terça-feira, 26 de outubro de 2010

Eu e os muitos filmes (2)... um mero top

Ora bem... falar de filmes também significa enumerar aqueles que muito mais nos significam ou marcaram ou que simplesmente adoramos desde sempre. Cada qual tem afinidades cinéfilas distintas (rever a parte 1 deste assunto) e por essa razão dificilmente existirão escolhas iguais entre quem aprecia filmes.

Fazer um Top 10, 20 ou 100 ou mais... é sempre complicado mas por ter pensado neles no grupo "Bloggers Cinéfilos" ajudou a apurar mentalmente.
É que apurar um pequeno grupo de filmes não é fácil, pelo menos para mim**, pelo que elaboro esta lista baseado num alinhamento mais ou menos temporal. De certeza que me esqueci de mais alguns...

Assim de repente, eis uma lista, literalmente... eu e os muitos filmes:
"Citizen Kane" e "The Magnificient Ambersons" (só estes dois de Orson Welles...)
"Vertigo" (para enumerar um só do mestre Hitchcock... são quase todos vários e excelentes)
"The Miracle Worker" (1959 - Arthur Penn)*
"Freud: The Secret Passion" (1962 - John Houston)*
"Musica no Coração"
"Take The Money Right/O Inimigo Público" (nunca mais esqueci as pistolas de sabão preto... grande Woody Allen... neste apenas como actor)
"2001" (só para enumerar um de Kubrik... são vários excelentes)
"Dressed to Kill" (só para enumerar um de De Palma...)
"Star Wars" (as duas trilogias mas a mais antiga "totally rules")
"The Godfather" (toda a trilogia mesmo! Afinal o 3ª é que é a única sequela verdadeira)
"Taxi Driver"*
"Halloween" (o de Carpenter)
"O Exorcista"
"Omen"
"Superman - the movie"
"E.T."
"Blade Runner"*
"Os Salteadores da Arca Perdida"
"Tron"
"Gremlins"
"Back To The Future" trilogia
"Alien" tetralogia"
"Predator"
"Robocop"
"The Fly" (a versão de Cronenberg)
"Eduardo Mãos de Tesoura"
"Quem tramou Roger Rabbit?"*
"Batman" (1 de Tim Burton)
"Silence Of The Lambs"
"Terminator 2"
"Assassinos Natos" (brilhante!)
"Jurassic Park"
"Dracula de Bram Stoker"
"Toy Story"
"Unforgiven" (dois-em-um: western+Eastwood)
"Pulp Fiction" (um de Tarantino apenas para não encher a lista pois todos são de eleição)
"Crash" (Cronenberg)
"A lista de Schindler"
"Se7en"
"Trainspotting"
"Cop Land" (Stallone fantástico junto dum elenco de luxo)
"The Truman Show"*
"Event Horizon"
"What Dreams May Come"
"Adeus, pai!" (Pt)
"L.A. Confidential"*
"A lenda do cavaleiro sem cabeça"
"Pleasantville"
"Matrix" trilogia (absolutamente o 1 e 2)
"The Sixth Sense" (este à frente... mas gosto dos outros todos, incluindo o "Lady In The Water " e o "Last Airbender")
"The Thin Red Line" (Mallick potente e poético)
"O Tigre e o Dragão" (2000 - Ang Lee)*
"Gladiator"
"Donnie Darko"
"Infernal Affairs" (sinceramente, o oscarizado "The Departed" não me convenceu como o original)
"Lost In Translation"
"In The Mood for Love"*
"Dancer In The Dark" (e o "Dogville" logo a seguir)
"Lord Of The Rings" (trilogia magnifica... extended)
"Mulholland Drive"
"X-Men 1 e 2"
"Swimming Pool"
"Sin City"
"Miami Vice" (eu te entendi Michael Mann... e sei que o Heat é superior também...)
"Balas e Bolinhos 2" (Pt)
"The Exorcism of Emily Rose"
"Batman Begins" / "The Dark Knight" (e de certeza o próximo Bat3 - "i believe in... Nolan")
"Wall-E"
"Singularidades de uma rapariga loira" (Pt)
Twil...que horror... quase me enganava: "Let The Right One In" (sueco)
"Avatar"
"Kick Ass" (sim?, talvez venha a ser... deslumbrou-me)


Foi o que saiu... uma lista que tem de tudo um pouco. Pode de ser que venha a acrescentar (*) mais um ou outro e por isso nem me dei ao trabalho de os contar. Façam o favor então... de gozar pouco OK?


** - com uma tolerância bem alargada... é que depois dos filmes série B ainda há muita coisa manhosa apreciável...

8 comentários:

Sam disse...

Fazer uma lista destas não é complicado, é complicadíssimo! :)

Também já embarquei numa aventura desse género, e o resultado foi este...: http://ks100movies.blogspot.com/2008/05/os-100-melhores-filmes-de-sempre.html

Abraço.

ArmPauloFerreira disse...

Essa lista que fez é ainda melhor que esta...

Bruno Cunha disse...

Grande lista!
Temos muitas diferenças mas também muito em comum, e tem o "meu" Donnie Darko.

Ricardo Vieira disse...

Boa lista! Alguns dos filmes coincidem com escolhas minhas.

Sem querer ser picuinhas, gostaria de dizer que escreveste mal Seven.Em vez de Sev7n, ficaria Se7en.

Abraço.

Nuno Pereira disse...

Tens ai 4 ou 5 candidatos a entrar na minha lista dos melhores 10!!!

ArmPauloFerreira disse...

@ Nekas: Vem aí o Natal e havendo alguns dias livres, seria uma óptimo descobrir alguma (curta) actividade no Cinema as my world. Hoje em dias são raros os filmes com o The End no fim...

@ Ricardo Vieira: Ver listas de escolhas pessoais é sempre interessante... já fizeste alguma no 35mm? Se não publica lá isso. É bem mais difícil do que parecia e de certeza estão muitos mais em falta. Era interessante Obrigado pela advertência, pois nem reparei que estava mal.

@Nasp: Puxa... é quase metade então. E olha lá... como consegues fazer e sentir justiça numa lista de apenas 10 filmes? A mim mesmo assim parece-me que falta sempre este ou aquele... Isso até daria um interessantissimo dum post lá no teu "Cria o teu Avatar".

Nuno Pereira disse...

Isso é verdade mais digamos que os 4 ou 5 primeiros eu tenho a certeza, depois a outra metade e que era mais difícil!

Escolheste muito filmes por isso é fácil aparecerem metade dos meus 10!

Ricardo Vieira disse...

Viva!

Ainda não fiz nenhuma lista do género (fiz os "5 filmes que marcaram" e "5 guilty pleasures), mas é uma boa ideia. Para já não farei, mas daqui a umas semanas muito provavelmente.