Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Musica da Semana: Duran Duran... (e ainda o Julio Isidro)

Hoje é um dos dias Duran Duran.


E porquê?
Porque o teclista (e um dos membros mais criativos e artísticos) da banda faz anos hoje.
Parabéns ao Nick Rhodes, pelos seus 49 aninhos!
Portanto, uma criança ainda...

Mais sobre o Nick Rhodes no artigo do site Viva80 (clicar para saber mais)

Como tal é razão para se recordar alguns momentos destes miticos neo-românticos dos anos 80 (dos 80 até aos dias de hoje, pois ainda aguentam).

Falar dos Duran Duran é daquelas coisas que fazem a mente recuar no tempo.
Nostalgicamente, teria de começar pela "Girls On Film", ora vamos lá a recordar:




Apesar de ser minha primeira musica favorita internacional (na altura dizia-se estrangeira), pois quando era pequenito, uns 7 aninhos prá aí, a "Girls on film" (que estranhamente me deve ter marcado a premissa logo desde cedo) era que mais cantarolava, e isto foneticamente claro, a ponto de me estarem sempre a pedir para dar "mini-shows caseiros" (nunca percebi por que se riam tanto... afinal, eu dava o meu melhor)... contudo, fui sempre escutando os singles que se foram seguindo mas foi com a incontornável "Wild Boys" que eles muito me maravilharam.



Um dos bons momentos desta banda inesquecível, foi quando em 1982 passaram por Portugal, ainda uma modesta banda, e deram show no programa "Passeio dos Alegres" de Julio Isidro:

"Rio" (Portugal - 1982)


Xiiii... eu via isto! Recordo-me bem disto.
Os Duran Duran no programa do Julio Isidro... mas que tesourinho, hã?!
As gajas por lá aos gritos e o Simon Le Bon a pedir que se calem, acabando por as incitars ainda mais... o MÁXIMO!!!


Depois dessa só a "A View To A Kill",  me maravilhou totalmente, que é dum filme de James Bond, e é somente a mais bem sucedida incursão musical pop dos filmes do agente secreto 007.
(Sobre as canções dos filmes James Bond, ver mais clicando aqui).


Altamente!
Os grandes Duran Duran, na sua melhor fase!

A reter: "Planet Earth", "Girls On Film", "Wild Boys", "Notorious", "A view To a kill", "Save a Prayer", "Rio", "Hungry Like The Wolf", "Union Of The Snake"... entre tantas outras incontornáveis, às quais se deve ainda juntar as duma fase seguinte "Electric Barbarella", "Come Undone", "Ordinary World" e até mesmo a "Out Of My Mind".

Uns senhores e os maiores dos anos 80. "Dura Dura" para sempre!
Termino com a "Planet Earth" e mai'nada!

5 comentários:

  1. Eu deste artigo o que destaco é o nome do Júlio Isidro.

    Esse grande comunicador de TV, sempre conseguiu nos seus programas de TV dos anos 80 e 90 juntar figuras da musica, do cinema e da cultura muito conhecidas e de uma maneira muito inteligentemente nas rubricas que os seus programas sempre tiveram e que ele sempre manteve.

    ResponderEliminar
  2. OMFG! Duran Duran no programa do Júlio Isidro?

    Coisa impossível de ser ver hoje em dia...

    ResponderEliminar
  3. Amigos tecno-cinéfilos, obrigado pelo vosso contributo mas acreditem que quando descobri isso do Julio Isidro Me pareceu tão importante quanto a banda em questão.
    Um espetaculo sem duvida e para mim nostálgico porque gostava da banda. Hoje já não os acompanho tanto mas interessam-me sempre. Não são os únicos que gosto dos anos 80... há muitos mais! Com o tempo vou acrescentando...

    ResponderEliminar
  4. espero qualquer dia ter a chance de os ver em portugal para ano que vem o melhor grupo de sempre desde a decada de 80s

    ResponderEliminar

Este espaço é para o leitor dizer o que acha... use-o.