sábado, 28 de julho de 2007

Viagem Medieval em terra de Santa Maria da Feira



Quem visitar Santa Maria da Feira durante a Viagem Medieval, entre 3 a 12 de Agosto, poderá recuar no tempo, até à época medieval, revivendo o seu quotidiano, sentindo o dinamismo de mercadores e artesãos, a azáfama do trabalho dos artífices, o desafio dos jogos, das pelejas e dos torneios, o prazer dos momentos de convívio em ceias e grandes festas, onde domina a música, a dança e a magia.

Num tempo e num espaço diferentes, os visitantes poderão reviver o passado de um território que teve como centro de poder administrativo o burgo da Feira e o castelo como centro do poder militar.

Este acontecimento cultural despertou nas anteriores edições o interesse da produtora do Canal Odisseia (de Espanha), que filmou e documentou o evento, para exibir no canal de cabo acerca dum documentário sobre festas históricas de Portugal e Espanha.

O "Diário Digital" informa também que (e passo a citar):
"A edição deste ano da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai procurar tornar-se, entre 03 e 12 de Agosto, na «maior recriação histórica da Europa», disse hoje fonte da organização do evento.

«O envolvimento da comunidade, o conteúdo do programa, a qualidade e o rigor que imprimimos coloca-nos como um dos momentos mais importantes de recriação medieval que existe na Europa», afirmou à agência Lusa José Pina, director do evento.

O certame vai recriar a «Carta da Feira Franca», assinalando os 600 anos decorridos sobre a emissão do documento que em 1407, no reinado de D. João I, concedeu à então Vila da Feira a autorização para realizar feiras francas.

«Fomos os primeiros no país a apostar neste projecto como um produto cultural e queremos, agora, solidificá-lo, tornando-o numa referência internacional«, sublinhou responsável.

Entre 03 e 12 de Agosto, os promotores da viagem medieval esperam cerca de 500 mil visitantes, assistindo a várias recriações históricas, onde se conjugam música, dança, malabarismo, cuspidores de fogo, manipulação de objectos, espectáculos e as mais diversas personagens da época.

O presidente da Câmara, Alfredo Henriques, frisou que a iniciativa »é conhecida por todo o país e assume-se como um referencial do município, pelo que muitas pessoas identificam Santa Maria da Feira como a terra onde se faz a Viagem Medieval«."

Saiba mais sobre este evento no site Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

Sem comentários: