sábado, 1 de novembro de 2008

Música da semana: o som de James Bond

James Bond está de regresso com o filme "Quantum Of Solace".

O reboot operado no franchise com o novo Bond interpretado por Daniel Craig, já fez render duas boas músicas.
A mais recente é "Another Way To Die" com Alicia Keys e Jack White (da banda White Stripes) para o novo "Quantum Of Solace" e Chris Cornell cantou "You Know My Name" para "Casino Royale" o anterior filme.

Alicia Keys & Jack White "Another Way To Die"


Esta canção está excelente e sente-se o pulsar do novo Bond nos sons que David Arnold polvilhou instrumentalmente. A presença de Alicia Keys não é assim muito forte na canção pois toda ela tem sabor a The White Stripes, a banda de Jack White assim como todo o músculo e alguma da irreverência, são características mais dele do que própriamente dela. Mesmo assim resultou muito bem este dueto improvável e o primeiro na discografia de 007.
Boa música temos aqui e o video está muito bom também...


O imaginário de James Bond está repleto de excelentes canções

Normalmente criadas em estilo vintage e cinemáticas ao bom estilo desta personagem que já leva décadas no cinema.
Nos tempos iniciais tivemos gente como Matt Monro, Tom Jones, Nancy Sinatra, Paul McCartney & Wings, Carly Simon, Sheena Easton, entre outros tantos mas foi Shirley Bassey quem mais vezes cantou as canções dedicadas às aventuras deste agente.

Shirley Bassey "Coldfinger"


No entanto a canção que me marcou mais foi aquela que a banda pop Duran Duran, fizeram nos anos 80: "A View To A Kill" e acho que foi apartir desta que a percepção do poder de uma canção dos filmes de James Bond se tornou evidente (e comercial).

Duran Duran "A view To Kill"


Depois deles seguiram-se os a-Ha, Gladys Knight, Tina Turner, Garbage, Sheryl Crow e por fim Madonna.
Madonna deu-se ao luxo de fazer um tema electrónico dançável totalmente fora do habitual, considerado chocante mas ao mesmo tempo inovador na discografia Bond. No fundo, se antes Paul McCartney tinha tentado renovar o estilo dos canções de 007, foram realmente Duran Duran e Madonna, quem mostraram ter aprendido com essas pistas. Todos os 3 deixaram marcas profundas nas canções deste agente e o percurso entre ambos (especialmente entre Duran Duran a Madonna) abriram portas para novas interpretações e estilos para os temas de 007.


Shaken And Stirred - The David Arnold James Bond Project (1997)

Tantos discos já foram lançados com as canções dos filmes de James Bond, desde singles a colectâneas comemorativas e a cada novo filme é editado novo material com o que saiu para trás.
Há no entanto uma edição que sempre me fascinou por ter sido uma diferente abordagem: Shaken And Stirred - The David Arnold James Bond Project

Esta edição, semi-oficial (é feita pela mesma equipa que faz as bandas sonoras dos filmes apartir de Pierce Brosnan), é nada mais que covers de temas antigos mas realizada em jeito contemporâneo e interpretadas por artistas e roupagens novas. David Arnold, sucede assim a John Barry como o compositor dos temas dos filmes e neste álbum recontextualizou algumas das mais famosas canções de Bond rodeado de gente bem ilustre da altura. Os pontos altos pertenceram a Iggy Pop, David McAlmont, LTJ Bukem, Aimee Mann, Pulp e Propellerheads.
Vale a pena descobrir esta pérola...

O alinhamento foi o seguinte:

Diamonds Are Forever - David McAlmont
Nobody Does It Better - Aimee Mann
Space March - Leftfield
All Time High - Pulp
Moonraker - Shara Nelson
The James Bond Theme - LTJ Bukem (com guitarra de Adrien Utley dos Portishead) ver no YouTube
Live And Let Die - Chrissie Hynde (The Pretenders)
Thunderball - Martin Fry
From Russia With Love - Natacha Atlas
On Her Majesty's Secret Service - Propellerheads
We Have All The Time In The World - Iggy Pop


Diamonds Are Forever - David McAlmont



Quantums dias faltam para a estreia do novo filme?
Poucos... é já esta semana!


Sem comentários: