quinta-feira, 16 de abril de 2009

Samsung LED TV: espectacular!


A Samsung surpreendeu-me desta vez. Numa das minhas voltinhas pelas "lojas dos sonhos" de equipamentos (Worten, FNAC, Radio Popular, Media Market, etc) deparei-me com uma imponente TV da Samsung de 46" LED LCD TV. As tais das novas com iluminação por LED. E realmente aquilo é uma nova realidade tecnológica de ver televisão HD.
Que imagem ela exibia!



Destacava-se claramente de todas as outras por perto na loja. Estava a rodar imagem HD com apenas as 720 linhas, mas a qualidade da imagem era tal que faz-nos ficar pregados em frente a ela por vários minutos á espera que ele exiba algo com falhas. E nada apareceu.

Imagem fluida, sem arrastos, sem desfoques e inacreditavelmente rica em cores como nunca tinha visto. Já vi algumas excelentes Bravias (da Sony) e nunca fui lá muito com as TVs da Samsung. Mas esta é realmente um novo patamar de qualidade.



Tem um painel espelhado (idêntico ao que agora se faz nos monitores de computadores -lembrou-me logo do iMac) que torna ainda mais ricas as imagens.
Os níveis de preto com a iluminação por LED são realmente uma outra coisa: esta TV exibe mesmo a cor preta e não cinzas escuros.

Obviamente que se deve à tecnologia LED que apenas ilumina as zonas necessárias, fazendo com que as zonas de preto absoluto não sejam iluminadas e com as gradações de intensidade de iluminação nas zonas escuras (mas não pretas) controladas de uma forma impressionante. (Isto está errado!)

Correcção: o comentador Carlos Martins esclareceu melhor a forma como se empregou a tecnologia LED nesta TV. Na verdade, esta LED TV não faz o backlight dinâmico por zonas, como estava a acreditar pois é um LCD edge-lit, que modula a intensidade dos LEDs pela imagem toda e não por áreas diferentes.
OK, fica esclarecido... mas a verdade é que a bela imagem é mesmo de referência.

Uma outra curiosidade que permite o LED é ocupar menos espaço no interior para a iluminação. Resultado: estas TVs são tão finas (2,5 cm) que até dá a sensação que se tivéssemos de pegar nela a segurar apenas pelas pontas que poderia partir a meio se dobrasse.
Lá está: esta TV parece que pede mesmo ser afixada numa parede e não num móvel.

Uma investigadela pelo site da Samsung sobre estas TVs, faz-nos saber que estão repletas do que de melhor se pode atribuir a uma TV LCD nos dias de hoje. tem tudo aquilo que é da praxe actual: Full HD (1920x1080), 100 Hz Motion plus, mega contraste (fala-se que pode atingir os 500.000 -hélás?!), Color enhancer Pro, USB2, um fartote de ligações HDMIs (pois).
Há ainda o modelo de top que tem conectividade DLNa por wireless, internet TV e uma interface "flash" para mostrar conteúdos externos.
Há ainda o avanço tecnológico na economia de electricidade: esta gasta menos 40% que as outras, por ser iluminada por LED. Cool!


Um estrondo de TV mesmo!!!

Faço ideia o bonito que será ver em HD com toda esta categoria, o equipamento do FCPorto ou um filme colorido como o Speed Racer.
É desta vez que ficarei fã das TVs da Samsung!

Mas depois vi o preço... xiiii!
Porque é que temos de ser pobres?

21 comentários:

JPCarvalhinho disse...

achaste caras?
a de 46 deve ser um estico, mas também não caberá numa sala normal...

Estive a namorar a de 40'' da série 8000 e está a uns simpáticos 1740€ aqui internamente...

ArmPauloFerreira disse...

Custa o valor que ela vale.
A de 46", que é o tamanho que gosto (se a que já tenho tem 44" -um retroprojector CRT Sony Grand Wega) seria a que escolheria... e custava 2000 e tal euros. É um esticão ainda... mas mais algum tempo estará mais acessível quando a iluminação LED estiver mais massificada.
Mas que ele exibia imagens fabulosas... isso é inegável.

JPCarvalhinho disse...

Sem querer entrar em discussões dúbias... para esse tamanho não seria melhor um plasma?!? ou tens receio do burn in da imagem??

Que eu saiba não tens filhos para estar sempre a ver o noddy ou o mickey mouse :p

ArmPauloFerreira disse...

Tenho dois filhos a verem precisamente tudo isso e às vezes a impedirem-me de ver o que que queremos lá em casa.
Gosto da imagem bem BIG!!!
E na minha sala a TV está bem afastada dos sofás por isso mesmo.

Geração HD disse...

Mais uma razão para os seguidores de Plasma remeterem se ao silencio :-P

Carlos Martins disse...

Eu ainda não consegui ver nenhuma ao vivo. Tenho que dar um salto a um desses "antros" que nos tentam fazer gastar dinheiro.

Tens a certeza que esta já faz o backlight dinâmico por zonas?
Por 2000 Euros parece-me difícil acreditar (mas espero que tenhas razão.)

Para além disso, o facto de ser fina faz-me pensar que seja daqueles LCD edge-lit, que permitem apenas modular a intensidade dos LEDs pela imagem toda, e não por áreas diferentes.

ArmPauloFerreira disse...

Ora bem...não tenho certezas disso mas as imagens exibidas iludiam bastante nesse aspecto. Talvez seja mesmo tecnicamente como diz mas gostei do que vi.

Daniel disse...

Fantástico! Já vi este "LED LCD" na Worten e fiquei boquiaberto! À tempos que esperava esta nova tecnologia, agora é vez da qualidade de imagem reinar! Resta é esperar que o preço baixe um pouco, pois o preço está ainda num patamar muito alto.

Bruno disse...

A Samsung é uma boa empresa, mas eu aconselho esperar o lançamento de televisores LED das marcas LG e Sony.

Ricardo disse...

Esperar? Sony, ok... mas LG é um lixo!

ArmPauloFerreira disse...

@ Daniel, Bruno e Ricardo:
Acho que realmente o preço se fosse ainda mais convidativo seria muito mais aliciante. Acho a Samsung uma marca assim-assim e daquelas que apregoa mais do que realmente é, no entanto esta TV LCD com LEDs tem realmente uma qualidade de imagem impressionante.
Mas temos de esperar mais uma geração (final do ano?) para ver o que eles melhoram mais ainda pois este é o primeiro modelo e há sempre acertos a fazer. O mesmo se espera da LG, uma marca assim-assim mas sem grandes fanfarras e logo me parece um pouco mais humilde. A LG já tem também a tecnologia LED falta é ver o resultado "ao vivo"...
A SONY tem talvez os melhores LCDs do mercado porque foram estrategicamente inteligentes (das poucas vezes que o são...) ao renunciar a tecnologia plasma a favor do LCD. Digamos que na SONY o avanço técnico com LCD já é muito grande e mais à frente que a muita da concorrência. Mas a TV LED da Samsung, colocou em questão todo esses avanços... Ela é um regalo. Um must visual!

Anónimo disse...

Esta TV vale cada centavo... e só comprarei outra TV, só quando puderter uma desta LED TV!!!

ArmPauloFerreira disse...

Eu que sou mais Sonysta... devo dizer que a LED TV coloca tudo em questão, pois apesar de a Sony ter mais anos de avanço com o desenvolvimento de TVs LCD, a Samsung mostrou-se gigante com esta LED TV.

Anónimo disse...

Isto não é um LCD (e portanto ninguém dos LED passou à frente de nínguem dos LCD). É, digamos, uma matriz de LED. Cada pixel tem três LED, um de cada cor primária. Como cada LED emite directamente a luz, não é necessária a iluminação traseira como nos LCD. É por esta razão que os pretos são mesmo pretos nestes televisores LED enquanto que os LCD têm de bloquear (mal) a luz traseira.

ArmPauloFerreira disse...

Toda ela é um LCD, só que a iluminação é feita nas extremidades por LEDs.
Na verdade, esta LED TV não faz o backlight dinâmico por zonas, como faz crer. Esta Samsumg LED TV é um LCD edge-lit, que modula a intensidade dos LEDs pela imagem toda e não por áreas diferentes.

Se fosse puramente LED o preço dela não seria o que tem actualmente. Talvez quadruplicasse... e isso se eles conseguissem fazer um painel LED tão grande e rentável.

Carlos Martins disse...

@Anónimo

Não funciona dessa forma. O princípio de funcionamento é exactamente o mesmo dos LCDs tradicionais, mas em vez de ter as lâmpadas fluorescentes CFL a servir de backlight, tem LEDs.

Alguns modelos têm efectivamente uma matriz de leds (e a possibilidade de local dimming) mas nunca na proporção "1 led para cada pixel", actuam por zonas.
No entanto, a maior parte dos "LCD LED" no mercado são LED edge-lit, onde os LEDs estão apenas na periferia do painel.

http://en.wikipedia.org/wiki/LED-backlit_LCD_television

Para TVs onde se tenha efectivamente um (ou 3) LEDs por pixel, terás que optar pelos ecrãs OLED. Aí sim, cada pixel é um emissor de luz e dispensa a retroiluminação. :)

ArmPauloFerreira disse...

@ Carlos Martins: Exactamente.
Se fosse OLED é que era exactamente ao pixel... mas ainda nem sequer conseguiram fazer nada comercialmente, se não estou em erro, maior que as 15"...
Pelo que 46" como a Samsung LED TV (é LCD na mesma)... ainda é uma miragem.

Carlos Martins disse...

Sim, começaram a comercialização dos OLED de 15" na Coreia... e dizem que no próximo ano terão de 30".

Mas até que atinjam 40"+ (e mais importante: a preços aceitáveis) ainda vai demorar mais uns anitos.

Anónimo disse...

Pois, parece que me enganei quanto aos LED da Samsung que estão agora à venda... Afinal são mesmo LCD com retro iluminação. (apesar de a Samsung ter mesmo já feito um televisor de 40 polegadas OLED [http://www.oled-info.com/samsung-oled]).

Quanto aos OLED, são LED feitos de semicondutores orgânicos, mas com métodos de fabricação e aplicações diferentes.

carlos disse...

A tv é show de bola, o que nao gosto mt é da Samsung, nao acho a marca das mais confiaveis.Fora q o preço dessa tv nao é dos mais acessiveis, tem q ter coragem pra comprar uma tv de 5.000 reais sem saber se vai durar mais de um ano.

ArmPauloFerreira disse...

Curiosamente esse é um ponto que também nunca ma agradou nas Samsung, LG e mais algumas outras marcas. Boas caracteristicas numa interface estúpida e sem lógica na maior parte das vezes. às vezes até para se reordenar canais... dá vontade de deixar como surgiu a sintonia da primeira vez que a TV descobre os canais. É apenas um exemplo...

Aqui há atrasado fui devolver um leitor de DVD com USB da LG porque aquela merda nem sequer entendia os diferentes formatos de filme (ou eram 4:3 ou puros 16:9). Se surgisse um filme mais wide... ecolhia para ficar um 16:9 fullscreen... depois de imensas tentativas na interface, fui devolver e tive de trazer um Phillips que já sabia bem lidar com isso.

A Samsung LED TV tem uma imagem maravilhosa... mas fico curioso por algo semelhante a bom preço a sair da SONY...