quarta-feira, 21 de abril de 2010

R.I.P. Guru (1966-2010),

Faleceu o rapper norte-americano Guru, no passado dia 19 de Abril, vitima de cancro (depois de estar já desde Março em coma e juntamente com outras complicações).


"Keith Edward Elam - seu nome de nascença - foi um dos pioneiros do hip-hop na costa este dos E.U.A., fazendo duo com DJ Premier num dos grupos incontornáveis deste género musical na década de 90: os Gang Starr.


Keith Elam nasceu em Boston, a 17 de Julho de 1966: tinha 43 anos. Conhecido pelas fortes raízes musicais que criou entre Jazz e Blues, o rapper viajou para Nova Iorque no final da década de 80, para pouco mais tarde formar os Gang Starr. Deles, permanece o legado de discos como Daily Operation (1992) ou Moment Of Truth (1998). Mais tarde, ficou conhecido pelo seu projecto a solo de fusão mais profunda entre o jazz e o hip-hop, JazzMatazz (em quatro volumes) - de resto um antigo sonho de Guru." diz na Blitz.

O hip-hop sofre assim uma grande perda. Para sempre será o "rei do monocórdico", que era uma das suas caracteristicas que desde cedo me despertou quando, ainda muito jovem (há uns 15 a 20 anos) descobri a vertiginosa "Soliloquy Of Chaos" pela radio (quando ainda havia programas de autor e de divulgação de novo som).

Esta canção tinha além duma rica base sonora, muito jazzy na sua estrutura, mas que provocava uma sensação de vertigem e sufoco. O DJ Premier servia belas bases para o rap de Guru, cujo flow sempre em urgência parecia não deixar sequer espaço para paragens. Ele nem deixava o fake-refrão abrandar o passo e imediatamente debitava no mic toda a sua mono-mestria de contador de histórias das ruas da East Coast.

Foi com "Soliloquy Of Chaos" que conheci Gang Starr e depois parte da obra a solo de Guru (no seu projecto jazz-hip-hop Jazzmatazz) e obviamente que a homenagem que presto é recordar de novo este poderoso som

Guru, hold again the mic and... here we go ya!

"Soliloquy Of Chaos" Gang Starr (em -1992)

"Whether you die or kill them, it’s another brother dead
But I know you’ll never get that through your head
Cuz we’re mislead and misfed facts, we’re way off
Killing you and killing me, it’s the soliloquy of chaos"
em "Soliloquy Of Chaos"

Sem comentários: