terça-feira, 20 de abril de 2010

Series TV: "Lost" (Perdidos) 6T... fotos promocionais do final! E uma ausência intrigante... love is the answer

Os recentes 3 episódios de "Lost" têm sido magnificos!

Já o eram de grande nível mas desde o episódio onde foi contada a mitologia e o estado imortal de Richard que não tem parado a excelência narrativa. Além de carregarem desarmadamente imensas respostas, têm nos mostrado que a realidade alternativa onde se passam acontecimentos onde o avião nunca teria chegado a cair, chegaram a um ponto onde a minha teoria se confirma acertada.

O que vimos até aqui é uma "realidade alternativa" mas que insisto ser igualmente uma "realidade tangente", pois as mesmas personagens estão finalmente a ganhar de um dos lados a consciência e memórias de uma outra vida na outra realidade. Isto irá chegar ao ponto da convergência existêncial.

E nesse aspecto, as situações que envolvem Desmond, têm sido claras de que ele é a peça-chave desta misteriosa situação. Já a constante que activa a união da consciência entre realidades (a da prime chegar á alternativa) tem se revelado ser: o amor.
Sim, é mesmo: Love is the answer.

Vimos ser essa a razão que despoletou Charlie (que ficou subentendido ao ver uma mulher), depois Desmond (que descobre toda a vida ter amado a Penny), depois a revelação de Daniel (pela Charlotte) que ao mesmo tempo se entende a defess por parte da sua mãe, a Eloise (ela saberá da morte do seu filho na outra realidade e contenta-se com esta realidade com o filho vivo) e até então com Hurley (que foi "activado" pela Libby).

Parece confuso mas este ciclo de "activações" de vivências afigura-se com importantíssima para o deslindar do complexo "caso Lost". E "complexo" é mesmo a palavra para "Lost". Complexo ao nível da trama e complexo como um espaço limitado de onde uma facção não pode sair e outra é forçada a ficar.
E aí vejo a existência de Desmond como a peça mais complexa desta trama. Desmond não é afectado pelo electromagnestismo, e por si só constitui um oponente de peso para o falso-Locke, que é o poderoso monstro de fumo mas sensível ao eletro-magnetismo...

Quase em simultãneo, na realidade-prime, Locke atira Desmond para dentro de um poço que é um dos pontos fortes de força electro-magnética. Na outra realidade alternativa, Desmond propositadamente atropela Locke com intenções fatais. Em ambas a motivação para anular Desmond estará sempre presente.
Desmond é uma personagem que para alcançar a felicidade terá de aceitar um grande sacrificio...



As recentes fotos promocionais ao elenco, do final de Lost

Sairam estas imagens do elenco principal de Lost na 6T.



É curioso notar que Desmond não surge na foto... Sacrifício final?
Outra observação são as cores das camisolas... muitos deles em verde/azul (à direita maioritariamente). O Sayid e Richard de preto...
Depois há os tons de cinza... na Ilana que surge aqui viva e faz pensar sobre os destinos de Linus, Lock e Jack.
Por fim, Hugo de vermelho e sentado na beira (tal como o Sayid no lado oposto).
Tudo isto são opções deveras curiosas...



Adenda: "Love is the answer!"

Ora bem, é uma das razões apresentadas até aqui que une os dois lados. Mas de certa forma fiquei algo decepcionado ver ser usado mais este cliché em "Lost". Já na Dollhouse, viu-se no final que o amor sobrevive aos inprints. Fringe vai pelo mesmo caminho.
No cinema, o "Love is the answer" é usado e abusado também. A trilogia "Matrix", o "5º Elemento" redundou nisto. Actualmente a motivação de James Bond redunda numa vingança silenciosa por... amor. E tantos outros que de repente me escapam... mas são aos montes.
Love is the answer...



Há ainda nesta 6ª temporada um novo mistério, que no episódio dedicado ao Hugo Hurley, voltou a surgir: a criança/rapaz que aparece no meio da floresta que só alguns conseguem ver.
A inicio até associei ao renascimento de Jacob, sob uma nova forma depois da sua morte. Mas ao ver este episódio, começo a imaginar o misterioso rapaz como sendo a representação da própria ilha como uma entidade. Tanto se refere sobre o "é o que a ilha quer" e referências parecidas, que tem faltado esta ilha como uma entidade fisica (além da ilha geografica).

Em breve tudo se saberá pois o fim está próximo.

Imagens: Jezebel

2 comentários:

JPCarvalhinho disse...

Desmond é o novo Jacob.

É o único que consegue "ligar" as várias realidades, é o único que tem "tocado" nos outros para despoletar um evento que os una ou leve de volta à ilha, e finalmente... depois de ter sido bombardeado com o electromagnetismo, assumiu exactamente a mesma postura de "Está tudo bem"... por mais perigosa que seja a sua situação.
Finalmente a mulher do Whitmore disse-lhe no episódio recente. "pára de procurar a Penny... ainda não estás preparado"... preparado para quê?

ArmPauloFerreira disse...

É uma teoria sim senhor mas não alinho muito por ela.
O Desmond é especial sim mas tem de haver algo mais... e ainda espero o surgimento de uma terceira entidade.