terça-feira, 7 de abril de 2009

As campanhas da Microsoft...

A mais recente campanha "Laptop Hunters" da Microsoft...



No video coloca-se a meta de obter um portátil por menos de 1000 dólares. Fica resumido que abaixo desse valor não se pode comprar um Mac. É essa a mensagem da Microsoft. É legitima e a mais pura realidade.

Mas a verdade é mesmo esta: um qualquer bom portátil custa mais de 1000 euros.
Normalmente ronda pelos 1200 euro. E refiro-me a portáteis com Windows… mas pelo mesmo preço também se compra um bom portátil Apple.

O que se passa com os valores abaixo dos 1000 euro ou principalmente os da da gama dos 600/800 euro é uma quase armadilha para o comprador. Pois a no fundo não se pode dizer que não são bons, o que acontece é que não são os mais actuais, os de última geração.

Quem quer um computador novo e só pensa pelo preço, acaba sempre por levar para casa uma máquina nova mas não actual, de última geração. Ou seja compra-se a 600/800 euro, PCs com 2 ou 3 gerações de atraso em relação à actualizadade. No fundo os bons PCs que há 2 ou 3 gerações atrás custavam 1200 euro assim que as marcas os lançaram para o mercado.
O que acaba a acontecer no mercado, é ter de se vender essas máquinas a preços de saldo para as fazer desaparecer do mercado mas os PCs actualíssimos continuam a custar 1100/1300.

Esta situação acaba por ser reflectida no utilizador uns tempos depois de usar a máquina nova. A máquina que ainda tem pouco tempo já lhe parece lenta, ou que não tem as capacidades que os mais recentes lançamentos de software exigem. Fica com a sensação que o computador já não se aguenta bem. É até uma verdade na minha maneira de ver estes casos, pois quando estes PCs sairam estavam dotados das caracteristicas em voga para aquela altura. Assim duas ou três gerações de diferença podem significar quase dois anos de desactualização.

Aquilo que o video não mostra é as máquina actuais da gama que a moça comprou e ainda com poucos dias no mercado. Pelas minhas contas um HP com 17″ de última geração rondaria então os 1100/1300.
E nem sequer optou por um Sony Vaio...

Depois há que saber separar tamanho em polegadas dos pixels existentes no monitor.
Neste caso são 17″ mas com pixels grandes, pois o monitor exibe os mesmos pixels que um portátil de 15″.
Que vantagem tem isso? Não ganhou mais espaço no ecrãn… apenas tem tudo ampliado para encher as 17″.

Se no video a pergunta fosse:
Se te dessem 1200 dls que portátil compravas?
Se primeira escolha dela foi ir a um Apple Store, facto que prova bem o valor de um Apple, por esse valor teria até saído de lá com um MacBook!

Agora a razão e objectivo do video está bem claro: não se pode comprar um portátil Mac assim tão barato. Porque a Apple só vende máquinas de última geração e nunca máquinas com várias gerações de atraso…
Se a Apple o fizesse, se vendesse MacBooks com 3 gerações de atraso a 600/800 euro… muita gente teria um Mac!
E como todos bem sabem qualquer mac actual pode ter lá instalado o Windows também… num PC não se pode meter lá o OS X.

Qual dos dois oferece mais: PC ou Mac?
Eu tenho obviamente a minha opinião bem esclarecida. A moça do video é que não tinha.

Contudo, perante o valor que podia gastar acabou por fazer uma boa compra.
A compra lógica e correcta.

O nosso problema, o português, é que o valor de um computador é sempre alto perante as finanças do comum português. Apanhar algo à maneira que esteja na gama 600/800 euro é o caminho que todas as pessoas têm tomado recentemente. E já acham esse valor caro… é por isso que os netbooks andam a ser confundidos com PCs portáteis… tudo devido ao preço!


E assim eles lá lançam mais um video neste estilo. São legitimos e realistas, se só se apreciar as coisas pelo preço...

3 comentários:

Azrael disse...

Claro que tanto mais barato pior é a qualidade da máquina.
Embora que existem pessoas com conhecimentos em Hardware que conseguem criar uma máquina de topo de gama ao adquirir peças mais baratas mas com qualidade em vários sitios. Ou então peças directamente da fabrica.
Eu sempre queria um mac e acabei por comprar um MBP de 17".

Está renovado o teu blog. :)

ArmPauloFerreira disse...

Exactamente...
Caramba, que foste logo para o MacBook mais valente. Já tinhas mostrado no teu blog em tempos...
Por falar nele... Que é feito do teu blog? Desapareceu...

Obrigado pelo feedback ao teres notado a mudança do aspecto.

Anónimo disse...

O Vista já me fazia tanta comichão no centro de inteligência que comprei um MacBook Unibody. Ainda acho que um vulgar portátil pelo mesmo preço ficava abaixo deste.

Ah - e o que me levou a comentar - entretanto o Vista também saiu do meu PC de secretária, troquei-o por... Mac OS! Poder não se pode, mas conseguir-se, consegue-se.

PS - E o mesmo computador é mais rapido e eficiente agora. Tenho dito.