sexta-feira, 13 de março de 2020

As sempre eternas dificuldades de aceder ao cinema português

Espetacular e muito pertinente esta tua video-publicação do Cineblog sobre o cinema português e sobre como o ver legalmente.
É que é mesmo tudo verdade!


Mas há mais e na minha opinião (é para isso que escrevo só aqui neste meu espaço de liberdade) é bem pior o cenário dos objectivos da produção nacional.
Querem tanto que nos acostumássemos a ver mais filmes nacionais como se viessem de Hollywood (que funciona com exemplar profissionalismo em todas as áreas - sendo a da divulgação onde muito mais investem - fica a dica!) e depois para se o conseguir ou não estão mesmo disponíveis ou a parca oferta que exista é de custo penalizador.
Digamos que até mesmo a pirataria às obras portuguesas também não consegue ajudar muito. A grande culpa é dos próprios agentes portugueses da área.

É incrivel que se for necessário fazer-se uma publicação num blog sobre determinado filme, até a arte dos cartazes custa a obter. Queres saber dados sobre os filmes e deparamo-nos com uma realidade onde a maior parte deles nem sequer foram preenchidos. Vai havendo uma boa parte de informação no IMDb e tal... mas na base de dados TMDb quase nada tem, o que faz com que os outros dependentes serviços de redes sociais dedicados a filmes e séries, como o Letterboxd, Trakt, etc, pouca coisa apresentem ou até nada tenham para exibir. Uma pessoa vê uma série portuguesa, faz esse esforço de lhes pegar, e depois nem sequer consegue marcar o episódio visto porque nem existem lá sequer. Nem aparecem...
Há uns anos atrás com o meu altruísmo eu adicionava no TMDb o que via nacional que não estava lá... mas desisti porque nenhum dos vários agentes desta área nacional merece que se lhe faça isso porque eles mesmo nada fazem sobre isso. Actores, realizadores, produtores, tecnicos, etc... nenhum deles parece que quer ver o seu trabalho evidenciado! PqPariu!

A culpa do cinema nacional ser pouco abraçado, pelo povo, parte também de si próprio, pois parece que lhes dá mais jeito que assim seja do que fazerem as curtas e longas com real vontade de as pessoas em massa as verem efectivamente (tantas plataformas como YouTube, Vimeo, etc) e mantém-se tudo na obscuridade. Hoje em dia existem patrocínios que poderiam ajudar a manter no ar alguma plataforma que se tornásse o repositório de tudo o que é nacional.

Perante toda este marasmo auto-promovido por uma enorme cambada inerte de mercenários (e depois ainda ficam fodidos quando se lhes acusa que gostam de viver á custa do ICAM e todos os outros apoios financeiros), admiro igualmente a RTP em ter aberto muita coisa com o excelente serviço que faz na RTP Play e aos espanhóis por terem criado o FilmIn, onde revelam mais amor às nossas obras do que nós mesmos.
Ao Cineblog: parabéns pelo video!!!


Sem comentários: