quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Google voice recusada na Appstore... origina polémica complicada

A AppStore da Apple que serve aplicações para o iPhone/iPod touch, tem sido um enorme sucesso pelo seu conceito e modelo. Contudo, nem tudo tem sido um mar de rosas pois a forma da Apple gerir, entender, aprovar e restringir as aplicações ainda não está no seu melhor.

No inicio a Apple impedia e não aprovava certas aplicações, pricipalmente as de cariz sexual ou até mesmo as de brincadeiras mais badalhocas ou de fraco gosto (mas não menos engraçadas) como aquelas que reproduzem o som de valentes peidos, etc.

A pressão era muita face a tantas criticas negativas dos impedimentos, e a Apple foi adaptando novas regras para permitir outro tipo de aplicações na AppStore. Uma delas foi a melhoria do controlo-parental que veio no iPhone OS 3.0, para impedir conteúdos aos menores.

Mesmo assim as criticas têm continuado...

A mais recente situação prende-se coma a não aprovação de uma aplicação da Google (se leram o tópico anterior isto até começa a fazer sentido visto por outro ponto de observação -será guerra branca entre Apple e Google).
É mesmo! A Apple não aceitou a aplicação Google Voice por esta aplicação permitir características de funcionamento por voz (que o novo iPhone 3GS tem mas não o conceito do Google voice é outra coisa) e não aceitou a aplicação.

A Google reage:
"Nós trabalhamos duro para levar nossos aplicativos a um grande número de plataformas móveis, incluindo o iPhone. A Apple não aprovou nosso aplicativo Google Voice que enviamos para a App Store há seis semanas. Nós continuaremos a tentar levar nossos serviços para os usuários do iPhone usando as facilidades do navegador Safari


Mas então o que é o Google Voice?

O Google Voice é um serviço que pode vir a ser revolucionário num futuro próximo. Funciona por enquanto apenas nos Estados Unidos, e atribui a cada utilçizador um número de telefone exclusivo ao serviço, para depois ser associado a todos os outros telefones do utilizador, tais como o fixo de casa, o fixo ou o telemóvel do trabalho e ao telemóvel pessoal do utilizador. Assim quando um pessoa liga para o número Google voice (numero virtual), esse receptor do serviço escolhe para onde quer transferir a chamada, quer seja para um ou todos os telefones reais.
É um conceito pouco invulgar e até talvez complicado de perceber por explicação e para isso fica aqui um video já a seguir.




E começa a polémica...

A FCC, a reguladora americana, entra ao baraulho para investigar o que se passa porque os indícios deram a entender que um dos impedimentos vinha da própria AT&T (operadora com exclusivo do iPhone nos EUA).
A AT&T já foi responsável por impedir o funcionamento pela banda 3G de algumas aplicações, o aplicativo de TV SligPlayer (que só deixou funcionar por wi-fi), o NetShare (por permitir o tethering do net por 3G). Temos igualmente aplicações como o Skype que só funcionam por voz via Wi-fi... e no mesmo sentido está este Google Voice por ser uma ameaça ainda maior ás comunicações não só por voz como também aos SMS.

Agora o mais curioso vem da parte da AT&T, com a sua resposta:
"Não é da nossa responsabilidade a gestão e aprovação de aplicações na App Store."

Pois é... com uma resposta destas... só sobra um responsável óbvio para apontar o dedo acusador:
a Apple!

Será que a Apple é realmente a única culpada deste impedimento?
Terá realmente alguma culpa até?
Isto parece-me um impedimento por recomendação e como há negócios entre as várias partes todos querem levar adiante a sua. E não esquecer que isto mete ao barulho operadoras de telecomunicações, aquelas que normalmente não vêem com bons olhos modernices que lhes reduzem ou podem até vir a por fora do negócio.
Notemos que o Skype, apesar de muito popular custa a vingar...

Quando algo corre mal, a culpa (que é de alguém) terá de cair é sobre os outros porque é melhor assim...


Por enquanto o Google Voice vai funcionando noutras plataformas como o Android e noutras operadoras, fazendo com que esta situação da Apple+AT&T e por não ser autorizado para o iPhone, algo muito estranho.



Temos novela!!!

Fonte: Blog do iPhone (imagem da AT&T e algumas informações)

Sem comentários: