Páginas

sexta-feira, 13 de março de 2009

Música da semana: Bob Dylan no inicio de Watchmen

A sequencial inicial do filme Watchmen é fabulosa e reveladora, pois está rica em detalhes sobre momentos por contar no filme.

Um dos detalhes mais importantes é a própria canção dessa sequência (a razão deste artigo), "Times they are a-changin'" de e interpretada por Bob Dylan (que é igualmente também uma das referências que surge na BD original), que assenta como uma luva na sequência.

Bob Dylan "Times they are a-changin'" (1964)



O mais entusiasmante é realmente a atenção de Jack Snyder aos vários detalhes na produção de cada cena, que são autênticos easter-eggs saborosos.

Tais como a presença da capa da primeira edição da BD de Batman numa das paredes, a semelhança do avião com o célebre Enola gay, o momento á mesa a lembrar a célebre pintura "A última ceia de Cristo" de Leonardo Da Vinci, a cena do assassinato do presidente JFK pelo Comediante, a ironia da morte de um dos Minutemen devido á sua capa, a presença do globo das memórias de Silk Spectre II (quando esta o recorda em Marte), a presença de celebridades como Andy Warhol ou de David Bowie com Mick Jagger, etc...

Capa da 1ª edição de Batman na parede e no lado esquerdo um casal de ricos iguais aos pais de Bruce Wayne (verifiquem as semelhanças na imagem em baixo)


O 82 "Enola gay"


A célebre ceia
(veja outras influências semelhantes de Leonardo Da Vince, clique aqui)


Relaciona-se o assassinato com o Comediante mas... o mais impressionante é a conivência de Dr.Manhatan, (que vê o passado e futuro em simultâneo) pois já sabia mas não se importa com isso (remete para o seu ponto de falência moral e humana). Reparem no video que momentos antes está a apertar a mão do presidente...


Um dos Minutemen, Dollar Bill, na cena da sua morte ao ficar preso pela sua capa na porta do banco que lhe desenhou o fato e o contratou para defender o banco...


O globo que Laurie (Silk Spectre II) recorda em Marte das suas memórias de infância


Ozymandias acenando a David Bowie e Mick Jagger!!!


Segundo Snyder, ele havia feito muitas cenas para incluir na sequência mas como se tornava muito longa teve de fazer cortes (um deles era relacionado com o Comediante a levantar a célebre bandeira americana em Iwo Jima). Esperemos que a edição em DVD, que terá uma versão mais longa do filme (mais completa -o filme foi reduzido para se enquadrar melhor com as exibições em sala), traga o resto das imagens que preparou.

7 comentários:

  1. Snyder é um visionario, muito bom generico, tal como todo o filme e para ver e rever e rever. A banda sonora também foi toda ela muito bem escolhida adapta-se a todas as cenas.

    ResponderEliminar
  2. Exactamente!
    A BSO é fabulosa e nos dias de hoje até invulgar e corajosa. Tudo boa música!!!

    ResponderEliminar
  3. po voces viram a tirada com akela famosa foto do marinheiro e da enfermeira?muito massa bootar a lesbica fazendo akela foto ..muito bomj mesmo o filme..e pela primeira vez os americanos ganharam o vietnam,só mesmo com o doutor manhattan..valeu

    ResponderEliminar
  4. a sequência inicial é mesmo potente sim e cheia de preciosidades muito bem encenadas.

    ResponderEliminar
  5. tem referência de VÁRIAS fotos clássicas nessa introdução

    mas paguei pau em tu ver a referência ao Batmam, se bem que dando uma olhada agora, dá pra ver a capa dessa primeira edição do morcego ali no lado oposto aos 'pais' do Bruce. de qualquer forma, parabéns ter sacado essa.

    ResponderEliminar
  6. A sequência inicial do Watchmen é mesmo qualquer coisa de grandiosidade. Coloca-nos dentro do passado dos Minutemen, faz a ponte com muitas situações clássicas e estabelece a sua própria realidade alternativa.

    Obrigado, pelo agradecimento da cena do Batman e também, pela da capa (que é a razão de alguns dos Watchmen, não usarem capa...)

    ResponderEliminar

Este espaço é para o leitor dizer o que acha... use-o.