


Segundo o feeling que as muitas reviews por aí me dão a entender é que o filme em si é muito interessante e com muita espectacularidade e grande efeitos especiais (gigantes robôs e tudo) mas que não chega ao nível dos dois primeiros ao nível de conceito e premissa.
Tudo até aqui criou um mito acerca do John Connor, o grande salvador da humanidade. Em Terminator 3, começamos a sentir que ele não será assim uma tão grande individualidade que corresponda a esse mito, e pela série televisiva das crónicas de Sarah Connor, a mesma sensação. Com este filme parece que Christian Bale, o actor que interpreta John Connor adulto é quase remetido para o lado pela qualidade da performance de Sam Worthington, que acaba por se revelar também ele um... OK. Toca a ir ver o filme ou então esperem que ande disponível na... em DVD claro!


Estreia ainda o filme português "Star Crossed - Amor em Jogo", com Teresa Tavares, Diogo Morgado, Virgílio Castelo, etc.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Modernices tecnológicas... e muito déjá vu Apple

Nokia N97



A mais recente coqueluche da Nokia: o N97!
Tem ecrã widescreen 16:9 de 3,5 polegadas com interface sensível ao toque, 32 GB de memória interna (+ slot para até 16 GB através de um cartão), 3G, teclado QWERTY, bateria com autonomia de até 37 horas de música ou 4 horas e meia de vídeo, câmera de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss e flash LED duplo, vídeos com resolução de DVD 640 x 480 (como o N95 e N96), A-GPS, Wi-Fi, USB 2.0, Bluetooth... blá, blá, blá e etc.

Déjá vu: a Nokia venera mesmo o design da Apple.
Depois de terem feito uma loja para aplicações ao jeito da AppStore (é em tudo idêntica -o conceito, a apresentação dos produtos, preços, etc), agora até o aspecto frontal do N97 é idêntico ao iPhone (a superfície toda em vidro, o aro em metálico, a ranhura para escutar... parece-me mesmo um iPhone encima de um teclado!
Ahh... e está disponível em duas cores: igualmente o preto ou o branco.
Nokia... get new a life, please!




Vaso tecnológico da ECS apresentado na Computex 2009



Puxa, que isto está mesmo altamente!
Realmente até que é uma boa ideia e ficaria mesmo bem numa sala perto da TV. É óptimo para servir como um PC home server para conteúdos (videos, fotos, musica, etc) pois afinal se é um vaso... toca lá a enchê-lo!

Está equipado com um processador Intel Atom 230, as novas gráficas ION da NVIDIA, 1GB de RAM, um disco HDD de 2.5 polegadas e um leitor Blu-Ray. Ainda houve espaço para acrescentar um par de portas USB, entradas Ethernet e HDMI.

Déjá vu: faz-me lembrar os primeiros iMac com LCD... que tinham a base como uma meia-esfera.
Até a abertura da drive para o disco Blu-Ray é semelhante em estilo!




Uma dos conceitos de computadores desktop sempre interessante é o dos tudo-em-um.
Há vários modelos por aí, apesar de serem muito pouco populares, pois se excluirmos o Apple iMac, vêm-se muito poucos e raramente se encontra um PC assim.
Tal como o iMac sempre fez, conciliam a funcionalidade deste tipo de design, muito contemporâneo até.

A Sony já havia proposto antes a sua versão (ver neste artigo) para este estilo mas a última geração de modelos apresentada (há uns bons mesitos) e que anda no mercado internacional (é pena mas em Portugal não há VAIOs desktop), estão realmente muito bem desenvolvidos e cativantes.

Ostentam obviamente a designação VAIO mas não são portáteis: são mesmo para ter sobre a secretária.
As características são as normais dos comuns PC mas com tudo integrado num só corpo, onde um monitor de 20" alberga as colunas, webcam, microfone, todas as ligações, etc... sendo que o maior destaque é ter uma drive Blu-Ray.

Déja Vu: para não constatar a óbvio semelhança com o actual iMac da Apple, o rei do género, a minha atenção recaiu no teclado deste VAIO.
Um teclado ultra fino, todo com aspecto de metal e as suas teclas tipo "cliclets"... tal e qual o Apple Keyboard.



As caracteristicas do Nokia N97 e do Vaso ECS são provenientes do Tugatrónica.

Revistas on-line Junho '09: Magnetica magazine

Já está disponível mais uma interessantíssima edição, a de Junho, da revista cultural...


terça-feira, 2 de junho de 2009

Apple actualiza QuickTime e iTunes... e ainda iWork e Garageband

Update ao QuickTime e ao iTunes 8.2, que já está preparado para a grande actualização do iPhone, o OS 3.0, que sairá em breve.

A única novidade prática do iTunes 8.2 é a possibilidade de usar a função Genius com vídeos, facto que para nós portugueses e sem acesso a conteúdos da iTunes Store, não aquece e nem arrefece absolutamente nadinha.
Venha lá o iPhone OS 3.0 que isso sim já é deveras relevante!



Também foram actualizados o iWork e o Garageband...

Kid stuff #1: Clássicos da Disney (Bambi e Pinóquio)

Deixo duas sugestões de dois clássicos da animação (entre tantos outros), ambos da Disney e já com os seus 70 anos:
"Bambi" e "Pinóquio", que podem ser encontrados em DVD ou Blu-Ray, em edições especiais de celebração dos muitos anos destes filmes.




Nos tempos de hoje, tudo é acelerado, inclusive os filmes animados para os mais pequenos. Ver o Bambi (especialmente este) ou o Pinóquio, nas suas versões originais é uma experiência que poderá ser marcante para eles.

É de notar que estas são histórias contadas calmamente, com uso de muitos sons instrumentais. A principio, as crianças que nunca viram nada assim, vão achar muito estranhos estes filmes por parecerem tão longe da produção actual e os vão rejeitar. Mas com uma paciência, à segunda ou à terceira vez, os filmes revelam-se para eles como algo único.

Provavelmente, enquanto a magia destes filmes infantis vai desfilando em frente a eles, o mundo deles pode até abrandar e durante esse tempo eles poderão até nem se mexer.

A magia destas fábulas, a ternura das imagens, as histórias que os fazem raciocinar... enfim, tudo é magnifico.
E no fim, além de ganharem duas histórias que lhes transmitem valores para o futuro, o que eles presenciam aqui é a História do Cinema (e da animação).


Pinóquio (1940)





Bambi (1942)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Kid stuff #2: Divertir no Dia Mundial da Criança

Hoje é Dia Mundial da Criança e em vez de só o celebrarmos... porque não voltar a ser criança como as crianças?

Let's play again!!!


Rir com os palhaços do circo...



Épá... já não cabo na maquineta das moedas.
Óóóó... isso não vale! Vamos a outra...

(Porque é que crescemos e ficamos grandes?)

Mas posso brincar com os carrinhos... ainda!
Eh, eh, eh!

Os gloriosos "shiny" Speed Racer: Mach 5 e Mach 6...



Hei!!! Não mexas que agora sou eu!
Olha só, olha só...


Hei... então o o "Doc" não era para mim? :-(


Sociedade Internacional para os Direitos Humanos: o rato...



Esta organização arranjou uma campanha de marketing mesmo muito curiosa.
Este rato, que encurta distâncias, até mete lhes mete medo...



Será que também faria o mesmo aos nossos lideres nacionais. Gostava de ver...


Artigo do I Believe In Adv, descoberto no naovouporai

Nas bancas em Junho '09: Blitz

AC/DC são as maiores estrelas de uma edição onde Kings of Leon, Ben Harper, David Bowie, JP Simões ou Nouvelle Vague também brilham.