sábado, 29 de agosto de 2009

Musica da Semana: George Harrison, colectanea "Let it Roll"

George Harrison, falecido (em Nov. 2001) membro dos The Beatles, teve a sua obra a solo editada numa nova colectânea em jeito de "best of" muito jeitosa por acaso.
Já a ando a ouvir há umas semanitas e é boa sim senhor.

George Harrison - Let It Roll (2009)

Obviamente, que há aqui parcialidade, uma vez que sou um pouco fã do George Harrison... o Beatle calmo que dava pouco nas vistas.
Tal como na banda Pink Floyd com Richard Wright e noutras bandas, há sempre um membro que dá pouco alarido e chama pouco as atenções mas normalmente são esses que fazem o trabalhinho "duro" do som da banda. Afinal ele só é um dos 100 melhores guitarristas de sempre do mundo...

Digamos que os The Beatles tinham dos 4 membros dois que eram o centro das atenções, o Lennon e o McCartney, restando para Ringo Starr um certo papel funny e o mais acessível. Mas o cérebro de muitas das mais interessantes composições e experiências sonoras provinha de Harrison. Quem esquece o uso da cítara no som dos Beatles na fase "indiana" e o alinhamento mais honesto e simples que dava aos seus temas para a banda.



Pois bem, ele merecidamente tem uma nova colectânea onde se percorre a sua carreira, com especial incidência nalguns temas que criou para os Beatles, tais como "While My Guitar Gently Weeps", "Here Comes The Sun" ou "Something", aqui a surgirem em interessantes versões ao vivo já na sua fase a solo. A prova que quando um tema é excelente pode ser recriado de varias formas que a excelência continua por lá.


Got My Mind Set On You (1987)


Teve, é claro, vários hits, como o "Got My Mind Set On You" ou "Give Me Love (Give Me Peace On Earth)" mas são os temas do álbum "All Things Must Pass" (triplo LP de 1970), que tornam o saudosismo ainda maior.
Como continuam maravilhosas faixas como "What Is Life", "All Things Must Pass", "Isn't It A Pity" e especialmente a incontornável "My Sweet Lord".

My Sweet Lord (1970) - ao vivo
Esta é das mais memorávies criações de Harrison, que descobri há muitos anos nos arrumos de um familiar, o single em vinyl original da altura, que tem no lado B a "Isn't It A Pity". Obviamente que me fiz imediatamente herdeiro do single... e que guardo com orgulho de possuir semelhante preciosidade. Também tenho o CD-single lançado em 2001, que não presta honra ao original e que foi descaracterizado com outro tema, o "Let It Down", canção igualmente acústica e muito boa (que curiosamente não surge no alinhamento desta colectânea -é de admirar até!).

Sem comentários: