quarta-feira, 24 de abril de 2013

Apple anuncia WWDC 2013

A Apple confirma a data da WWDC 2013, a sua tão conhecida conferência anual de programadores, a Worldwide Developers Conference, que acontecerá de 10 a 14 de Junho.


É anualmente pela WWDC que a Apple anuncia as suas novas versões de sistemas operativos, seja o mobile iOS (muita gente espera um totalmente diferente iOS7) e também da versão desktop Mac OS X (será que vai sair com apenas um intervalo de um ano o sucessor do Mountain Lion, o 10.9?).
Uma coisa é certa, esperam-se imensas mexidas no campo do iOS, pois desta vez é o designer de produto, quem também passa a dominar o design do software dos sistemas, o aclamado e premiado Johnathan Ive.
Vamos a ver o que sai daqui... em Junho.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Trailer: "Man Of Steel"... e o Superman faz 75 anos!




O regresso de Superman aos filmes em 2013, coincide com o mesmo ano em que a personagem faz 75 anos. O trailer é épico e sugere um renascer da personagem sob uma nova visão contemporânea dos seus 75 anos de existência.



No EW.com levantam o véu a diversas das pistas sugeridas no trailer. Go check it!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Cine-critica: Tabu (2012)

"Tabu"
(2012)



Realização: Miguel Gomes

Com: Teresa Madruga, Laura Soveral, Henrique Espírito Santo, Carloto Cotta, Isabel Muñoz Cardoso, Ivo Müller, Manuel Mesquita, Ana Moreira...

Sinopse: "“Aurora tinha uma fazenda em África…” Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras."



Um filme elíptico, como que conduzindo numa velocidade enquanto se olha para trás a um retrovisor habitado por evocações de um passado que teima ser revivido... um tabu. Um filme iluminado por sombras e memórias, cuja construção engenhosa respeita a forma de ilustrar as memórias (que não se ouvem já com a total precisão, mostrando literalmente pessoas a falar sem as ouvirmos, mas que alguns sons ficam retidos e retirados do subconsciente - daí o recurso certeiro a momentos de uma espécie de cinema mudo e sem cor - sempre preto-e-branco).
Coloca-nos como os ouvintes da confidência de um segredo, da verdade... de um tabu assim exigido, só possível de ser revelado depois do "depois", sendo que esse depois é entregue... só depois, deixando vontade de regressar ao seu principio para assim entendermos que algo literalmente terminou porque está engenhosamente desenvolvido como um "crocodilo" com o rabo na boca. Mas o que vemos é que aos crocodilos se lhes mete um pau na boca... e se os encontra também nas nuvens do céu.
Um filme onde temos a clara percepção que uma pessoa senil poderá se eclipsar por ter mais memórias de vida que aqueles que a não viveram.

O tempo pára enquanto este filme decorre... com o seu festim de evocações, confidências e de belíssimas canções e de uma realização magistral pontuado por uma direcção artística de impor tremendo respeito.
Por acaso é um filme português... mas é universal. Recomendado a quem se deixar entregar e disso não faço qualquer "tabu", pois merece ser descoberto com a disponibilidade adequada.


Classificação:
9/10
Grandioso

Panorama - 7ª Mostra do Documentário Português


Informação:

"O PANORAMA - 7ª Mostra do Documentário Português, organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário e pelo Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca, realiza-se de 3 a 11 de Maio, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e no Teatro do Bairro.

Dedicada à exibição de documentários portugueses, esta mostra não competitiva exibirá filmes incluídos em duas grandes rubricas: sessões Contemporâneas, que incluem filmes produzidos maioritariamente em 2012; e sessões Percursos do Documentário Português, com filmes da época/autores do tema selecionado em cada ano.

Este ano, a Mostra vai contar com um novo espaço de programação intitulado Lisboa, que dará visibilidade a um conjunto de olhares sobre as componentes sociais, culturais e arquitetónicas da capital portuguesa. "Pensamos que existe aqui um fértil universo que merece um olhar mais atento, potenciando assim uma maior reflexão sobre a cidade que deu luz ao PANORAMA", referem os programadores da mostra. No Teatro do Bairro será apresentada uma seleção do que se viu no Doclisboa’12.

No ano em que a cidade de Guimarães foi Capital Europeia da Cultura e o Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde comemorou 20 anos, o PANORAMA mostra uma seleção de documentários produzidos nesses contextos específicos, filmes que retratam, de uma ou outra forma, as memórias e vivências dessas cidades e sua região envolvente.

E, mais uma vez, na rubrica Percursos no Documentário Português, o PANORAMA revisita a história do cinema português, centrando-se no tema “Documentário no Cinema Novo” e na produção documental da década de 1960 e inícios de 1970, momentos cruciais para o cinema nacional, fundador do trabalho de autores como Fernando Lopes, Paulo Rocha, Manuel Costa e Silva, José Fonseca e Costa, Manuel Faria de Almeida, António de Macedo, João César Monteiro, António-Pedro Vasconcelos, António Escudeiro, Alfredo Tropa e Fernando Matos Silva.

A Mostra do Documentário Português teve a sua primeira edição em 2006 e, desde o primeiro momento, pretende ser um espaço privilegiado para dar a conhecer documentários feitos em Portugal ou por portugueses, contribuindo para um encontro entre quem faz e quem vê. É uma plataforma de exibição e discussão, um lugar onde o documentário português é retratado de forma abrangente, na sua diversidade e riqueza, procurando perceber caminhos futuros.

O PANORAMA procura constituir um retrato largo e desafogado da paisagem documental portuguesa, apresentando um conjunto de filmes de cada ano de produção."


Páginas oficiais: www.panorama.org.pt / www.facebook.com/PanoramaMostra

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cine-estreias de 11 de Abril'13: Oblivion; Captive; Faust; The Company You Keep; Scary Movie 5; La Migliore Offerta; Catch.44;

Esta semana as estreias de 11 de Abril'13, são assim-assim...

Oblivion;
Captive;
Faust;
The Company You Keep;
Scary Movie 5;
La Migliore Offerta;
Catch.44;



...mas o grande destaque da semana é o novo filme com Tom Cruise, o "Oblivion - Esquecido", que é uma obra sci-fi irrecusável de se disfrutar.


As restantes obras parecem ser menos atractivas, mas para lá do abuso que já se tornou haver mais sequelas de Scary Movie (5!),  de filmitos banais como "Catch.44 - Tiro certeiro" (que dá a entender que já são poucos os filmes que não tenham Bruce Willis no elenco - está em todas agora...), temos o "The Company You Keep - Regra de Silêncio" que parece interessante até pelo mega elenco que tem...



... Faust também se afigura interessante de descobrir...

...e por fim, a mais recente obra de Brillante Mendoza, o "Captive - Cativos", que parece bastante interessante e é um filme a descobrir.

Cine-estreias 4 de Abril'13: The Awakening; Welcome to the Punch; Gambit; Jianyu - Reign of Assassins; Taxi Driver; The Expatriate; I Give It a Year; Sur la piste du Marsupilami;

As estreias de 4 de Abril'12 nas salas de cinema portuguesas:

The Awakening;
Welcome to the Punch;
Gambit;
Jianyu - Reign of Assassins;
Taxi Driver;
The Expatriate;
I Give It a Year;
Sur la piste du Marsupilami;


Em termos de destaques o maior de todos recai no regresso da exibição de Taxi Driver, que é uma das obras máximas de Martin Scorcese. Filme bastante conhecido e que estará em muitas estantes já em DVD e passa imensas vezes na Tv mas para quem nunca o viu no cinema, surge aqui uma invulgar oportunidade.

Nas estreias de filmes "novos", temos o regresso de Cameron Diaz aos filmes mas desta vez numa obra muito fraca, o "Gambit - Ladrões com Estilo"...


Uma melhor escolha será o soft-terror do "The Awakening - O Despertar", uma história sobre uma caçadora de falso mediuns que supostamente contactam fantasmas até se deparar com algo mais inexplicável. Filme bastante interessante e com alguns twists.


Temos ainda um filme asiático "Reino de assassinos", que parece ser fixe...

...e também há a comédia "I Give It a Year - Dou-lhes Um Ano", que parece ser boa para entreter apenas.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Cine-estreias 28Março'13: G. I. Joe Retaliation; The Deep Blue Sea; The Host; Promised Land; Safe Haven; San qiang pai an jing qi

Ora bem, vamos lá a ver o que estreou na última semana de Março...

G. I. Joe Retaliation - G. I. Joe Retaliação;
The Deep Blue Sea - O Profundo Mar Azul;
The Host - Nómada;
Promised Land - Terra Prometida;
Safe Haven - Um Refúgio para a Vida;
San qiang pai an jing qi - Uma Mulher, Uma Arma e uma Loja de Massas;



As estreias deste lote são de filmes que levam mais pessoas às salas de cinema. Desde filmes românticos como "Safe heaven", um novo filme de Gus Van Sant com Matt Damon (que foi além do protagonista, o argumentista do filme) em "Promised Land" e ainda mais uma tentativa de nos impor uma nova franchise fantástica, desta feita pela mesma escritora dos livros de Twilight, com o "The Host".



Em destaque, temos o regresso de G.I. Joe, que gostei bastante do entretenimento que foi o primeiro, apesar de esta sequela, "GI Joe: retaliação", que nem sequer tem todo o elenco original, me parecer algo inferior mas lá está... é para ver no que isto dá. O trailer tem muito bom aspecto!



E ainda o "The Deep Blue Sea", que parece ser um interessante anti-romance.