quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Zon Iris: a nova box da Zon estreia um novo interface (uau!)

Zon Iris: a nova box da Zon estreia um novo interface...


O interface da nova box da ZON já ganhou um prémio... foi rápido!

Tal como informa na Magazine HD: "Design minimalista, modelo de navegação focado nos conteúdos e multi-plataformas são os principais conceitos diferenciadores do novo interface de televisão que a ZON irá lançar em breve, e em primeira mão a nível mundial, e que conquistou o prestigiado prémio Janus Award 2010 do Institut Français du Design. Trata-se do 5º prémio recebido pelo Snowflake desde a sua apresentação.




Desenvolvido pela empresa inglesa NDS, fornecedor líder de soluções tecnológicas para pay tv digital, o Snowflake tem vindo a ser customizado em parceria com a ZON ao longo do último ano. O Janus Award premeia a implementação do Snowflake na ZON."


Além do interface, aprecio imenso a ideia de uso multiplataforma, permitindo assim a consulta e funcionalidades por smart-phones, computadores, etc.
Também parece que será introduzido na oferta de canais, os pacotes temáticos (finalmente), permitindo a subscrição por packs de canais do mesmo género (de desporto, de séries, entretenimento, etc) evitando ter de ter o serviço máximo de TV, por vezes.



Primeiras impressões...

Eu já a vi, no inicio deste mês no Norteshopping, esta nova ZON Iris a funcionar. A nova box (baseada na Cyfra Pace HDC7240), é mais pequena que a actual ZONBox HD+DVR e até o comando tem muito estilo.

 (duas imagens do equipamento, via forum Zwame)

Fiquei especialmente impressionado com a interface. Gostei bastante do pouco que vi pois é realmente muito invulgar e ao mesmo tempo muito sedutora.
Apesar de a “mocinha” do mini-stand não parecer estar lá muito interessada em demonstrar as features do sistema, pois foi muito rápida (talvez por saber que certas acções poderiam dar em encravanço - parece haver ainda alguns sérios bugs a corrigir).
Vai ser radical para muita gente e terá o factor “uau” até para os que são clientes do Meo. Foi realmente uma boa jogada da ZON investir no tal do snowflake.

Mas mais que "relatar" o que foi visto, nada melhor que ver em video a ZON Iris em funcionamento.
Pode ser apreciada na página oficial que a ZON fez para a promover (clicar em ZON Iris Demo) mas melhor que isso é a magnifica review que o blogZONBOX nos oferece nos dois seguintes videos (muito completa).

Parte 1:


Parte 2:


Contudo, fiquei muito desiludido quando a “mocinha” me disse que seria uma box unicamente para clientes do serviço FIBRA. É pena a Zon Iris ser dedicada unicamente a clientes de Zon Fibra… acho que ganhariam mais se todos tivessem acesso a esta box. Era publicidade no terreno (nas casas dos clientes e não só), que popularizaria as box da ZON e perante o Meo conquistaria novo respeito.

Esta box ZON Iris e o seu interface invulgar, prometem!

6 comentários:

Anónimo disse...

Depois de visualizar os vídeos que apresentas o meu primeiro pensamento é que este software seria bom há uns 5 anos atrás. Comparado com o utilizado pelo MEO continua a milhas! A ZON vai ter que se esforçar bastante mais neste (importante) aspecto. E o facto de ser unicamente disponibilizada a clientes com a tecnologia fibra é rídicula e só demonstra o respeito que a empresa tem em relação a todos os outros, que (teoricamente) pagam menos de mensalidade dos seus serviços.

ArmPauloFerreira disse...

Acredito que no momento a decisão de ser dedicado unicamente para a Fibra será para assim a disponibilizar a um grupo menor de clientes. Se não todos iriam querer trocar e nasceria um grande problema para a ZON em não conseguir satisfazer. Quando a ZON Box HD+DVR saiu verificou-se isso.

Quanto ao interface... gostei e revela-se totalmente invulgar e a necessitar de algum habito.
O sistema do Meo está realmente muito evoluído e conta com uma útil e bela interface mas o Íris também é muito interessante e afigura-se como sendo bom(e baseado num sistema que vai permitir a ZON fazer muito mais).

uiquiliques disse...

Aí está!! A Zon, ao fim destes anos todos, reconhece que até agora o serviço que vem prestando é ( e passo a citar): Comum, Feio e possivel.... Tudo isto com o aval da insuspeitissima Anacom, que durante anos elegeu a Zon como a melhor prestadora/qualidade no serviço deste genero em Portugal....

da maneira como este povo tem sido "comido" coniventemente ( convem dizer ) não merecemos mais.. continuem a comprar gato por lebre e continuem a queixar-se.. Eu já me curei!!

ArmPauloFerreira disse...

Não posso alinhar na mesma ordem de ideias que sugere (Anacom... gato por lebre...) mas reconheço que o serviço de TV está muito desactualizado em comparação com o Meo.

O novo sistema baseado neste Zon Iris vai permitir imensas mais coisas muito interessantes, além de dotar das mesmas habilidades já presentes no Meo, como por exemplo o uso da box remotamente acedendo a serviços Tv noutros dispositivos.

O grande senão do Zon Iris, é realmente ser unicamente dedicado á Fibra e ainda por cima contar com valores de aluguer exorbitantes (De 7,5 a 10€ mensais para usar uma box Zon, a sério?)

AnaJorge disse...

@ArmPauloFer O aluguer da box está incluído no plano, não é paga a box à parte como anteriormente.

ArmPauloFerreira disse...

Não fui verificar mas se é assim óptimo e os planos passam a parecer até mais baratos que os sem Fibra (é aluguer incluído, o acesso a ZON Filmes, Zon Kids... sempre são vantagens.)