quarta-feira, 30 de abril de 2008

Homem de Ferro, o filme e origens


Estamos a poucas horas da estreia do filme do Iron Man, por cá conhecido por Homem de Ferro.

A história do Homem de Ferro, uma das muitas criações da Marvel de Stan Lee, é basicamente simples mas plausível num mundo real. Bem... nem tanto assim mas tal como muitas outras personagens que a Marvel inventou a motivação e a possibilidade de acontecer de verdade tem o seu quê de realidade à mistura. Imaginem alguém que desenvolve armamento tecnológico e que numa situação de acossado pelos eventos não tem alternativa senão criar uma armadura para sua própria protecção e sobrevivência.
Não existe aqui um super-herói nascido com qualquer poder ou capacidade extraordinária. É uma pessoa normal dentro de uma armadura metálica e que a usa de forma extraordinária. Basicamente é apenas isto o Homem de Ferro...

Em tempos, na minha infância as revistinhas de BD eram o expoente máximo destes universos e a ignição para a imaginação. Quantos como eu na altura sonhávamos em ver saltar da BD estas personagens para filmes com pessoas a sério e imaginar como seria no grande ecrãn aquelas histórias fantásticas em papel. Hoje em dia com os vanços que o cinema e a tecnologia deram, tudo isto ja é possível sendo o único factor de sucesso a forma e a abordagem dado a cinema.
Estamos a gora na presença de uma nova era mas já que o filme está aí convém contextualizar o super-herói nos novos tempos e já agora, se me permitem, relembrar o que eram em BD.

Recomendo-vos a leitura do seguinte artigo do site Marvel Virtual Club, que nos mostra a origem do Homem de Ferro com imagens da BD original (cliquem no seguinte link): Marvel VC: Homem de Ferro.
Podem também consultar os arquivos da Marvel aqui.

Entretanto, o site Comic Book Resources já teve a oportunidade de ver o filme e nos dar aquela que será uma boa review do Iron man movie. E do Brasil, no blog Programa de Cinema, também já dizem o que acharam do filme.

E sem dúvida que o realizador John Favreau está de parabéns pois parece que conseguiu erguer um grande filme... e recomenda-se fortemente!

Não querendo ficar por aqui, recomendo ainda a consulta aos seguintes artigos que publiquei aqui neste blog, que incluem mais imagens e trailers do filme.


Entretanto acabo este artigo, deixando-vos com dois minutos do filme Homem de Ferro:

2 comentários:

Azrael disse...

parece que o filme já faz parte da galeria das melhores adaptações da banda desenhada, Batman begins, Superman - o filme, X-men 2

ArmPauloFerreira disse...

Tenho pena de não ver já mas todas as criticas induzem a isso mesmo. Ainda bem que temos filme!